Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149157 |
Resumo: | Com base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo. |
id |
UFRGS-2_5e8bab95c6a2e68b0702f22e7d3a1391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149157 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalmoro, MarlonNique, Walter Meucci2016-10-20T02:23:51Z20141809-239Xhttp://hdl.handle.net/10183/149157001004665Com base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo.With a diachronic perspective between global and local, this paper aims to develop a theoretical articulation between promulgators agents of the consumer global culture, consumers and local agents of resistance. With focus on traditionalism as a local force of resistance and the globalization as a promulgator force of the consumer global culture, we analyzed the participation of these two discursive forces in the consumer culture formation. Results provide a dialectic perspective about the comprehension of the consumer culture and highlight relevant reflexive points about the relation global/local. We comprehend the market as a playing field of global forces and traditionalists resistance movements, which diachronically provide distinct cultural elements for the consumer culture formation. Specifically, we understand that the interaction between local and global results in different positions, depending on the articulation capacity of each agent involved. The theoretical discussion of this assay aims to contribute in the understanding of traditionalism as a form of resistance against the global consumer culture.application/pdfporRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, SP. Vol. 10, n. 4 (set./dez. 2014), p. 420-442ConsumoCulturaTradicionalismoGlobalizaçãoGlobal consumer cultureLocal resistanceTraditionalismCultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitosGlobal consumer culture and local traditionalism : a theoretical reflection from the diachrony of conceptinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004665.pdf001004665.pdfTexto completoapplication/pdf1025489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/1/001004665.pdfdfd248bdaef01acadfd8d05d3314dacfMD51TEXT001004665.pdf.txt001004665.pdf.txtExtracted Texttext/plain56076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/2/001004665.pdf.txt33c48473c2740b3b8ea7592c41b5459eMD52THUMBNAIL001004665.pdf.jpg001004665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/3/001004665.pdf.jpg69456b42df514a894d0d4fc20bbe0c2eMD5310183/1491572018-10-29 09:15:55.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:15:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Global consumer culture and local traditionalism : a theoretical reflection from the diachrony of concept |
title |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
spellingShingle |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos Dalmoro, Marlon Consumo Cultura Tradicionalismo Globalização Global consumer culture Local resistance Traditionalism |
title_short |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
title_full |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
title_fullStr |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
title_full_unstemmed |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
title_sort |
Cultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitos |
author |
Dalmoro, Marlon |
author_facet |
Dalmoro, Marlon Nique, Walter Meucci |
author_role |
author |
author2 |
Nique, Walter Meucci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmoro, Marlon Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Cultura Tradicionalismo Globalização |
topic |
Consumo Cultura Tradicionalismo Globalização Global consumer culture Local resistance Traditionalism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Global consumer culture Local resistance Traditionalism |
description |
Com base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-20T02:23:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149157 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-239X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004665 |
identifier_str_mv |
1809-239X 001004665 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, SP. Vol. 10, n. 4 (set./dez. 2014), p. 420-442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/1/001004665.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/2/001004665.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149157/3/001004665.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfd248bdaef01acadfd8d05d3314dacf 33c48473c2740b3b8ea7592c41b5459e 69456b42df514a894d0d4fc20bbe0c2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224909557334016 |