Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194670 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade analisar o processo de apropriação e utilização de arquiteturas pedagógicas num curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Os dados empíricos desse estudo, composto por vinte e quatro artigos publicados em periódicos, eventos e capítulos de livros, foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os objetivos propostos no projeto pedagógico do curso foram colocados em prática na formação, bem como sugerem que as arquiteturas pedagógicas tiveram um papel importante no crescimento gradual do engajamento, da autonomia e da cooperação, sinalizando o alcance do objetivo de construção de redes de aprendizagem e de suporte a reconstrução de arquiteturas pedagógicas para utilização em suas salas de aula. |
id |
UFRGS-2_648add787a5490b640b18b11116c7126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragón, RosaneMichels, Ana BeatrizAraújo, Alexandre2019-05-28T02:37:03Z20181809-7286http://hdl.handle.net/10183/194670001088892Este artigo tem como finalidade analisar o processo de apropriação e utilização de arquiteturas pedagógicas num curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Os dados empíricos desse estudo, composto por vinte e quatro artigos publicados em periódicos, eventos e capítulos de livros, foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os objetivos propostos no projeto pedagógico do curso foram colocados em prática na formação, bem como sugerem que as arquiteturas pedagógicas tiveram um papel importante no crescimento gradual do engajamento, da autonomia e da cooperação, sinalizando o alcance do objetivo de construção de redes de aprendizagem e de suporte a reconstrução de arquiteturas pedagógicas para utilização em suas salas de aula.The following paper analyzes the process of appropriation and usage of Pedagogical Architectures in a Pedagogy distance education program. The empirical data, consisting of twenty-four articles, published in periodicals, symposia and book chapters, were analyzed regarding their content. The results show that the objectives proposed in the program pedagogical project were put into practice in the training. In addition, they suggest that pedagogical architectures played an important role in the gradual growth of engagement, autonomy and cooperation, substantiating the achievement of the goal of building learning networks and supporting the reconstruction of pedagogical architectures to be used in their classrooms.Este artículo tiene como finalidad analizar el proceso de apropiación y utilización de arquitecturas pedagógicas en un curso de Pedagogía, en la modalidad a distancia. Los datos empíricos de este estudio, compuesto por veinticuatro artículos publicados en periódicos, eventos y capítulos de libros, fueron analizados en la perspectiva del análisis de contenido. Los resultados muestran que los objetivos propuestos en el proyecto pedagógico del curso se pusieron en práctica en la formación, así como sugieren que las arquitecturas pedagógicas desempeñaron un papel importante en el crecimiento gradual del compromiso, de la autonomía y de la cooperación, señalando el alcance del objetivo de construcción de redes de aprendizaje y de soporte a la reconstrucción de arquitecturas pedagógicas para su uso en sus aulas.application/pdfporRevista Intersaberes. Uninter, 2018. Vol. 13, n.29 (maio/ago. 2018), p. 251-264Ensino a distânciaFormação de professoresTecnologia educacionalTeacher trainingPedagogical innovationDigital technologiesFormación de profesoresInnovación pedagógicaTecnologías digitalesArquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distânciaPedagogical architectures in distance education teacher training Arquitectura pedagógica en la formación de profesores a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088892.pdf.txt001088892.pdf.txtExtracted Texttext/plain35905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/2/001088892.pdf.txt4fc04a285d9a1d2d08fb6dabd3209628MD52ORIGINAL001088892.pdfTexto completoapplication/pdf196818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/1/001088892.pdfe45ecec85816aa7ce9aebc72fe63f59fMD5110183/1946702021-12-06 05:40:58.581648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical architectures in distance education teacher training |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Arquitectura pedagógica en la formación de profesores a distancia |
title |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
spellingShingle |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância Aragón, Rosane Ensino a distância Formação de professores Tecnologia educacional Teacher training Pedagogical innovation Digital technologies Formación de profesores Innovación pedagógica Tecnologías digitales |
title_short |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
title_full |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
title_fullStr |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
title_full_unstemmed |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
title_sort |
Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância |
author |
Aragón, Rosane |
author_facet |
Aragón, Rosane Michels, Ana Beatriz Araújo, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Michels, Ana Beatriz Araújo, Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragón, Rosane Michels, Ana Beatriz Araújo, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Formação de professores Tecnologia educacional |
topic |
Ensino a distância Formação de professores Tecnologia educacional Teacher training Pedagogical innovation Digital technologies Formación de profesores Innovación pedagógica Tecnologías digitales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Pedagogical innovation Digital technologies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Innovación pedagógica Tecnologías digitales |
description |
Este artigo tem como finalidade analisar o processo de apropriação e utilização de arquiteturas pedagógicas num curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Os dados empíricos desse estudo, composto por vinte e quatro artigos publicados em periódicos, eventos e capítulos de livros, foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os objetivos propostos no projeto pedagógico do curso foram colocados em prática na formação, bem como sugerem que as arquiteturas pedagógicas tiveram um papel importante no crescimento gradual do engajamento, da autonomia e da cooperação, sinalizando o alcance do objetivo de construção de redes de aprendizagem e de suporte a reconstrução de arquiteturas pedagógicas para utilização em suas salas de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T02:37:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194670 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-7286 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088892 |
identifier_str_mv |
1809-7286 001088892 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Intersaberes. Uninter, 2018. Vol. 13, n.29 (maio/ago. 2018), p. 251-264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/2/001088892.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194670/1/001088892.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fc04a285d9a1d2d08fb6dabd3209628 e45ecec85816aa7ce9aebc72fe63f59f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447686005915648 |