Matemática escolar : uma questão de gênero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barzan, Tainá Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199171
Resumo: As relações de gênero em nossa sociedade ainda são muito desiguais. As representações (re)produzidas pela mídia, por amigos e familiares, em nossas casas, nas ruas e nas escolas fabricam verdades sobre homens, mulheres e matemática. O presente trabalho discute sobre essas verdades e propõem uma reflexão sobre o que é ser menina/mulher, menino/homem dentro da sala de aula de matemática. Visando responder a pergunta “quais representações de gênero, em relação à Matemática, alunos do Ensino Fundamental carregam consigo?”, foram realizadas duas oficinas com a metodologia de resolução de problemas, uma roda de conversa sobre as atividades rotineiras em que se utiliza matemática e a aplicação de um questionário com perguntas abertas para identificar como os(as) alunos(as) se relacionam com a matemática. A amostra é composta de 22 alunos, sendo 11 meninas e 11 meninos, do 6º ano de uma escola regular de Ensino Fundamental de Porto Alegre. A partir dos dados coletados foi possível verificar que, na amostra pesquisada, as representações de gênero são reproduzidas por esses(as) alunos(as) na sala de aula de matemática, influenciando nas modos como meninos e meninas se relacionam com a matemática construindo uma matemática do feminino e, outra matemática, do masculino.
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