Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isoppo, Karla Susana Lagemann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197055
Resumo: O momento atual requer que a escola prepare seus alunos para o mundo digital. As novas tecnologias caracterizam-se pela interatividade, pela aprendizagem não-linear e pela possibilidade da socialização dos saberes através da rede. A escolha de práticas pedagógicas adequadas ao tempo, espaço e aos discentes que se tem, proporcionam momentos de aprendizagem significativa e estas são definidas de acordo com o momento histórico, social e político, pois o fazer pedagógico é constituído de diversos elementos que formam uma “rede educacional”. Diante deste cenário surge o tema deste estudo que é o uso da ferramenta LibreOffice para a preparação e compartilhamento de materiais didáticos, associado ao uso dos aplicativos do Google, em especial a Classroom, como forma de interatividade entre os discentes e entre docentes e discentes. O principal objetivo do trabalho é verificar, através de atividades práticas, a viabilidade da utilização do LibreOffice associado aos aplicativos do Google, em especial a Google Sala de Aula para a realização de produções textuais, avaliações, exercícios e compartilhamento de materiais de estudo. Os objetivos secundários do trabalho são: explorar as funcionalidades do LibreOffice como editor de textos para as diferentes atividades escolares; oportunizar aos alunos do ensino médio a realização de atividades escolares através dos aplicativos do Google associadas ao LibreOffice; preparar os alunos para atividades em EAD através de atividades realizadas online. A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratória, esta opção se justifica por permitir ao pesquisador participar ativamente do processo de pesquisa, selecionando as variáveis que serão estudadas, coletando informações junto aos discentes. Durante a implantação e a realização das atividades na Classroom foi possível perceber que a maioria dos alunos nunca havia utilizado um ambiente virtual de aprendizagem, o que, apesar de dificultar um pouco processo, foi um fato positivo para a elaboração desta pesquisa, pois, por ser novidade, despertou mais o interesse do grupo de estudantes o que garantiu uma participação mais efetiva criando um espaço mais livre e criativo para a atuação dos alunos. Concluiu-se também ser perfeitamente possível não só a associação dos aplicativos em questão, como, e, principalmente, a validade e viabilidade deste uso – e de outras ferramentas digitais – como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_615d503615b88b2cde3b7045069938cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197055
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Isoppo, Karla Susana LagemannThom, Lucinéia Heloisa2019-07-18T02:38:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/197055001097445O momento atual requer que a escola prepare seus alunos para o mundo digital. As novas tecnologias caracterizam-se pela interatividade, pela aprendizagem não-linear e pela possibilidade da socialização dos saberes através da rede. A escolha de práticas pedagógicas adequadas ao tempo, espaço e aos discentes que se tem, proporcionam momentos de aprendizagem significativa e estas são definidas de acordo com o momento histórico, social e político, pois o fazer pedagógico é constituído de diversos elementos que formam uma “rede educacional”. Diante deste cenário surge o tema deste estudo que é o uso da ferramenta LibreOffice para a preparação e compartilhamento de materiais didáticos, associado ao uso dos aplicativos do Google, em especial a Classroom, como forma de interatividade entre os discentes e entre docentes e discentes. O principal objetivo do trabalho é verificar, através de atividades práticas, a viabilidade da utilização do LibreOffice associado aos aplicativos do Google, em especial a Google Sala de Aula para a realização de produções textuais, avaliações, exercícios e compartilhamento de materiais de estudo. Os objetivos secundários do trabalho são: explorar as funcionalidades do LibreOffice como editor de textos para as diferentes atividades escolares; oportunizar aos alunos do ensino médio a realização de atividades escolares através dos aplicativos do Google associadas ao LibreOffice; preparar os alunos para atividades em EAD através de atividades realizadas online. A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratória, esta opção se justifica por permitir ao pesquisador participar ativamente do processo de pesquisa, selecionando as variáveis que serão estudadas, coletando informações junto aos discentes. Durante a implantação e a realização das atividades na Classroom foi possível perceber que a maioria dos alunos nunca havia utilizado um ambiente virtual de aprendizagem, o que, apesar de dificultar um pouco processo, foi um fato positivo para a elaboração desta pesquisa, pois, por ser novidade, despertou mais o interesse do grupo de estudantes o que garantiu uma participação mais efetiva criando um espaço mais livre e criativo para a atuação dos alunos. Concluiu-se também ser perfeitamente possível não só a associação dos aplicativos em questão, como, e, principalmente, a validade e viabilidade deste uso – e de outras ferramentas digitais – como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem.Currently, the school to prepare its students for the digital world. The new technologies are characterized by interactivity, non-linear learning and the possibility of the socialization of knowledge through the network. The choice of pedagogical practices appropriate to the time, space and to the students that are, provide significant learning moments and these are defined according to the historical, social and political moment, since the pedagogic activity is constituted of several elements that form a " educational network ". In this scenario, the theme of this study is the use of the LibreOffice tool for the preparation and sharing of teaching materials, associated with the use of Google applications, especially Classroom, as a form of interactivity between students and between teachers and students. The main objective of the work is to verify, through practical activities, the feasibility of using LibreOffice associated with Google applications, especially Google Classroom for performing textual productions, evaluations, exercises and sharing of study materials. The secondary objectives of the work are: to explore the functionalities of LibreOffice as a text editor for different school activities; provide high school students with school activities through Google applications associated with LibreOffice; prepare students for ODL activities through online activities. The research to be carried out in this work can be classified as exploratory, this option is justified by allowing the researcher to participate actively in the research process, selecting the variables that will be studied, collecting information with the students. During the implementation and the accomplishment of the activities in the Classroom it was possible to realize that the great majority of the students had never used a virtual environment of learning, which, although difficult a little process, was a positive fact for the elaboration of this research, as a novelty, aroused more interest in the group of students, which ensured a more effective participation by creating a more free and creative space for the students' performance, it was also. Concluded that it is perfectly possible not only to associate the applications in question, and, especially, the validity and feasibility of this use - and other digital tools - as aids in the teaching-learning process.application/pdfporSala de aula virtualFerramentas virtuais : EnsinoAprendizagemTeaching-learningLibreOfficeVirtual classroomPedagogical toolSignificant learningEstudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097445.pdf.txt001097445.pdf.txtExtracted Texttext/plain79402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197055/2/001097445.pdf.txtea49a51cf1f15543f8f72a474af04deeMD52ORIGINAL001097445.pdfTexto completoapplication/pdf988689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197055/1/001097445.pdf423ab3de8ad3216bd7c988aab69d794bMD5110183/1970552019-07-19 02:36:19.922962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:36:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
title Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
spellingShingle Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
Isoppo, Karla Susana Lagemann
Sala de aula virtual
Ferramentas virtuais : Ensino
Aprendizagem
Teaching-learning
LibreOffice
Virtual classroom
Pedagogical tool
Significant learning
title_short Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
title_full Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
title_fullStr Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
title_full_unstemmed Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
title_sort Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
author Isoppo, Karla Susana Lagemann
author_facet Isoppo, Karla Susana Lagemann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isoppo, Karla Susana Lagemann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thom, Lucinéia Heloisa
contributor_str_mv Thom, Lucinéia Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula virtual
Ferramentas virtuais : Ensino
Aprendizagem
topic Sala de aula virtual
Ferramentas virtuais : Ensino
Aprendizagem
Teaching-learning
LibreOffice
Virtual classroom
Pedagogical tool
Significant learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning
LibreOffice
Virtual classroom
Pedagogical tool
Significant learning
description O momento atual requer que a escola prepare seus alunos para o mundo digital. As novas tecnologias caracterizam-se pela interatividade, pela aprendizagem não-linear e pela possibilidade da socialização dos saberes através da rede. A escolha de práticas pedagógicas adequadas ao tempo, espaço e aos discentes que se tem, proporcionam momentos de aprendizagem significativa e estas são definidas de acordo com o momento histórico, social e político, pois o fazer pedagógico é constituído de diversos elementos que formam uma “rede educacional”. Diante deste cenário surge o tema deste estudo que é o uso da ferramenta LibreOffice para a preparação e compartilhamento de materiais didáticos, associado ao uso dos aplicativos do Google, em especial a Classroom, como forma de interatividade entre os discentes e entre docentes e discentes. O principal objetivo do trabalho é verificar, através de atividades práticas, a viabilidade da utilização do LibreOffice associado aos aplicativos do Google, em especial a Google Sala de Aula para a realização de produções textuais, avaliações, exercícios e compartilhamento de materiais de estudo. Os objetivos secundários do trabalho são: explorar as funcionalidades do LibreOffice como editor de textos para as diferentes atividades escolares; oportunizar aos alunos do ensino médio a realização de atividades escolares através dos aplicativos do Google associadas ao LibreOffice; preparar os alunos para atividades em EAD através de atividades realizadas online. A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratória, esta opção se justifica por permitir ao pesquisador participar ativamente do processo de pesquisa, selecionando as variáveis que serão estudadas, coletando informações junto aos discentes. Durante a implantação e a realização das atividades na Classroom foi possível perceber que a maioria dos alunos nunca havia utilizado um ambiente virtual de aprendizagem, o que, apesar de dificultar um pouco processo, foi um fato positivo para a elaboração desta pesquisa, pois, por ser novidade, despertou mais o interesse do grupo de estudantes o que garantiu uma participação mais efetiva criando um espaço mais livre e criativo para a atuação dos alunos. Concluiu-se também ser perfeitamente possível não só a associação dos aplicativos em questão, como, e, principalmente, a validade e viabilidade deste uso – e de outras ferramentas digitais – como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T02:38:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197055
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097445
url http://hdl.handle.net/10183/197055
identifier_str_mv 001097445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197055/2/001097445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197055/1/001097445.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea49a51cf1f15543f8f72a474af04dee
423ab3de8ad3216bd7c988aab69d794b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224576265355264