Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179215 |
Resumo: | O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, levantamentos das necessidades educacionais em entrevistas e visitas a escola musical, e análise mercadológica de produtos similares. A partir do processo citado foi realizado o projeto visual de um aplicativo freemium, construtivista social, para dispositivos móveis Android de enfoque lúdico, cuja utilização não necessita de acompanhamento de professor. O produto contém atividades de composição musical, de publicação posterior dessas em mural rankeado online, de avaliação quantitativa de composições de outros usuários nesse mural, e de coordenação rítmica. Foram desenvolvidos modelos funcional e navegacional para realização de avaliação heurística e testes com o usuário, assim como testes iterativos para balanceamento das atividades gamificadas. O feedback recebido nos testes com usuário foi positivo, e reforçou a viabilidade do aplicativo desenvolvido. |
id |
UFRGS-2_5d87c08f41ceaa4cef3b6ccd52471191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179215 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pichler, Guilherme CortesSilva, Regio Pierre da2018-06-08T02:28:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/179215001062625O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, levantamentos das necessidades educacionais em entrevistas e visitas a escola musical, e análise mercadológica de produtos similares. A partir do processo citado foi realizado o projeto visual de um aplicativo freemium, construtivista social, para dispositivos móveis Android de enfoque lúdico, cuja utilização não necessita de acompanhamento de professor. O produto contém atividades de composição musical, de publicação posterior dessas em mural rankeado online, de avaliação quantitativa de composições de outros usuários nesse mural, e de coordenação rítmica. Foram desenvolvidos modelos funcional e navegacional para realização de avaliação heurística e testes com o usuário, assim como testes iterativos para balanceamento das atividades gamificadas. O feedback recebido nos testes com usuário foi positivo, e reforçou a viabilidade do aplicativo desenvolvido.application/pdfporDesign gráficoEducação musicalDesign instrucionalAplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2017Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062625.pdf001062625.pdfTexto completoapplication/pdf41137289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179215/1/001062625.pdfd09fa854a33e48fa00d04bb30e33418dMD51TEXT001062625.pdf.txt001062625.pdf.txtExtracted Texttext/plain717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179215/2/001062625.pdf.txt8e0752c0fbb073f9687e39dadaa42b62MD5210183/1792152018-06-13 02:36:27.400582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-13T05:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
title |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
spellingShingle |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar Pichler, Guilherme Cortes Design gráfico Educação musical Design instrucional |
title_short |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
title_full |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
title_fullStr |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
title_full_unstemmed |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
title_sort |
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar |
author |
Pichler, Guilherme Cortes |
author_facet |
Pichler, Guilherme Cortes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pichler, Guilherme Cortes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
contributor_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Educação musical Design instrucional |
topic |
Design gráfico Educação musical Design instrucional |
description |
O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, levantamentos das necessidades educacionais em entrevistas e visitas a escola musical, e análise mercadológica de produtos similares. A partir do processo citado foi realizado o projeto visual de um aplicativo freemium, construtivista social, para dispositivos móveis Android de enfoque lúdico, cuja utilização não necessita de acompanhamento de professor. O produto contém atividades de composição musical, de publicação posterior dessas em mural rankeado online, de avaliação quantitativa de composições de outros usuários nesse mural, e de coordenação rítmica. Foram desenvolvidos modelos funcional e navegacional para realização de avaliação heurística e testes com o usuário, assim como testes iterativos para balanceamento das atividades gamificadas. O feedback recebido nos testes com usuário foi positivo, e reforçou a viabilidade do aplicativo desenvolvido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-08T02:28:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179215 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062625 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179215 |
identifier_str_mv |
001062625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179215/1/001062625.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179215/2/001062625.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d09fa854a33e48fa00d04bb30e33418d 8e0752c0fbb073f9687e39dadaa42b62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447218915639296 |