O uso das mídias na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linkievicz, Lúcia Maria Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95684
Resumo: A presente investigação tem como temática a prática pedagógica com a utilização das mídias (TV/Vídeo, Computador/ objetos de aprendizagem) no Atendimento Educacional Especializado - AEE. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica e tecnológica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, com o objetivo de compreender e analisar as perspectivas e/ou alternativas, avanços e/ou benefícios com o uso das mídias no Atendimento Educacional Especializado através das falas dos professores da Sala de Recursos Multifuncional. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado com doze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007, p.7). Os resultados indicam que a prática docente com a utilização das mídias, mais especificamente, dos recursos tecnológicos acessíveis e os objetos de aprendizagem no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem motivados e nem preparados para receber o público alvo da Educação Especial devido não saberem manusear as TICs e da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas em sala de aula. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico quanto a formação especifica sobre TICs, preconceito, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências, mas, principalmente, falta de motivação para aprender novas técnicas e recursos criativos, repletos de ações colaborativas e cooperativas através da inclusão metodológica das mídias, das tecnologias de comunicação assistivas e os objetos de aprendizagem.
id UFRGS-2_c8cf1bc24f008a63f737665a94eb0807
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95684
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Linkievicz, Lúcia Maria MeloNunes, Cintia2014-05-29T02:04:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95684000916189A presente investigação tem como temática a prática pedagógica com a utilização das mídias (TV/Vídeo, Computador/ objetos de aprendizagem) no Atendimento Educacional Especializado - AEE. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica e tecnológica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, com o objetivo de compreender e analisar as perspectivas e/ou alternativas, avanços e/ou benefícios com o uso das mídias no Atendimento Educacional Especializado através das falas dos professores da Sala de Recursos Multifuncional. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado com doze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007, p.7). Os resultados indicam que a prática docente com a utilização das mídias, mais especificamente, dos recursos tecnológicos acessíveis e os objetos de aprendizagem no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem motivados e nem preparados para receber o público alvo da Educação Especial devido não saberem manusear as TICs e da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas em sala de aula. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico quanto a formação especifica sobre TICs, preconceito, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências, mas, principalmente, falta de motivação para aprender novas técnicas e recursos criativos, repletos de ações colaborativas e cooperativas através da inclusão metodológica das mídias, das tecnologias de comunicação assistivas e os objetos de aprendizagem.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaAprendizagemO uso das mídias na educação especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916189.pdf000916189.pdfTexto completoapplication/pdf564608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95684/1/000916189.pdf56e23234376211dd07cb9e13525af4ddMD51TEXT000916189.pdf.txt000916189.pdf.txtExtracted Texttext/plain99368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95684/2/000916189.pdf.txt395dffc7200b5e7e16d9a4a4e5cc7b3dMD52THUMBNAIL000916189.pdf.jpg000916189.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95684/3/000916189.pdf.jpg15e19511e9e4d21eafd69a027d13d3b4MD5310183/956842018-10-09 09:16:23.877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95684Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das mídias na educação especial
title O uso das mídias na educação especial
spellingShingle O uso das mídias na educação especial
Linkievicz, Lúcia Maria Melo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Aprendizagem
title_short O uso das mídias na educação especial
title_full O uso das mídias na educação especial
title_fullStr O uso das mídias na educação especial
title_full_unstemmed O uso das mídias na educação especial
title_sort O uso das mídias na educação especial
author Linkievicz, Lúcia Maria Melo
author_facet Linkievicz, Lúcia Maria Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linkievicz, Lúcia Maria Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Cintia
contributor_str_mv Nunes, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Aprendizagem
description A presente investigação tem como temática a prática pedagógica com a utilização das mídias (TV/Vídeo, Computador/ objetos de aprendizagem) no Atendimento Educacional Especializado - AEE. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica e tecnológica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, com o objetivo de compreender e analisar as perspectivas e/ou alternativas, avanços e/ou benefícios com o uso das mídias no Atendimento Educacional Especializado através das falas dos professores da Sala de Recursos Multifuncional. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado com doze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007, p.7). Os resultados indicam que a prática docente com a utilização das mídias, mais especificamente, dos recursos tecnológicos acessíveis e os objetos de aprendizagem no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem motivados e nem preparados para receber o público alvo da Educação Especial devido não saberem manusear as TICs e da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas em sala de aula. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico quanto a formação especifica sobre TICs, preconceito, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências, mas, principalmente, falta de motivação para aprender novas técnicas e recursos criativos, repletos de ações colaborativas e cooperativas através da inclusão metodológica das mídias, das tecnologias de comunicação assistivas e os objetos de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95684
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916189
url http://hdl.handle.net/10183/95684
identifier_str_mv 000916189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95684/1/000916189.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95684/2/000916189.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95684/3/000916189.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56e23234376211dd07cb9e13525af4dd
395dffc7200b5e7e16d9a4a4e5cc7b3d
15e19511e9e4d21eafd69a027d13d3b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465180262400