A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172715 |
Resumo: | A evolução tecnológica da Internet e suas ferramentas vêm se propagando em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, passando pelos tradicionais computadores pessoais, smartphones e smart TVs, contribuindo significativamente para o aumento e transformação do acesso ao conhecimento, a inclusão social por meio da alfabetização tecnológica e a interatividade instantânea. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso sobre a Biblioteca da Escola de Enfermagem (BIBENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com uma proposta exploratória da realidade quanto à abordagem, a pesquisa possui um caráter quali-quantitativo.Utiliza dados disponibilizados pelo instrumento webmétrico do próprio Facebook para levantar evidências sobre o comportamento informacional dos usuários junto à fanpage da unidade de informação.Conclui que a inclusão das mídias sociais nos estudos de usuários potencializa o conhecimento dos usuários das bibliotecas, traçando seus perfis de forma mais detalhada, identificando necessidades informacionais e compreendendo o comportamento perante a informação divulgada pelas unidades de informação. Estudos de usuários virtuais são importantes ferramentas de gestão para as bibliotecas, pois permitem distinguir com antecipação as demandas informacionais e tecnológicas dos seus usuários, ao mesmo tempo em que permitem direcionar os produtos e serviços oferecidos às necessidades do público, garantindo, dessa maneira, maior eficácia e fidelização. |
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Silva, Leila MorasAlvarez, Gonzalo RubénSilva Filho, Rubens da Costa2018-02-21T02:30:45Z20170100-0691http://hdl.handle.net/10183/172715001059951A evolução tecnológica da Internet e suas ferramentas vêm se propagando em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, passando pelos tradicionais computadores pessoais, smartphones e smart TVs, contribuindo significativamente para o aumento e transformação do acesso ao conhecimento, a inclusão social por meio da alfabetização tecnológica e a interatividade instantânea. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso sobre a Biblioteca da Escola de Enfermagem (BIBENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com uma proposta exploratória da realidade quanto à abordagem, a pesquisa possui um caráter quali-quantitativo.Utiliza dados disponibilizados pelo instrumento webmétrico do próprio Facebook para levantar evidências sobre o comportamento informacional dos usuários junto à fanpage da unidade de informação.Conclui que a inclusão das mídias sociais nos estudos de usuários potencializa o conhecimento dos usuários das bibliotecas, traçando seus perfis de forma mais detalhada, identificando necessidades informacionais e compreendendo o comportamento perante a informação divulgada pelas unidades de informação. Estudos de usuários virtuais são importantes ferramentas de gestão para as bibliotecas, pois permitem distinguir com antecipação as demandas informacionais e tecnológicas dos seus usuários, ao mesmo tempo em que permitem direcionar os produtos e serviços oferecidos às necessidades do público, garantindo, dessa maneira, maior eficácia e fidelização.The technological evolution of the Internet and its tools have been propagated in different types of electronic devices, passing through the traditional personal computers, smartphones and smart TVs, contributing significantly to the increase and transformation of access to knowledge, social inclusion through literacy technology and instant interactivity. The research developed is a case study on the Library of the Nursing School (BIBENF) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). With an exploratory proposal of the reality regarding the approach, the research has a qualitative-quantitative character The data provided by the webmetric instrument of Facebook itself was used to gather evidence about the informational behavior of the users next to the fanpage of the information unit. It is concluded that the influence of social media in user studies adds possibilities for better understanding of users of libraries, tracing their profiles in a more detailed way, identifying informational needs and understanding the behavior towards the information disseminated by the information units. Studies of virtual users are important management tools for libraries, since they allow them to know in advance the informational and technological demands of their users, at the same time as they allow to direct the products and services offered to the needs of the public, thus guaranteeing greater effectiveness and loyalty.application/pdfporRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. Vol. 13, nesp (2017), p. 1090-1105Estudo de usuárioRedes sociaisBiblioteca especializadaUser studiesHealth specialized librariesSocial mediasFacebookA relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúdeThe relevance of social media for user studies in health specialized libraries info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059951.pdf001059951.pdfTexto completoapplication/pdf1103170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172715/1/001059951.pdfa7a6fb25a130580d15c6075f51e6acdeMD51TEXT001059951.pdf.txt001059951.pdf.txtExtracted Texttext/plain28719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172715/2/001059951.pdf.txtc7902d266399cda40f4b6c194ee7d3a1MD52THUMBNAIL001059951.pdf.jpg001059951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172715/3/001059951.pdf.jpg232d64a4abc38106b72e5b12d1c660b9MD5310183/1727152018-10-29 07:59:28.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:59:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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