Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143179 |
Resumo: | Com o surgimento da Sociedade do Conhecimento, as práticas de Recursos Humanos passaram por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito às ações de capacitação. Tais mudanças pretendem manter as organizações competitivas no mercado contemporâneo, e despertam o debate sobre novas demandas por qualificação e formação continuada da força de trabalho. Paralelamente, as novas tecnologias desenvolvidas a partir do século XX produziram alternativas para gerir o conhecimento nas organizações, bem como para treinar e desenvolver os empregados. Com isso, nos útimos anos, a Educação a Distância (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes e modernas ferramentas de transmissão do conhecimento e democratização da informação. Considera-se que para que essa modalidade de ensino não seja um problema para a organização e para que sejam alcançados os objetivos esperados, tal metodologia deve ser projetada, implantada e gerenciada adequadamente. Nesse sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: que ações podem ser tomadas afim de aumentar a probabilidade de sucesso da EaD no contexto organizacional? Por meio da investigação na literatura, buscou-se trazer ao conhecimento elementos que possam auxiliar a conhecer e solucionar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas quando da utilização da EaD, permitindo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na implantação e gestão dessa modalidade de ensino no contexto organizacional. Por fim, este trabalho também buscou levantar as principais contribuições dos profissionais da Psicologia neste processo. A partir da revisão bibliográfica, foi possível identificar as principais barreiras e dificuldades da implantação e gestão da EaD, bem como ações para minimizá-las, e algumas das contribuições do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma temática de grande relevância e que deve ser pesquisada em profundidade, devido ao fato de que atualmente a capacitação de pessoas nas organizações assume um papel de diferencial no mercado. |
id |
UFRGS-2_5d316eda914461477d6f7c6f7ddf07ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143179 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendonça, Clarissa Gonçalves PereiraEccel, Cláudia Sirangelo2016-07-02T02:24:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/143179000993177Com o surgimento da Sociedade do Conhecimento, as práticas de Recursos Humanos passaram por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito às ações de capacitação. Tais mudanças pretendem manter as organizações competitivas no mercado contemporâneo, e despertam o debate sobre novas demandas por qualificação e formação continuada da força de trabalho. Paralelamente, as novas tecnologias desenvolvidas a partir do século XX produziram alternativas para gerir o conhecimento nas organizações, bem como para treinar e desenvolver os empregados. Com isso, nos útimos anos, a Educação a Distância (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes e modernas ferramentas de transmissão do conhecimento e democratização da informação. Considera-se que para que essa modalidade de ensino não seja um problema para a organização e para que sejam alcançados os objetivos esperados, tal metodologia deve ser projetada, implantada e gerenciada adequadamente. Nesse sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: que ações podem ser tomadas afim de aumentar a probabilidade de sucesso da EaD no contexto organizacional? Por meio da investigação na literatura, buscou-se trazer ao conhecimento elementos que possam auxiliar a conhecer e solucionar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas quando da utilização da EaD, permitindo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na implantação e gestão dessa modalidade de ensino no contexto organizacional. Por fim, este trabalho também buscou levantar as principais contribuições dos profissionais da Psicologia neste processo. A partir da revisão bibliográfica, foi possível identificar as principais barreiras e dificuldades da implantação e gestão da EaD, bem como ações para minimizá-las, e algumas das contribuições do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma temática de grande relevância e que deve ser pesquisada em profundidade, devido ao fato de que atualmente a capacitação de pessoas nas organizações assume um papel de diferencial no mercado.application/pdfporPsicologia organizacionalEducação a distânciaFatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993177.pdf000993177.pdfTexto completoapplication/pdf731080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/1/000993177.pdf6ae0c76da9cd891c1ba2a753137c9b52MD51TEXT000993177.pdf.txt000993177.pdf.txtExtracted Texttext/plain79138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/2/000993177.pdf.txte4bfc7873d2e7f3197bfc812c10cc911MD52THUMBNAIL000993177.pdf.jpg000993177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/3/000993177.pdf.jpgca736d8fc9131d3cff24a5ad4e74bc9bMD5310183/1431792022-09-18 04:48:28.642876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
title |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
spellingShingle |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira Psicologia organizacional Educação a distância |
title_short |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
title_full |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
title_fullStr |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
title_full_unstemmed |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
title_sort |
Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo |
author |
Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira |
author_facet |
Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eccel, Cláudia Sirangelo |
contributor_str_mv |
Eccel, Cláudia Sirangelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia organizacional Educação a distância |
topic |
Psicologia organizacional Educação a distância |
description |
Com o surgimento da Sociedade do Conhecimento, as práticas de Recursos Humanos passaram por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito às ações de capacitação. Tais mudanças pretendem manter as organizações competitivas no mercado contemporâneo, e despertam o debate sobre novas demandas por qualificação e formação continuada da força de trabalho. Paralelamente, as novas tecnologias desenvolvidas a partir do século XX produziram alternativas para gerir o conhecimento nas organizações, bem como para treinar e desenvolver os empregados. Com isso, nos útimos anos, a Educação a Distância (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes e modernas ferramentas de transmissão do conhecimento e democratização da informação. Considera-se que para que essa modalidade de ensino não seja um problema para a organização e para que sejam alcançados os objetivos esperados, tal metodologia deve ser projetada, implantada e gerenciada adequadamente. Nesse sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: que ações podem ser tomadas afim de aumentar a probabilidade de sucesso da EaD no contexto organizacional? Por meio da investigação na literatura, buscou-se trazer ao conhecimento elementos que possam auxiliar a conhecer e solucionar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas quando da utilização da EaD, permitindo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na implantação e gestão dessa modalidade de ensino no contexto organizacional. Por fim, este trabalho também buscou levantar as principais contribuições dos profissionais da Psicologia neste processo. A partir da revisão bibliográfica, foi possível identificar as principais barreiras e dificuldades da implantação e gestão da EaD, bem como ações para minimizá-las, e algumas das contribuições do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma temática de grande relevância e que deve ser pesquisada em profundidade, devido ao fato de que atualmente a capacitação de pessoas nas organizações assume um papel de diferencial no mercado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-02T02:24:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143179 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993177 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143179 |
identifier_str_mv |
000993177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/1/000993177.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/2/000993177.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/3/000993177.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ae0c76da9cd891c1ba2a753137c9b52 e4bfc7873d2e7f3197bfc812c10cc911 ca736d8fc9131d3cff24a5ad4e74bc9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224512015958016 |