Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71479 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação. |
id |
UFRGS-2_631e49781a5af351e72b55f1e389a623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71479 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Luzia Aparecida daAlbuquerque, Paulo Peixoto de2013-05-14T02:08:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/71479000873586O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação.application/pdfporPolíticas públicasEducação inclusivaPolítica pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candeláriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873586.pdf000873586.pdfTexto completoapplication/pdf204620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/1/000873586.pdfd43869eee8a63cd3d5fe3e8040561e51MD51TEXT000873586.pdf.txt000873586.pdf.txtExtracted Texttext/plain104116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/2/000873586.pdf.txt380c2fbba0cb3b18efd5e06074ad981cMD52THUMBNAIL000873586.pdf.jpg000873586.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/3/000873586.pdf.jpg8e389546b202783e1f48936f56e3d976MD5310183/714792018-10-17 07:33:18.223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:33:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
title |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
spellingShingle |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária Silveira, Luzia Aparecida da Políticas públicas Educação inclusiva |
title_short |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
title_full |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
title_fullStr |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
title_full_unstemmed |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
title_sort |
Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária |
author |
Silveira, Luzia Aparecida da |
author_facet |
Silveira, Luzia Aparecida da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Luzia Aparecida da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação inclusiva |
topic |
Políticas públicas Educação inclusiva |
description |
O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-14T02:08:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71479 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873586 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71479 |
identifier_str_mv |
000873586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/1/000873586.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/2/000873586.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71479/3/000873586.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d43869eee8a63cd3d5fe3e8040561e51 380c2fbba0cb3b18efd5e06074ad981c 8e389546b202783e1f48936f56e3d976 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447106138144768 |