Estudo para a redução dos efeitos do golpe de aríete no carregamento de vagão tanque com Diesel S10

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iserhardt, Gustavo Trindade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235747
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor soluções para reduzir os efeitos do golpe de aríete em um sistema hidráulico real de carregamento de vagão tanque e contribuir para o campo de estudo de transientes hidráulicos com fluidos derivados de petróleo. O sistema hidráulico é composto por uma válvula de autorização, uma válvula pneumática de fechamento rápido, uma bomba centrífuga e são consideradas juntas de papelão hidráulico. Foi criada uma sistemática utilizando o equacionamento para determinar a celeridade, período da tubulação, sobrepressão do sistema e a possibilidade de ocorrência do golpe de aríete. Com os parâmetros necessários obtidos, foram então propostas soluções para mitigar os efeitos do golpe nas válvulas, bomba e flanges com juntas de papelão hidráulico.
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