Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194857 |
Resumo: | Jogos possuem a capacidade de manter os usuários imersos em uma estrutura complexa que oferece situações e predispõe condições específicas, proporcionando diferentes experiências. O domínio alcançado pela indústria de jogos acerca do design voltado à experiência permitiu o reconhecimento dos jogos como uma ferramenta capaz de promover benefícios comportamentais e cognitivos, proporcionando novas abordagens instrucionais combinadas ao conceito de jogabilidade. Em contextos específicos, o jogador pode ser incentivado a uma experiência de fluxo, onde alta motivação, concentração e desempenho estão presentes. O presente estudo teve como objetivo identificar se alunos alcançam o estado de fluxo durante um contexto de ensino presencial gamificado. Para isso, foram ministradas três atividades relacionadas com ensino do desenho, em um experimento piloto. Percebeu-se que a grande maioria dos alunos alcançou a experiência pretendida, corroborando com a premissa de que ambientes instrucionais gamificados oferecem as qualidades necessárias para isso. |
id |
UFRGS-2_cee31c09deb4daf2d98e29a27b81e1df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194857 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Vinícius Nunes Rocha eBruscato, Léia MiottoPizzato, Gabriela Zubaran de AzevedoJacques, Jocelise Jacques de2019-06-01T02:39:17Z20182179-7374http://hdl.handle.net/10183/194857001091437Jogos possuem a capacidade de manter os usuários imersos em uma estrutura complexa que oferece situações e predispõe condições específicas, proporcionando diferentes experiências. O domínio alcançado pela indústria de jogos acerca do design voltado à experiência permitiu o reconhecimento dos jogos como uma ferramenta capaz de promover benefícios comportamentais e cognitivos, proporcionando novas abordagens instrucionais combinadas ao conceito de jogabilidade. Em contextos específicos, o jogador pode ser incentivado a uma experiência de fluxo, onde alta motivação, concentração e desempenho estão presentes. O presente estudo teve como objetivo identificar se alunos alcançam o estado de fluxo durante um contexto de ensino presencial gamificado. Para isso, foram ministradas três atividades relacionadas com ensino do desenho, em um experimento piloto. Percebeu-se que a grande maioria dos alunos alcançou a experiência pretendida, corroborando com a premissa de que ambientes instrucionais gamificados oferecem as qualidades necessárias para isso.Games can keep users immersed in a complex structure that offers situations and predisposes specific conditions, providing different experiences. The game industry's domain on experience-driven design field has allowed the recognition of games as a tool capable of promoting behavioral and cognitive benefits, providing new instructional approaches combined with the concept of gameplay. In specific contexts, the player may have a flow experience, where high motivation, concentration and performance are present. The present study aimed to identify if students reach the flow state during a context of classroom teaching. For this, three activities related to drawing education were taught in a pilot experiment. It was noticed that the great majority of the students reached the desired experience, corroborating with the premise that educational environments combined with gamification principles offer the necessary qualities for this.application/pdfporEducação gráfica. v.22, n.3 (dez. 2018), p. 91-110JogosDesign instrucionalTecnologia digitalFlow experienceGamificationDesign for learningDesign for experienceExperiência de fluxo em ambiente de ensino gamificadoFlow experience in game-based learning environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091437.pdf.txt001091437.pdf.txtExtracted Texttext/plain65110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194857/2/001091437.pdf.txt73847b03b0bf91207ab1d959dc1a9abcMD52ORIGINAL001091437.pdfTexto completoapplication/pdf1327207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194857/1/001091437.pdf25a4bf31fa10130934624887f73d69ffMD5110183/1948572023-06-03 03:36:32.175211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194857Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Flow experience in game-based learning environment |
title |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
spellingShingle |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado Souza, Vinícius Nunes Rocha e Jogos Design instrucional Tecnologia digital Flow experience Gamification Design for learning Design for experience |
title_short |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
title_full |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
title_fullStr |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
title_full_unstemmed |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
title_sort |
Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado |
author |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e |
author_facet |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e Bruscato, Léia Miotto Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo Jacques, Jocelise Jacques de |
author_role |
author |
author2 |
Bruscato, Léia Miotto Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo Jacques, Jocelise Jacques de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e Bruscato, Léia Miotto Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo Jacques, Jocelise Jacques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Design instrucional Tecnologia digital |
topic |
Jogos Design instrucional Tecnologia digital Flow experience Gamification Design for learning Design for experience |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Flow experience Gamification Design for learning Design for experience |
description |
Jogos possuem a capacidade de manter os usuários imersos em uma estrutura complexa que oferece situações e predispõe condições específicas, proporcionando diferentes experiências. O domínio alcançado pela indústria de jogos acerca do design voltado à experiência permitiu o reconhecimento dos jogos como uma ferramenta capaz de promover benefícios comportamentais e cognitivos, proporcionando novas abordagens instrucionais combinadas ao conceito de jogabilidade. Em contextos específicos, o jogador pode ser incentivado a uma experiência de fluxo, onde alta motivação, concentração e desempenho estão presentes. O presente estudo teve como objetivo identificar se alunos alcançam o estado de fluxo durante um contexto de ensino presencial gamificado. Para isso, foram ministradas três atividades relacionadas com ensino do desenho, em um experimento piloto. Percebeu-se que a grande maioria dos alunos alcançou a experiência pretendida, corroborando com a premissa de que ambientes instrucionais gamificados oferecem as qualidades necessárias para isso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-01T02:39:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194857 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-7374 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091437 |
identifier_str_mv |
2179-7374 001091437 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. v.22, n.3 (dez. 2018), p. 91-110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194857/2/001091437.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194857/1/001091437.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73847b03b0bf91207ab1d959dc1a9abc 25a4bf31fa10130934624887f73d69ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447686667567104 |