Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmoro, Marlon
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nique, Walter Meucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149157
Resumo: Com base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo.
id UFRGS-2_5e8bab95c6a2e68b0702f22e7d3a1391
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalmoro, MarlonNique, Walter Meucci2016-10-20T02:23:51Z20141809-239Xhttp://hdl.handle.net/10183/149157001004665Com base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo.With a diachronic perspective between global and local, this paper aims to develop a theoretical articulation between promulgators agents of the consumer global culture, consumers and local agents of resistance. With focus on traditionalism as a local force of resistance and the globalization as a promulgator force of the consumer global culture, we analyzed the participation of these two discursive forces in the consumer culture formation. Results provide a dialectic perspective about the comprehension of the consumer culture and highlight relevant reflexive points about the relation global/local. We comprehend the market as a playing field of global forces and traditionalists resistance movements, which diachronically provide distinct cultural elements for the consumer culture formation. Specifically, we understand that the interaction between local and global results in different positions, depending on the articulation capacity of each agent involved. The theoretical discussion of this assay aims to contribute in the understanding of traditionalism as a form of resistance against the global consumer culture.application/pdfporRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, SP. Vol. 10, n. 4 (set./dez. 2014), p. 420-442ConsumoCulturaTradicionalismoGlobalizaçãoGlobal consumer cultureLocal resistanceTraditionalismCultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitosGlobal consumer culture and local traditionalism : a theoretical reflection from the diachrony of conceptinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004665.pdf001004665.pdfTexto completoapplication/pdf1025489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/1/001004665.pdfdfd248bdaef01acadfd8d05d3314dacfMD51TEXT001004665.pdf.txt001004665.pdf.txtExtracted Texttext/plain56076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/2/001004665.pdf.txt33c48473c2740b3b8ea7592c41b5459eMD52THUMBNAIL001004665.pdf.jpg001004665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/3/001004665.pdf.jpg69456b42df514a894d0d4fc20bbe0c2eMD5310183/1491572018-10-29 09:15:55.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:15:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Global consumer culture and local traditionalism : a theoretical reflection from the diachrony of concept
title Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
spellingShingle Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
Dalmoro, Marlon
Consumo
Cultura
Tradicionalismo
Globalização
Global consumer culture
Local resistance
Traditionalism
title_short Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
title_full Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
title_fullStr Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
title_full_unstemmed Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
title_sort Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
author Dalmoro, Marlon
author_facet Dalmoro, Marlon
Nique, Walter Meucci
author_role author
author2 Nique, Walter Meucci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmoro, Marlon
Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Cultura
Tradicionalismo
Globalização
topic Consumo
Cultura
Tradicionalismo
Globalização
Global consumer culture
Local resistance
Traditionalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Global consumer culture
Local resistance
Traditionalism
description Com base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-20T02:23:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149157
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-239X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004665
identifier_str_mv 1809-239X
001004665
url http://hdl.handle.net/10183/149157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, SP. Vol. 10, n. 4 (set./dez. 2014), p. 420-442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/1/001004665.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/2/001004665.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/3/001004665.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dfd248bdaef01acadfd8d05d3314dacf
33c48473c2740b3b8ea7592c41b5459e
69456b42df514a894d0d4fc20bbe0c2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909557334016