Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200699 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor. |
id |
UFRGS-2_5ec286bf23e669d9a9976fb1720e78b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200699 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Gilmara Rita OliveiraSgobbi, Fabiana Santiago2019-10-12T03:55:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/200699001103255O presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor.This present work proposes to answer the questioning about the possible difficulties in the insertion of the use of information and communication technologies in the school environment, emphasizing the use of the mobile telephone device, popularly called "cell phone", in the classroom by the teacher. This research seeks to make the teacher aware of the importance of this tool in his daily life, reflecting on how he can use cell phone in his favor. Adding this innovation in his pedagogical practices, exploring it with his student in a conscious way, with responsability, using the familiarization the student has with this digital technology in their daily educational activities.The research was carried out by an online questionnaire with teachers from the public network of the rural area of the municipality of Viamão. For this, it was decided to carry out a documentary and quantitative study, which consist in a collection of information about the insertion of the use of information and communication technologies in the classroom, emphasizing the use of the cell phone in the classroom by the teacher.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorEstudanteInformation and Communication TechnologyCell PhoneDifficultiesTeacherStudentEntrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103255.pdf.txt001103255.pdf.txtExtracted Texttext/plain97096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/2/001103255.pdf.txt79bbf850a2e24800f4ef04d4563ab077MD52ORIGINAL001103255.pdfTexto completoapplication/pdf15288562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/1/001103255.pdf9643ae6b917da10a4b667bfea3485b24MD5110183/2006992019-10-13 03:51:05.373903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:51:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
title |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
spellingShingle |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula Castro, Gilmara Rita Oliveira Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Estudante Information and Communication Technology Cell Phone Difficulties TeacherStudent |
title_short |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
title_full |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
title_fullStr |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
title_sort |
Entrelaçando as ferramentas tecnológicas em sala de aula |
author |
Castro, Gilmara Rita Oliveira |
author_facet |
Castro, Gilmara Rita Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Gilmara Rita Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sgobbi, Fabiana Santiago |
contributor_str_mv |
Sgobbi, Fabiana Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Estudante |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Estudante Information and Communication Technology Cell Phone Difficulties TeacherStudent |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and Communication Technology Cell Phone Difficulties TeacherStudent |
description |
O presente trabalho tem como proposta responder o questionamento sobre as possíveis dificuldades encontradas na inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel, popularmente chamado de “celular” em sala de aula pelo educador. Essa pesquisa busca conscientizar o docente da importância dessa ferramenta no seu dia a dia, fazendo uma reflexão sobre como ele pode utilizar esse recurso (celular) a seu favor, agregando essa inovação nas suas práticas pedagógicas, explorando-o com seu aluno de uma maneira consciente, com responsabilidade, utilizando-se da familiarização que o educando possui com essa tecnologia digital na sua atividade educacional cotidiana. A pesquisa será realizada por meio de questionário online, com professores da rede pública da zona rural do município de Viamão. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo documental e quantitativo, que consistirá no levantamento de informações acerca da inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, dando ênfase à utilização do aparelho de telefonia móvel em sala de aula pelo professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:55:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200699 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103255 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200699 |
identifier_str_mv |
001103255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/2/001103255.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200699/1/001103255.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79bbf850a2e24800f4ef04d4563ab077 9643ae6b917da10a4b667bfea3485b24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447254150938624 |