O uso do material manipulativo algebra tiles na resolução de equações de 2º grau com uma incógnita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kayser, Bárbara Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259373
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades do uso do material manipulável Algebra Tiles para a compreensão e o desenvolvimento de resoluções de equações de segundo grau por alunos do nono ano do ensino fundamental. Para tanto, foram desenvolvidas quatro atividades, fundamentadas pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval, que também fundamentou a análise dos dados. Buscou-se perceber se, em suas resoluções, os alunos apresentaram as três atividades cognitivas relacionadas à semiose: a formação de um registro, a conversão entre registros e o tratamento. Como principal resultado da pesquisa, consideramos que o uso dos Algebra Tiles propiciou uma nova representação semiótica para as equações de segundo grau e auxiliou os alunos a compreenderem e desenvolverem estratégias de resolução das mesmas. Eles puderam transitar entre os diferentes registros de representações semióticas, estabelecendo relações entre eles e realizando os tratamentos em cada uma dessas representações. De maneira geral, eles apresentaram o registro e o desenvolvimento das atividades cognitivas relacionadas à semiose que, de acordo com Duval (2003), são essenciais para a aprendizagem dos conceitos matemáticos.
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