Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203876 |
Resumo: | A colaboração deixou de ser somente um valor e tornou-se um estilo de vida. Apesar de ser um tema relativamente recente, nos últimos anos diante da ascensão das comunidades virtuais e redes sociais, as pessoas passaram a retomar os princípios e práticas colaborativas que extrapolaram o ciberespaço e passamos observar de diferentes maneiras o compartilhamento no nosso cotidiano. Essa mudança de comportamento tornou-se um fenômeno global, transformando o modo como as pessoas vivem e consomem. Nesse contexto surgiu o Conexões RS, uma plataforma de divulgação e fomentação de produtos e serviços para novos, pequenos e médios empreendedores do RS que já liga mais de 130 mil pessoas possibilitando inúmeros novos negócios. O presente trabalho tem como objetivo explorar o perfil e a interação com a oferta dos usuários do Grupo Conexões RS acerca do consumo colaborativo. Tendo ela sido realizada a partir de uma pesquisa preliminar na forma de questionário com usuários do Grupo Conexões RS. A partir disso, foi possível constatar que os usuários possuem uma pré-disposição a usar o Grupo Conexões RS por atrativos tais como, a agilidade e praticidade em negociar, busca por novidades, diversidade de produtos e serviços, confiabilidade e valorização do empreendedor local. |
id |
UFRGS-2_adbc182328365fae87206535e6f2f5a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203876 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vernier, Fábio SilvaCallegaro-de-Menezes, Daniela2019-12-27T04:04:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/203876001106747A colaboração deixou de ser somente um valor e tornou-se um estilo de vida. Apesar de ser um tema relativamente recente, nos últimos anos diante da ascensão das comunidades virtuais e redes sociais, as pessoas passaram a retomar os princípios e práticas colaborativas que extrapolaram o ciberespaço e passamos observar de diferentes maneiras o compartilhamento no nosso cotidiano. Essa mudança de comportamento tornou-se um fenômeno global, transformando o modo como as pessoas vivem e consomem. Nesse contexto surgiu o Conexões RS, uma plataforma de divulgação e fomentação de produtos e serviços para novos, pequenos e médios empreendedores do RS que já liga mais de 130 mil pessoas possibilitando inúmeros novos negócios. O presente trabalho tem como objetivo explorar o perfil e a interação com a oferta dos usuários do Grupo Conexões RS acerca do consumo colaborativo. Tendo ela sido realizada a partir de uma pesquisa preliminar na forma de questionário com usuários do Grupo Conexões RS. A partir disso, foi possível constatar que os usuários possuem uma pré-disposição a usar o Grupo Conexões RS por atrativos tais como, a agilidade e praticidade em negociar, busca por novidades, diversidade de produtos e serviços, confiabilidade e valorização do empreendedor local.Collaboration is no longer just a value and has become a way of life. In spite of being a relatively recent theme, in the last years the emergence of virtual communities and social networks appeared as people began to practice the principles and collaborative practices that extrapolated the sense of communicating and disseminating the diverse forms of sharing of functions in our daily. Approaching a global phenomenon, transforming the way people live and consume. A platform emerged for the promotion and promotion of new services and services for small, medium and people enabling new business. The present work aims to disseminate the profile and small entrepreneurs in RS, which already have more than 130 thousand interaction with the group of users of the Group Conexões RS in the collaborative consumption. The research was carried out from a preliminary survey in the form of a questionnaire with users of the Group Conexões RS. From this, it was possible to verify that users have a pre-availability in the Connections Group by the clients, such as agility and practicality in the negotiation, search for news, diversity of products and services, reliability and appreciation of the local entrepreneur.application/pdfporMídias sociaisConsumo colaborativoAdministração de empresasComportamento do consumidorMotivaçãoCollaborative consumptionConsumer behaviorSharingMotivationAnálise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataformainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106747.pdf.txt001106747.pdf.txtExtracted Texttext/plain87187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/2/001106747.pdf.txt9e969394fe953bd696df441d211e1206MD52ORIGINAL001106747.pdfTexto completoapplication/pdf722456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/1/001106747.pdf984877a3d61fdf76f2d191db14095577MD5110183/2038762023-05-06 03:26:49.10021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
title |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
spellingShingle |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma Vernier, Fábio Silva Mídias sociais Consumo colaborativo Administração de empresas Comportamento do consumidor Motivação Collaborative consumption Consumer behavior Sharing Motivation |
title_short |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
title_full |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
title_fullStr |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
title_full_unstemmed |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
title_sort |
Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma |
author |
Vernier, Fábio Silva |
author_facet |
Vernier, Fábio Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vernier, Fábio Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias sociais Consumo colaborativo Administração de empresas Comportamento do consumidor Motivação |
topic |
Mídias sociais Consumo colaborativo Administração de empresas Comportamento do consumidor Motivação Collaborative consumption Consumer behavior Sharing Motivation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative consumption Consumer behavior Sharing Motivation |
description |
A colaboração deixou de ser somente um valor e tornou-se um estilo de vida. Apesar de ser um tema relativamente recente, nos últimos anos diante da ascensão das comunidades virtuais e redes sociais, as pessoas passaram a retomar os princípios e práticas colaborativas que extrapolaram o ciberespaço e passamos observar de diferentes maneiras o compartilhamento no nosso cotidiano. Essa mudança de comportamento tornou-se um fenômeno global, transformando o modo como as pessoas vivem e consomem. Nesse contexto surgiu o Conexões RS, uma plataforma de divulgação e fomentação de produtos e serviços para novos, pequenos e médios empreendedores do RS que já liga mais de 130 mil pessoas possibilitando inúmeros novos negócios. O presente trabalho tem como objetivo explorar o perfil e a interação com a oferta dos usuários do Grupo Conexões RS acerca do consumo colaborativo. Tendo ela sido realizada a partir de uma pesquisa preliminar na forma de questionário com usuários do Grupo Conexões RS. A partir disso, foi possível constatar que os usuários possuem uma pré-disposição a usar o Grupo Conexões RS por atrativos tais como, a agilidade e praticidade em negociar, busca por novidades, diversidade de produtos e serviços, confiabilidade e valorização do empreendedor local. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:04:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106747 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203876 |
identifier_str_mv |
001106747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/2/001106747.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/1/001106747.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e969394fe953bd696df441d211e1206 984877a3d61fdf76f2d191db14095577 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447258489946112 |