Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117558 |
Resumo: | A presente investigação propõe mapear os motivos que impedem os professores de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na prática pedagógica. Atualmente vários pesquisadores investigam sua importância para a aprendizagem. Tanto sob a perspectiva Pedagógica quanto Psicopedagógica, a inclusão de tecnologias permite a superação das dificuldades de aprendizagem a partir do desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Entretanto, sua inclusão apresenta-se como um processo complexo e desafiador, envolvendo muitos fatores, como a construção de redes, mudanças estruturais e de paradigma educacional, entre outros, que possibilitem seu uso nas escolas. |
id |
UFRGS-2_646b17c1b8ba5b23bcedeb91ace66aa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117558 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Mara Rosane NobleCorte Real, Luciane Magalhães2015-06-09T01:59:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/117558000967680A presente investigação propõe mapear os motivos que impedem os professores de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na prática pedagógica. Atualmente vários pesquisadores investigam sua importância para a aprendizagem. Tanto sob a perspectiva Pedagógica quanto Psicopedagógica, a inclusão de tecnologias permite a superação das dificuldades de aprendizagem a partir do desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Entretanto, sua inclusão apresenta-se como um processo complexo e desafiador, envolvendo muitos fatores, como a construção de redes, mudanças estruturais e de paradigma educacional, entre outros, que possibilitem seu uso nas escolas.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaInclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000967680.pdf.txt000967680.pdf.txtExtracted Texttext/plain39422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117558/2/000967680.pdf.txt47d2d4878a19bbb19c18feeaa71eedc2MD52ORIGINAL000967680.pdf000967680.pdfTexto completoapplication/pdf391854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117558/1/000967680.pdfcba0f8d421c6749ff917d5936b244b6eMD51THUMBNAIL000967680.pdf.jpg000967680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117558/3/000967680.pdf.jpgca66b9878c862f63f070849080266e31MD5310183/1175582018-10-23 08:45:47.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
title |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
spellingShingle |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios Tavares, Mara Rosane Noble Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica |
title_short |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
title_full |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
title_fullStr |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
title_full_unstemmed |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
title_sort |
Inclusão e uso das TIC na prática pedagógica : dificuldades e desafios |
author |
Tavares, Mara Rosane Noble |
author_facet |
Tavares, Mara Rosane Noble |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Mara Rosane Noble |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica |
description |
A presente investigação propõe mapear os motivos que impedem os professores de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na prática pedagógica. Atualmente vários pesquisadores investigam sua importância para a aprendizagem. Tanto sob a perspectiva Pedagógica quanto Psicopedagógica, a inclusão de tecnologias permite a superação das dificuldades de aprendizagem a partir do desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Entretanto, sua inclusão apresenta-se como um processo complexo e desafiador, envolvendo muitos fatores, como a construção de redes, mudanças estruturais e de paradigma educacional, entre outros, que possibilitem seu uso nas escolas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117558 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967680 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117558 |
identifier_str_mv |
000967680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117558/2/000967680.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117558/1/000967680.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117558/3/000967680.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47d2d4878a19bbb19c18feeaa71eedc2 cba0f8d421c6749ff917d5936b244b6e ca66b9878c862f63f070849080266e31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224487246495744 |