Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlia Gabriele
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239703
Resumo: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar, compreender e explorar quais e como estão sendo divulgadas pesquisas acadêmicas que envolvam o estudo de gênero na área de pesquisa em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, visto que pretendeu analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos, Qualis Capes A1 nas áreas de Ensino e de Educação, tendo sido encontradas 11 revistas brasileiras com estes critérios. Considerando o período entre 2018 e 2022 e utilizando descritor a expressão gênero, foram encontrados 10 artigos, os quais foram analisados. Nossos resultados apontam que esta temática ainda é quantitativamente ínfima nestes periódicos bem qualificados pela Capes, mas que aos poucos vem ocupado espaço nessas revistas, mesmo que minimamente. Destacamos também que o foco ainda tem sido as mulheres, não trazendo ainda outras temáticas que envolvam gêneros.
id UNSP_26fe2798f209264b0f09f7c86da1c96a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239703
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação MatemáticaGender and Mathematics, what does it have to do?: a mapping on the studies of gender in Mathematics EducationMapeamentoEstudo de GêneroEducação matemáticaRelação de gênero e matemáticaGender relationMathematics educationGender relation and mathematicsEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar, compreender e explorar quais e como estão sendo divulgadas pesquisas acadêmicas que envolvam o estudo de gênero na área de pesquisa em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, visto que pretendeu analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos, Qualis Capes A1 nas áreas de Ensino e de Educação, tendo sido encontradas 11 revistas brasileiras com estes critérios. Considerando o período entre 2018 e 2022 e utilizando descritor a expressão gênero, foram encontrados 10 artigos, os quais foram analisados. Nossos resultados apontam que esta temática ainda é quantitativamente ínfima nestes periódicos bem qualificados pela Capes, mas que aos poucos vem ocupado espaço nessas revistas, mesmo que minimamente. Destacamos também que o foco ainda tem sido as mulheres, não trazendo ainda outras temáticas que envolvam gêneros.This Course Completion Work research aimed to investigate, understand and explore which and how academic research involving the study of gender in the area of research in Mathematics Education is being disseminated. This is a qualitative and bibliographical research, since it intended to analyze research already published by other academics, noting to evaluate the contributions to teacher training and future research with this same theme. A bibliographical survey was carried out in scientific journals, Qualis Capes A1 in the areas of Teaching and Education, having searched 11 Brazilian journals with these criteria. Considering the period between 2018 and 2022 and using the description of the expression's genre, 10 articles were found, which were analyzed. Our results indicate that this theme is still quantitatively insignificant in these periodicals well protected by Capes, but that little by little it has been occupying space in these magazines, even if minimally. We also highlight that the focus has still been on women, not yet bringing up other themes involving gender.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Maria Ednéia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Júlia Gabriele2023-02-24T13:37:45Z2023-02-24T13:37:45Z2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:07:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:27.465596Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
Gender and Mathematics, what does it have to do?: a mapping on the studies of gender in Mathematics Education
title Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
spellingShingle Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
Silva, Júlia Gabriele
Mapeamento
Estudo de Gênero
Educação matemática
Relação de gênero e matemática
Gender relation
Mathematics education
Gender relation and mathematics
title_short Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
title_full Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
title_fullStr Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
title_full_unstemmed Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
title_sort Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática
author Silva, Júlia Gabriele
author_facet Silva, Júlia Gabriele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Ednéia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Júlia Gabriele
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento
Estudo de Gênero
Educação matemática
Relação de gênero e matemática
Gender relation
Mathematics education
Gender relation and mathematics
topic Mapeamento
Estudo de Gênero
Educação matemática
Relação de gênero e matemática
Gender relation
Mathematics education
Gender relation and mathematics
description Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar, compreender e explorar quais e como estão sendo divulgadas pesquisas acadêmicas que envolvam o estudo de gênero na área de pesquisa em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, visto que pretendeu analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos, Qualis Capes A1 nas áreas de Ensino e de Educação, tendo sido encontradas 11 revistas brasileiras com estes critérios. Considerando o período entre 2018 e 2022 e utilizando descritor a expressão gênero, foram encontrados 10 artigos, os quais foram analisados. Nossos resultados apontam que esta temática ainda é quantitativamente ínfima nestes periódicos bem qualificados pela Capes, mas que aos poucos vem ocupado espaço nessas revistas, mesmo que minimamente. Destacamos também que o foco ainda tem sido as mulheres, não trazendo ainda outras temáticas que envolvam gêneros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24T13:37:45Z
2023-02-24T13:37:45Z
2023-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239703
url http://hdl.handle.net/11449/239703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128403025428480