Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohden, Simoni Fernanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Durayski, Fernanda, Teixeira, Ana Paula Pydd, Montelongo Flores, Alfredo, Rossi, Carlos Alberto Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148056
Resumo: A forma como as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam vem mudando ao longo dos anos. Nesse contexto, surge o cconsumo colaborativo como alternativa às relações de marcado tradicionais. O presente artigo teve como intuito explorar quais os significados e as motivações relacionados a esse modelo de consumo. Para tanto, utilizando um viés interpretativista, foram realizadas 23 entrevistas em profundidade com usuários e empreendedores ligados ao movimento. A partir desses discursos, foi possivel identificar cinco categorias: o consumo colaborativo como modo de compartilhamento, garimpo, experiência, resistência ao consumo/não consumo/anticonsumo e baseado nas relações de confiança.
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spelling Rohden, Simoni FernandaDurayski, FernandaTeixeira, Ana Paula PyddMontelongo Flores, AlfredoRossi, Carlos Alberto Vargas2016-09-14T02:13:26Z20152316-5537http://hdl.handle.net/10183/148056001001183A forma como as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam vem mudando ao longo dos anos. Nesse contexto, surge o cconsumo colaborativo como alternativa às relações de marcado tradicionais. O presente artigo teve como intuito explorar quais os significados e as motivações relacionados a esse modelo de consumo. Para tanto, utilizando um viés interpretativista, foram realizadas 23 entrevistas em profundidade com usuários e empreendedores ligados ao movimento. A partir desses discursos, foi possivel identificar cinco categorias: o consumo colaborativo como modo de compartilhamento, garimpo, experiência, resistência ao consumo/não consumo/anticonsumo e baseado nas relações de confiança.The way how people communicate, interact and relate to each other has been changing over the years. In this context collaborative consumption arises as an alternative to the traditional market exchanges. The article presented intends to explore what are the meanings and motivations related to this model consumption. There were applied 23 in-depth interviews with users and entrepreneurs related to the movement using an interpretative bias tool. From the results 5 categories have been identified: collaborative consumptions as way of collaborating, experience, unpredictable findings, resistance to consumption/ non-consumption/anti consumption and trust relations.application/pdfporDesenvolve: revista de gestão do Unilasalle. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (jul. 2015), p. 9-24Consumo colaborativoComportamento do consumidorCompra coletivaCollaborative consumptionSharingConsumer resistanceConsumo colaborativo : economia, modismo ou revolução?Collaborative consumption : economics, fad or revolution?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001183.pdf001001183.pdfTexto completoapplication/pdf142873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/1/001001183.pdfea017b69708629206beddd431b3cabd6MD51TEXT001001183.pdf.txt001001183.pdf.txtExtracted Texttext/plain44281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/2/001001183.pdf.txt2154ab3f06358536a2bd53dea0fb6b24MD52THUMBNAIL001001183.pdf.jpg001001183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/3/001001183.pdf.jpg1fdabeddb6d92d0b4738566580b15a9bMD5310183/1480562018-10-29 08:50:32.859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:50:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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