Estudo para a redução dos efeitos do golpe de aríete no carregamento de vagão tanque com Diesel S10
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235747 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo propor soluções para reduzir os efeitos do golpe de aríete em um sistema hidráulico real de carregamento de vagão tanque e contribuir para o campo de estudo de transientes hidráulicos com fluidos derivados de petróleo. O sistema hidráulico é composto por uma válvula de autorização, uma válvula pneumática de fechamento rápido, uma bomba centrífuga e são consideradas juntas de papelão hidráulico. Foi criada uma sistemática utilizando o equacionamento para determinar a celeridade, período da tubulação, sobrepressão do sistema e a possibilidade de ocorrência do golpe de aríete. Com os parâmetros necessários obtidos, foram então propostas soluções para mitigar os efeitos do golpe nas válvulas, bomba e flanges com juntas de papelão hidráulico. |
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Iserhardt, Gustavo TrindadeMoller, Sergio Vicosa2022-03-09T04:41:07Z2021http://hdl.handle.net/10183/235747001137074Este trabalho tem por objetivo propor soluções para reduzir os efeitos do golpe de aríete em um sistema hidráulico real de carregamento de vagão tanque e contribuir para o campo de estudo de transientes hidráulicos com fluidos derivados de petróleo. O sistema hidráulico é composto por uma válvula de autorização, uma válvula pneumática de fechamento rápido, uma bomba centrífuga e são consideradas juntas de papelão hidráulico. Foi criada uma sistemática utilizando o equacionamento para determinar a celeridade, período da tubulação, sobrepressão do sistema e a possibilidade de ocorrência do golpe de aríete. Com os parâmetros necessários obtidos, foram então propostas soluções para mitigar os efeitos do golpe nas válvulas, bomba e flanges com juntas de papelão hidráulico.The goal of this study is to offer solutions to reduce the effects of water hammer phenomenon in a real hydraulic system of wagon loading and contribute to the hydraulic transients with petroleum products field of study. The hydraulic system is composed of an authorization valve, a high speed closing pneumatic valve, a centrifugal pump and hydraulic cardboard gaskets are considered. A systematic of existent equations was created to determine the celerity, pipe period and increase of pressure after the water hammer phenomenon. After the required parameters were obtained, solutions to mitigate the effects of the water hammer in the valves, pump, and hydraulic cardboard gaskets were recommended.application/pdfporPressão hidrostáticaWater hammer phenomenonHydraulic transientsBulk modulus of petroleum productsEstudo para a redução dos efeitos do golpe de aríete no carregamento de vagão tanque com Diesel S10Study to reduce the effects of watter hammer phenomenom inwagon loading with S10 Diesel info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137074.pdf.txt001137074.pdf.txtExtracted Texttext/plain38710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235747/2/001137074.pdf.txt1fa6a465bedf59aeaad7c3ef7fa5359eMD52ORIGINAL001137074.pdfTexto completoapplication/pdf872373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235747/1/001137074.pdf17014ec73b185709328de9cc4f1b120fMD5110183/2357472022-08-19 04:44:21.002042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-19T07:44:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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