Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuñez, Caio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135426
Resumo: A presente pesquisa investiga a influência da campanha institucional Superação no processo de construção da imagem pública da Petrobras, tendo em vista o contexto de escândalo político-midiático. Através da pesquisa bibliográfica, apresentou-se os eixos teóricos fundamentais do trabalho: escândalo político, imagem pública e propaganda institucional (com enfoque na publicidade audiovisual), bem como um resgate histórico da trajetória da empresa. A partir desta revisão, foi possível, utilizando a metodologia da Análise Crítica do Discurso, construir uma análise que explorasse as dimensões textuais, discursivas e sociais da campanha. Os resultados encontrados apontam que, apesar de articular com razoável competência os aspectos constitutivos da imagem da Petrobras, a campanha Superação comete alguns equívocos que, dado o contexto específico de escândalo – causado pelo inquérito da Operação Lava-Jato - transformam-na em um projeto que atua negativamente para a imagem pública da companhia.
id UFRGS-2_c266af230078a52fd07f59ebd5ed9ae3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135426
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nuñez, CaioWeber, Maria Helena2016-04-09T02:28:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/135426000987839A presente pesquisa investiga a influência da campanha institucional Superação no processo de construção da imagem pública da Petrobras, tendo em vista o contexto de escândalo político-midiático. Através da pesquisa bibliográfica, apresentou-se os eixos teóricos fundamentais do trabalho: escândalo político, imagem pública e propaganda institucional (com enfoque na publicidade audiovisual), bem como um resgate histórico da trajetória da empresa. A partir desta revisão, foi possível, utilizando a metodologia da Análise Crítica do Discurso, construir uma análise que explorasse as dimensões textuais, discursivas e sociais da campanha. Os resultados encontrados apontam que, apesar de articular com razoável competência os aspectos constitutivos da imagem da Petrobras, a campanha Superação comete alguns equívocos que, dado o contexto específico de escândalo – causado pelo inquérito da Operação Lava-Jato - transformam-na em um projeto que atua negativamente para a imagem pública da companhia.The research investigates the influence of the institutional campaign Superação in the processs of public image formation of Petrobras, given the political scandal context. Through bibliographical research, the work presents the main theoretical concepts: political scandal, public image and institutional advertising (with emphasis in audiovisual advertising language), as well as an historical background of the company. From that framework, using the critical discourse analysis methodology, it was possible to structure an analysis that explored the three dimensions (textual, discursive and social) of the campaign. The results obtained pointed that, despite the fact of being able to articulate the central aspects of Petrobras’ image, Superação commits errors that, given the specific context of scandal – caused by the inquiry of Lava-Jato Operation – turned it into a project that acts negatively on the public image of the company.application/pdfporPropaganda institucionalImagem públicaPETROBRASPetrobrasPublic imagePolitical scandalInstitutional advertisingPropaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987839.pdf000987839.pdfTexto completoapplication/pdf5229852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135426/1/000987839.pdf39478b41d61e94349a0e0e5317c7684fMD51TEXT000987839.pdf.txt000987839.pdf.txtExtracted Texttext/plain168679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135426/2/000987839.pdf.txt3caf70c5b736c4c73cea4ea95ccf3089MD52THUMBNAIL000987839.pdf.jpg000987839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135426/3/000987839.pdf.jpg6ee815cb62e8ec22148c52d49e00add8MD5310183/1354262018-10-11 08:37:29.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
title Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
spellingShingle Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
Nuñez, Caio
Propaganda institucional
Imagem pública
PETROBRAS
Petrobras
Public image
Political scandal
Institutional advertising
title_short Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
title_full Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
title_fullStr Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
title_full_unstemmed Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
title_sort Propaganda, imagem pública e crise: a campanha superação da Petrobras
author Nuñez, Caio
author_facet Nuñez, Caio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nuñez, Caio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Maria Helena
contributor_str_mv Weber, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda institucional
Imagem pública
PETROBRAS
topic Propaganda institucional
Imagem pública
PETROBRAS
Petrobras
Public image
Political scandal
Institutional advertising
dc.subject.eng.fl_str_mv Petrobras
Public image
Political scandal
Institutional advertising
description A presente pesquisa investiga a influência da campanha institucional Superação no processo de construção da imagem pública da Petrobras, tendo em vista o contexto de escândalo político-midiático. Através da pesquisa bibliográfica, apresentou-se os eixos teóricos fundamentais do trabalho: escândalo político, imagem pública e propaganda institucional (com enfoque na publicidade audiovisual), bem como um resgate histórico da trajetória da empresa. A partir desta revisão, foi possível, utilizando a metodologia da Análise Crítica do Discurso, construir uma análise que explorasse as dimensões textuais, discursivas e sociais da campanha. Os resultados encontrados apontam que, apesar de articular com razoável competência os aspectos constitutivos da imagem da Petrobras, a campanha Superação comete alguns equívocos que, dado o contexto específico de escândalo – causado pelo inquérito da Operação Lava-Jato - transformam-na em um projeto que atua negativamente para a imagem pública da companhia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-09T02:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135426
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987839
url http://hdl.handle.net/10183/135426
identifier_str_mv 000987839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135426/1/000987839.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135426/2/000987839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135426/3/000987839.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39478b41d61e94349a0e0e5317c7684f
3caf70c5b736c4c73cea4ea95ccf3089
6ee815cb62e8ec22148c52d49e00add8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447167653904384