Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Michels, Ana Beatriz, Araújo, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194670
Resumo: Este artigo tem como finalidade analisar o processo de apropriação e utilização de arquiteturas pedagógicas num curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Os dados empíricos desse estudo, composto por vinte e quatro artigos publicados em periódicos, eventos e capítulos de livros, foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os objetivos propostos no projeto pedagógico do curso foram colocados em prática na formação, bem como sugerem que as arquiteturas pedagógicas tiveram um papel importante no crescimento gradual do engajamento, da autonomia e da cooperação, sinalizando o alcance do objetivo de construção de redes de aprendizagem e de suporte a reconstrução de arquiteturas pedagógicas para utilização em suas salas de aula.
id UFRGS-2_648add787a5490b640b18b11116c7126
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragón, RosaneMichels, Ana BeatrizAraújo, Alexandre2019-05-28T02:37:03Z20181809-7286http://hdl.handle.net/10183/194670001088892Este artigo tem como finalidade analisar o processo de apropriação e utilização de arquiteturas pedagógicas num curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Os dados empíricos desse estudo, composto por vinte e quatro artigos publicados em periódicos, eventos e capítulos de livros, foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os objetivos propostos no projeto pedagógico do curso foram colocados em prática na formação, bem como sugerem que as arquiteturas pedagógicas tiveram um papel importante no crescimento gradual do engajamento, da autonomia e da cooperação, sinalizando o alcance do objetivo de construção de redes de aprendizagem e de suporte a reconstrução de arquiteturas pedagógicas para utilização em suas salas de aula.The following paper analyzes the process of appropriation and usage of Pedagogical Architectures in a Pedagogy distance education program. The empirical data, consisting of twenty-four articles, published in periodicals, symposia and book chapters, were analyzed regarding their content. The results show that the objectives proposed in the program pedagogical project were put into practice in the training. In addition, they suggest that pedagogical architectures played an important role in the gradual growth of engagement, autonomy and cooperation, substantiating the achievement of the goal of building learning networks and supporting the reconstruction of pedagogical architectures to be used in their classrooms.Este artículo tiene como finalidad analizar el proceso de apropiación y utilización de arquitecturas pedagógicas en un curso de Pedagogía, en la modalidad a distancia. Los datos empíricos de este estudio, compuesto por veinticuatro artículos publicados en periódicos, eventos y capítulos de libros, fueron analizados en la perspectiva del análisis de contenido. Los resultados muestran que los objetivos propuestos en el proyecto pedagógico del curso se pusieron en práctica en la formación, así como sugieren que las arquitecturas pedagógicas desempeñaron un papel importante en el crecimiento gradual del compromiso, de la autonomía y de la cooperación, señalando el alcance del objetivo de construcción de redes de aprendizaje y de soporte a la reconstrucción de arquitecturas pedagógicas para su uso en sus aulas.application/pdfporRevista Intersaberes. Uninter, 2018. Vol. 13, n.29 (maio/ago. 2018), p. 251-264Ensino a distânciaFormação de professoresTecnologia educacionalTeacher trainingPedagogical innovationDigital technologiesFormación de profesoresInnovación pedagógicaTecnologías digitalesArquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distânciaPedagogical architectures in distance education teacher training Arquitectura pedagógica en la formación de profesores a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088892.pdf.txt001088892.pdf.txtExtracted Texttext/plain35905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/2/001088892.pdf.txt4fc04a285d9a1d2d08fb6dabd3209628MD52ORIGINAL001088892.pdfTexto completoapplication/pdf196818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/1/001088892.pdfe45ecec85816aa7ce9aebc72fe63f59fMD5110183/1946702021-12-06 05:40:58.581648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical architectures in distance education teacher training
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Arquitectura pedagógica en la formación de profesores a distancia
title Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
spellingShingle Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
Aragón, Rosane
Ensino a distância
Formação de professores
Tecnologia educacional
Teacher training
Pedagogical innovation
Digital technologies
Formación de profesores
Innovación pedagógica
Tecnologías digitales
title_short Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
title_full Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
title_fullStr Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
title_full_unstemmed Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
title_sort Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
Michels, Ana Beatriz
Araújo, Alexandre
author_role author
author2 Michels, Ana Beatriz
Araújo, Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
Michels, Ana Beatriz
Araújo, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação de professores
Tecnologia educacional
topic Ensino a distância
Formação de professores
Tecnologia educacional
Teacher training
Pedagogical innovation
Digital technologies
Formación de profesores
Innovación pedagógica
Tecnologías digitales
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Pedagogical innovation
Digital technologies
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de profesores
Innovación pedagógica
Tecnologías digitales
description Este artigo tem como finalidade analisar o processo de apropriação e utilização de arquiteturas pedagógicas num curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Os dados empíricos desse estudo, composto por vinte e quatro artigos publicados em periódicos, eventos e capítulos de livros, foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os objetivos propostos no projeto pedagógico do curso foram colocados em prática na formação, bem como sugerem que as arquiteturas pedagógicas tiveram um papel importante no crescimento gradual do engajamento, da autonomia e da cooperação, sinalizando o alcance do objetivo de construção de redes de aprendizagem e de suporte a reconstrução de arquiteturas pedagógicas para utilização em suas salas de aula.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T02:37:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194670
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-7286
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088892
identifier_str_mv 1809-7286
001088892
url http://hdl.handle.net/10183/194670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Intersaberes. Uninter, 2018. Vol. 13, n.29 (maio/ago. 2018), p. 251-264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/2/001088892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/1/001088892.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fc04a285d9a1d2d08fb6dabd3209628
e45ecec85816aa7ce9aebc72fe63f59f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447686005915648