Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renata Isoí Morais dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258984
Resumo: Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros.
id UFRGS-2_618c82f5eb788f01c9befd3f6a783a10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Renata Isoí Morais dosSantos, José Antônio dos2023-06-13T03:27:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/258984001170840Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros.application/pdfporEnsino de sociologiaEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)Afro-brasileirosEnsino médioSociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170840.pdf.txt001170840.pdf.txtExtracted Texttext/plain176580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/2/001170840.pdf.txt8b69a79b897eb1b80481868a72deb530MD52ORIGINAL001170840.pdfTexto completoapplication/pdf4947549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/1/001170840.pdf955d57ed39a39bcdc82c9366c6d090e1MD5110183/2589842023-06-14 03:29:19.056798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-14T06:29:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
title Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
spellingShingle Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
Santos, Renata Isoí Morais dos
Ensino de sociologia
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Afro-brasileiros
Ensino médio
title_short Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
title_full Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
title_fullStr Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
title_full_unstemmed Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
title_sort Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
author Santos, Renata Isoí Morais dos
author_facet Santos, Renata Isoí Morais dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata Isoí Morais dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, José Antônio dos
contributor_str_mv Santos, José Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Afro-brasileiros
Ensino médio
topic Ensino de sociologia
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Afro-brasileiros
Ensino médio
description Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-13T03:27:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258984
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170840
url http://hdl.handle.net/10183/258984
identifier_str_mv 001170840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/2/001170840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258984/1/001170840.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b69a79b897eb1b80481868a72deb530
955d57ed39a39bcdc82c9366c6d090e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224661593227264