Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendieta, Isadora Charão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223046
Resumo: Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do PNAIC Educação Infantil A análise realizada foi organizada em três eixos: 1) Leitura de Mundo: O leitor e a linguagem; 2) Leitura de Livros: O planejamento da leitura na Educação Infantil; 3) Leitura do Leitor Ouvinte: O início da formação do sujeito leitor com os livros. A leitura é ação presente em uma sociedade em que grande parte das interações ocorrem por meio da linguagem verbal escrita. Na vida das crianças, a leitura pode ser inserida de modo mais sistemático a partir da Educação Infantil, com propostas significativas, qualificadas e variadas. As considerações finais apontam que o professor é precursor no desenvolvimento infantil e, precisa de uma formação significativa para proporcionar às crianças leituras prazerosas, divertidas, com desejo por descobertas e novos aprendizados.
id UFRGS-2_62377b9e30a37696fa4663d1b1deea11
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223046
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendieta, Isadora CharãoSperrhake, Renata2021-06-30T04:24:27Z2020http://hdl.handle.net/10183/223046001127625Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do PNAIC Educação Infantil A análise realizada foi organizada em três eixos: 1) Leitura de Mundo: O leitor e a linguagem; 2) Leitura de Livros: O planejamento da leitura na Educação Infantil; 3) Leitura do Leitor Ouvinte: O início da formação do sujeito leitor com os livros. A leitura é ação presente em uma sociedade em que grande parte das interações ocorrem por meio da linguagem verbal escrita. Na vida das crianças, a leitura pode ser inserida de modo mais sistemático a partir da Educação Infantil, com propostas significativas, qualificadas e variadas. As considerações finais apontam que o professor é precursor no desenvolvimento infantil e, precisa de uma formação significativa para proporcionar às crianças leituras prazerosas, divertidas, com desejo por descobertas e novos aprendizados.application/pdfporLeituraAlfabetizaçãoEducação infantilPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaCrianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127625.pdf.txt001127625.pdf.txtExtracted Texttext/plain84716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223046/2/001127625.pdf.txt272c078d5ba126c62a35efe58e583bfaMD52ORIGINAL001127625.pdfTexto completoapplication/pdf337671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223046/1/001127625.pdfd94713ae9a5f8b9efaa686b7af1a27a9MD5110183/2230462021-07-09 04:37:46.117795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:37:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
title Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
spellingShingle Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
Mendieta, Isadora Charão
Leitura
Alfabetização
Educação infantil
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title_short Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
title_full Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
title_fullStr Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
title_full_unstemmed Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
title_sort Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
author Mendieta, Isadora Charão
author_facet Mendieta, Isadora Charão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendieta, Isadora Charão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Alfabetização
Educação infantil
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
topic Leitura
Alfabetização
Educação infantil
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
description Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do PNAIC Educação Infantil A análise realizada foi organizada em três eixos: 1) Leitura de Mundo: O leitor e a linguagem; 2) Leitura de Livros: O planejamento da leitura na Educação Infantil; 3) Leitura do Leitor Ouvinte: O início da formação do sujeito leitor com os livros. A leitura é ação presente em uma sociedade em que grande parte das interações ocorrem por meio da linguagem verbal escrita. Na vida das crianças, a leitura pode ser inserida de modo mais sistemático a partir da Educação Infantil, com propostas significativas, qualificadas e variadas. As considerações finais apontam que o professor é precursor no desenvolvimento infantil e, precisa de uma formação significativa para proporcionar às crianças leituras prazerosas, divertidas, com desejo por descobertas e novos aprendizados.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-30T04:24:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127625
url http://hdl.handle.net/10183/223046
identifier_str_mv 001127625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223046/2/001127625.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223046/1/001127625.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 272c078d5ba126c62a35efe58e583bfa
d94713ae9a5f8b9efaa686b7af1a27a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447277824638976