Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179215 |
Resumo: | O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, levantamentos das necessidades educacionais em entrevistas e visitas a escola musical, e análise mercadológica de produtos similares. A partir do processo citado foi realizado o projeto visual de um aplicativo freemium, construtivista social, para dispositivos móveis Android de enfoque lúdico, cuja utilização não necessita de acompanhamento de professor. O produto contém atividades de composição musical, de publicação posterior dessas em mural rankeado online, de avaliação quantitativa de composições de outros usuários nesse mural, e de coordenação rítmica. Foram desenvolvidos modelos funcional e navegacional para realização de avaliação heurística e testes com o usuário, assim como testes iterativos para balanceamento das atividades gamificadas. O feedback recebido nos testes com usuário foi positivo, e reforçou a viabilidade do aplicativo desenvolvido. |
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Pichler, Guilherme CortesSilva, Regio Pierre da2018-06-08T02:28:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/179215001062625O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, levantamentos das necessidades educacionais em entrevistas e visitas a escola musical, e análise mercadológica de produtos similares. A partir do processo citado foi realizado o projeto visual de um aplicativo freemium, construtivista social, para dispositivos móveis Android de enfoque lúdico, cuja utilização não necessita de acompanhamento de professor. O produto contém atividades de composição musical, de publicação posterior dessas em mural rankeado online, de avaliação quantitativa de composições de outros usuários nesse mural, e de coordenação rítmica. Foram desenvolvidos modelos funcional e navegacional para realização de avaliação heurística e testes com o usuário, assim como testes iterativos para balanceamento das atividades gamificadas. O feedback recebido nos testes com usuário foi positivo, e reforçou a viabilidade do aplicativo desenvolvido.application/pdfporDesign gráficoEducação musicalDesign instrucionalAplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2017Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062625.pdf001062625.pdfTexto completoapplication/pdf41137289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179215/1/001062625.pdfd09fa854a33e48fa00d04bb30e33418dMD51TEXT001062625.pdf.txt001062625.pdf.txtExtracted Texttext/plain717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179215/2/001062625.pdf.txt8e0752c0fbb073f9687e39dadaa42b62MD5210183/1792152018-06-13 02:36:27.400582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179215Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-06-13T05:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, levantamentos das necessidades educacionais em entrevistas e visitas a escola musical, e análise mercadológica de produtos similares. A partir do processo citado foi realizado o projeto visual de um aplicativo freemium, construtivista social, para dispositivos móveis Android de enfoque lúdico, cuja utilização não necessita de acompanhamento de professor. O produto contém atividades de composição musical, de publicação posterior dessas em mural rankeado online, de avaliação quantitativa de composições de outros usuários nesse mural, e de coordenação rítmica. Foram desenvolvidos modelos funcional e navegacional para realização de avaliação heurística e testes com o usuário, assim como testes iterativos para balanceamento das atividades gamificadas. O feedback recebido nos testes com usuário foi positivo, e reforçou a viabilidade do aplicativo desenvolvido. |
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