Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luzia Aparecida da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71479
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação.
id UFRGS-2_631e49781a5af351e72b55f1e389a623
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Luzia Aparecida daAlbuquerque, Paulo Peixoto de2013-05-14T02:08:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/71479000873586O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação.application/pdfporPolíticas públicasEducação inclusivaPolítica pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candeláriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873586.pdf000873586.pdfTexto completoapplication/pdf204620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/1/000873586.pdfd43869eee8a63cd3d5fe3e8040561e51MD51TEXT000873586.pdf.txt000873586.pdf.txtExtracted Texttext/plain104116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/2/000873586.pdf.txt380c2fbba0cb3b18efd5e06074ad981cMD52THUMBNAIL000873586.pdf.jpg000873586.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/3/000873586.pdf.jpg8e389546b202783e1f48936f56e3d976MD5310183/714792018-10-17 07:33:18.223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:33:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
title Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
spellingShingle Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
Silveira, Luzia Aparecida da
Políticas públicas
Educação inclusiva
title_short Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
title_full Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
title_fullStr Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
title_full_unstemmed Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
title_sort Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
author Silveira, Luzia Aparecida da
author_facet Silveira, Luzia Aparecida da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luzia Aparecida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação inclusiva
topic Políticas públicas
Educação inclusiva
description O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-14T02:08:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873586
url http://hdl.handle.net/10183/71479
identifier_str_mv 000873586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/1/000873586.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/2/000873586.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/3/000873586.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d43869eee8a63cd3d5fe3e8040561e51
380c2fbba0cb3b18efd5e06074ad981c
8e389546b202783e1f48936f56e3d976
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106138144768