Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258984 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros. |
id |
UFRGS-2_618c82f5eb788f01c9befd3f6a783a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258984 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Renata Isoí Morais dosSantos, José Antônio dos2023-06-13T03:27:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/258984001170840Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros.application/pdfporEnsino de sociologiaEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)Afro-brasileirosEnsino médioSociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170840.pdf.txt001170840.pdf.txtExtracted Texttext/plain176580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/2/001170840.pdf.txt8b69a79b897eb1b80481868a72deb530MD52ORIGINAL001170840.pdfTexto completoapplication/pdf4947549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/1/001170840.pdf955d57ed39a39bcdc82c9366c6d090e1MD5110183/2589842023-06-14 03:29:19.056798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258984Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-14T06:29:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
title |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
spellingShingle |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros Santos, Renata Isoí Morais dos Ensino de sociologia Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) Afro-brasileiros Ensino médio |
title_short |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
title_full |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
title_fullStr |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
title_full_unstemmed |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
title_sort |
Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros |
author |
Santos, Renata Isoí Morais dos |
author_facet |
Santos, Renata Isoí Morais dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renata Isoí Morais dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, José Antônio dos |
contributor_str_mv |
Santos, José Antônio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) Afro-brasileiros Ensino médio |
topic |
Ensino de sociologia Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) Afro-brasileiros Ensino médio |
description |
Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-13T03:27:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258984 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258984 |
identifier_str_mv |
001170840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/2/001170840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/1/001170840.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b69a79b897eb1b80481868a72deb530 955d57ed39a39bcdc82c9366c6d090e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724744569454592 |