Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vernier, Fábio Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203876
Resumo: A colaboração deixou de ser somente um valor e tornou-se um estilo de vida. Apesar de ser um tema relativamente recente, nos últimos anos diante da ascensão das comunidades virtuais e redes sociais, as pessoas passaram a retomar os princípios e práticas colaborativas que extrapolaram o ciberespaço e passamos observar de diferentes maneiras o compartilhamento no nosso cotidiano. Essa mudança de comportamento tornou-se um fenômeno global, transformando o modo como as pessoas vivem e consomem. Nesse contexto surgiu o Conexões RS, uma plataforma de divulgação e fomentação de produtos e serviços para novos, pequenos e médios empreendedores do RS que já liga mais de 130 mil pessoas possibilitando inúmeros novos negócios. O presente trabalho tem como objetivo explorar o perfil e a interação com a oferta dos usuários do Grupo Conexões RS acerca do consumo colaborativo. Tendo ela sido realizada a partir de uma pesquisa preliminar na forma de questionário com usuários do Grupo Conexões RS. A partir disso, foi possível constatar que os usuários possuem uma pré-disposição a usar o Grupo Conexões RS por atrativos tais como, a agilidade e praticidade em negociar, busca por novidades, diversidade de produtos e serviços, confiabilidade e valorização do empreendedor local.
id UFRGS-2_adbc182328365fae87206535e6f2f5a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203876
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vernier, Fábio SilvaCallegaro-de-Menezes, Daniela2019-12-27T04:04:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/203876001106747A colaboração deixou de ser somente um valor e tornou-se um estilo de vida. Apesar de ser um tema relativamente recente, nos últimos anos diante da ascensão das comunidades virtuais e redes sociais, as pessoas passaram a retomar os princípios e práticas colaborativas que extrapolaram o ciberespaço e passamos observar de diferentes maneiras o compartilhamento no nosso cotidiano. Essa mudança de comportamento tornou-se um fenômeno global, transformando o modo como as pessoas vivem e consomem. Nesse contexto surgiu o Conexões RS, uma plataforma de divulgação e fomentação de produtos e serviços para novos, pequenos e médios empreendedores do RS que já liga mais de 130 mil pessoas possibilitando inúmeros novos negócios. O presente trabalho tem como objetivo explorar o perfil e a interação com a oferta dos usuários do Grupo Conexões RS acerca do consumo colaborativo. Tendo ela sido realizada a partir de uma pesquisa preliminar na forma de questionário com usuários do Grupo Conexões RS. A partir disso, foi possível constatar que os usuários possuem uma pré-disposição a usar o Grupo Conexões RS por atrativos tais como, a agilidade e praticidade em negociar, busca por novidades, diversidade de produtos e serviços, confiabilidade e valorização do empreendedor local.Collaboration is no longer just a value and has become a way of life. In spite of being a relatively recent theme, in the last years the emergence of virtual communities and social networks appeared as people began to practice the principles and collaborative practices that extrapolated the sense of communicating and disseminating the diverse forms of sharing of functions in our daily. Approaching a global phenomenon, transforming the way people live and consume. A platform emerged for the promotion and promotion of new services and services for small, medium and people enabling new business. The present work aims to disseminate the profile and small entrepreneurs in RS, which already have more than 130 thousand interaction with the group of users of the Group Conexões RS in the collaborative consumption. The research was carried out from a preliminary survey in the form of a questionnaire with users of the Group Conexões RS. From this, it was possible to verify that users have a pre-availability in the Connections Group by the clients, such as agility and practicality in the negotiation, search for news, diversity of products and services, reliability and appreciation of the local entrepreneur.application/pdfporMídias sociaisConsumo colaborativoAdministração de empresasComportamento do consumidorMotivaçãoCollaborative consumptionConsumer behaviorSharingMotivationAnálise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataformainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106747.pdf.txt001106747.pdf.txtExtracted Texttext/plain87187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/2/001106747.pdf.txt9e969394fe953bd696df441d211e1206MD52ORIGINAL001106747.pdfTexto completoapplication/pdf722456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/1/001106747.pdf984877a3d61fdf76f2d191db14095577MD5110183/2038762023-05-06 03:26:49.10021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
title Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
spellingShingle Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
Vernier, Fábio Silva
Mídias sociais
Consumo colaborativo
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Motivação
Collaborative consumption
Consumer behavior
Sharing
Motivation
title_short Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
title_full Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
title_fullStr Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
title_full_unstemmed Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
title_sort Análise sobre o consumo colaborativo de uma empresa que usa o Facebook como plataforma
author Vernier, Fábio Silva
author_facet Vernier, Fábio Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vernier, Fábio Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Consumo colaborativo
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Motivação
topic Mídias sociais
Consumo colaborativo
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Motivação
Collaborative consumption
Consumer behavior
Sharing
Motivation
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative consumption
Consumer behavior
Sharing
Motivation
description A colaboração deixou de ser somente um valor e tornou-se um estilo de vida. Apesar de ser um tema relativamente recente, nos últimos anos diante da ascensão das comunidades virtuais e redes sociais, as pessoas passaram a retomar os princípios e práticas colaborativas que extrapolaram o ciberespaço e passamos observar de diferentes maneiras o compartilhamento no nosso cotidiano. Essa mudança de comportamento tornou-se um fenômeno global, transformando o modo como as pessoas vivem e consomem. Nesse contexto surgiu o Conexões RS, uma plataforma de divulgação e fomentação de produtos e serviços para novos, pequenos e médios empreendedores do RS que já liga mais de 130 mil pessoas possibilitando inúmeros novos negócios. O presente trabalho tem como objetivo explorar o perfil e a interação com a oferta dos usuários do Grupo Conexões RS acerca do consumo colaborativo. Tendo ela sido realizada a partir de uma pesquisa preliminar na forma de questionário com usuários do Grupo Conexões RS. A partir disso, foi possível constatar que os usuários possuem uma pré-disposição a usar o Grupo Conexões RS por atrativos tais como, a agilidade e praticidade em negociar, busca por novidades, diversidade de produtos e serviços, confiabilidade e valorização do empreendedor local.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:04:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106747
url http://hdl.handle.net/10183/203876
identifier_str_mv 001106747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/2/001106747.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203876/1/001106747.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e969394fe953bd696df441d211e1206
984877a3d61fdf76f2d191db14095577
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589560250368