Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gilmara Rita Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200699
Resumo: O presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor.
id UFRGS-2_5ec286bf23e669d9a9976fb1720e78b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200699
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Gilmara Rita OliveiraSgobbi, Fabiana Santiago2019-10-12T03:55:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/200699001103255O presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor.This present work proposes to answer the questioning about the possible difficulties in the insertion of the use of information and communication technologies in the school environment, emphasizing the use of the mobile telephone device, popularly called "cell phone", in the classroom by the teacher. This research seeks to make the teacher aware of the importance of this tool in his daily life, reflecting on how he can use cell phone in his favor. Adding this innovation in his pedagogical practices, exploring it with his student in a conscious way, with responsability, using the familiarization the student has with this digital technology in their daily educational activities.The research was carried out by an online questionnaire with teachers from the public network of the rural area of the municipality of Viamão. For this, it was decided to carry out a documentary and quantitative study, which consist in a collection of information about the insertion of the use of information and communication technologies in the classroom, emphasizing the use of the cell phone in the classroom by the teacher.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorEstudanteInformation and Communication TechnologyCell PhoneDifficultiesTeacherStudentEntrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103255.pdf.txt001103255.pdf.txtExtracted Texttext/plain97096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/2/001103255.pdf.txt79bbf850a2e24800f4ef04d4563ab077MD52ORIGINAL001103255.pdfTexto completoapplication/pdf15288562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/1/001103255.pdf9643ae6b917da10a4b667bfea3485b24MD5110183/2006992019-10-13 03:51:05.373903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:51:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
title Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
spellingShingle Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
Castro, Gilmara Rita Oliveira
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Estudante
Information and Communication Technology
Cell Phone
Difficulties
TeacherStudent
title_short Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
title_full Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
title_fullStr Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
title_full_unstemmed Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
title_sort Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
author Castro, Gilmara Rita Oliveira
author_facet Castro, Gilmara Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Gilmara Rita Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
contributor_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Estudante
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Estudante
Information and Communication Technology
Cell Phone
Difficulties
TeacherStudent
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and Communication Technology
Cell Phone
Difficulties
TeacherStudent
description O presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200699
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103255
url http://hdl.handle.net/10183/200699
identifier_str_mv 001103255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/2/001103255.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/1/001103255.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79bbf850a2e24800f4ef04d4563ab077
9643ae6b917da10a4b667bfea3485b24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447254150938624