Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148056 |
Resumo: | A forma como as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam vem mudando ao longo dos anos. Nesse contexto, surge o cconsumo colaborativo como alternativa às relações de marcado tradicionais. O presente artigo teve como intuito explorar quais os significados e as motivações relacionados a esse modelo de consumo. Para tanto, utilizando um viés interpretativista, foram realizadas 23 entrevistas em profundidade com usuários e empreendedores ligados ao movimento. A partir desses discursos, foi possivel identificar cinco categorias: o consumo colaborativo como modo de compartilhamento, garimpo, experiência, resistência ao consumo/não consumo/anticonsumo e baseado nas relações de confiança. |
id |
UFRGS-2_62bbbcc915d180e3554dba6853638df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148056 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rohden, Simoni FernandaDurayski, FernandaTeixeira, Ana Paula PyddMontelongo Flores, AlfredoRossi, Carlos Alberto Vargas2016-09-14T02:13:26Z20152316-5537http://hdl.handle.net/10183/148056001001183A forma como as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam vem mudando ao longo dos anos. Nesse contexto, surge o cconsumo colaborativo como alternativa às relações de marcado tradicionais. O presente artigo teve como intuito explorar quais os significados e as motivações relacionados a esse modelo de consumo. Para tanto, utilizando um viés interpretativista, foram realizadas 23 entrevistas em profundidade com usuários e empreendedores ligados ao movimento. A partir desses discursos, foi possivel identificar cinco categorias: o consumo colaborativo como modo de compartilhamento, garimpo, experiência, resistência ao consumo/não consumo/anticonsumo e baseado nas relações de confiança.The way how people communicate, interact and relate to each other has been changing over the years. In this context collaborative consumption arises as an alternative to the traditional market exchanges. The article presented intends to explore what are the meanings and motivations related to this model consumption. There were applied 23 in-depth interviews with users and entrepreneurs related to the movement using an interpretative bias tool. From the results 5 categories have been identified: collaborative consumptions as way of collaborating, experience, unpredictable findings, resistance to consumption/ non-consumption/anti consumption and trust relations.application/pdfporDesenvolve: revista de gestão do Unilasalle. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (jul. 2015), p. 9-24Consumo colaborativoComportamento do consumidorCompra coletivaCollaborative consumptionSharingConsumer resistanceConsumo colaborativo : economia, modismo ou revolução?Collaborative consumption : economics, fad or revolution?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001183.pdf001001183.pdfTexto completoapplication/pdf142873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/1/001001183.pdfea017b69708629206beddd431b3cabd6MD51TEXT001001183.pdf.txt001001183.pdf.txtExtracted Texttext/plain44281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/2/001001183.pdf.txt2154ab3f06358536a2bd53dea0fb6b24MD52THUMBNAIL001001183.pdf.jpg001001183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/3/001001183.pdf.jpg1fdabeddb6d92d0b4738566580b15a9bMD5310183/1480562018-10-29 08:50:32.859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:50:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Collaborative consumption : economics, fad or revolution? |
title |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
spellingShingle |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? Rohden, Simoni Fernanda Consumo colaborativo Comportamento do consumidor Compra coletiva Collaborative consumption Sharing Consumer resistance |
title_short |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
title_full |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
title_fullStr |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
title_sort |
Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução? |
author |
Rohden, Simoni Fernanda |
author_facet |
Rohden, Simoni Fernanda Durayski, Fernanda Teixeira, Ana Paula Pydd Montelongo Flores, Alfredo Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Durayski, Fernanda Teixeira, Ana Paula Pydd Montelongo Flores, Alfredo Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohden, Simoni Fernanda Durayski, Fernanda Teixeira, Ana Paula Pydd Montelongo Flores, Alfredo Rossi, Carlos Alberto Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo colaborativo Comportamento do consumidor Compra coletiva |
topic |
Consumo colaborativo Comportamento do consumidor Compra coletiva Collaborative consumption Sharing Consumer resistance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative consumption Sharing Consumer resistance |
description |
A forma como as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam vem mudando ao longo dos anos. Nesse contexto, surge o cconsumo colaborativo como alternativa às relações de marcado tradicionais. O presente artigo teve como intuito explorar quais os significados e as motivações relacionados a esse modelo de consumo. Para tanto, utilizando um viés interpretativista, foram realizadas 23 entrevistas em profundidade com usuários e empreendedores ligados ao movimento. A partir desses discursos, foi possivel identificar cinco categorias: o consumo colaborativo como modo de compartilhamento, garimpo, experiência, resistência ao consumo/não consumo/anticonsumo e baseado nas relações de confiança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-14T02:13:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148056 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2316-5537 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001183 |
identifier_str_mv |
2316-5537 001001183 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolve: revista de gestão do Unilasalle. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (jul. 2015), p. 9-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/1/001001183.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/2/001001183.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148056/3/001001183.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea017b69708629206beddd431b3cabd6 2154ab3f06358536a2bd53dea0fb6b24 1fdabeddb6d92d0b4738566580b15a9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447622097305600 |