O marketing verde e suas influências no consumo dos estudantes universitários de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Aline Cátia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129855
Resumo: A preocupação da sociedade com a degradação ambiental vem aumentando nos últimos anos, e refletiu no aumento da exigência dos consumidores para que as empresas adotassem medidas que reduzissem seus impactos ambientais; estas por sua vez investiram em práticas de responsabilidade ambiental e no marketing verde. O objetivo deste trabalho é analisar a influências do marketing verde na decisão de compra dos consumidores. Para isso foi verificada, através de um questionário, a relação de uma amostra de estudantes universitários com o meio-ambiente, seus hábitos de consumo, e a percepção dos consumidores às estratégias de marketing dentro dos 4Ps (produto, preço, praça, promoção) adaptados ao marketing verde. O instrumento de coleta foi aplicado a 400 jovens universitários em Porto Alegre, caracterizando-se por uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa. A fim de alcançar o objetivo proposto, os dados coletados foram analisados para verificar a percepção dos consumidores em relação às estratégias comuns ao marketing verde, estabelecendo-se uma relação com os hábitos da amostra. Os resultados demonstraram que, embora em muitos casos haja um discurso positivo em relação às características ambientais dos produtos, o que foi demonstrado nas preferências dos entrevistados, não há uma coerência com as atitudes de compra dos mesmos. Tal fato demonstra que as estratégias de marketing verde necessitam de um reforço e de uma ampliação a fim de aumentar as informações sobre os produtos verdes, e desta maneira atinja os objetivos de despertar os consumidores para seus benefícios e exercer uma maior influência em suas decisões de compra.
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