Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambila, Tarcisio Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197044
Resumo: Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital.
id UFRGS-2_658788f30b23bbd223d16c533b4aa00d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197044
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brambila, Tarcisio OliveiraGalante, Renata de Matos2019-07-18T02:38:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/197044001097431Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital.This research has the digital culture proposed by BNCC as a general theme. We delimit the profile and the knowledge of Portuguese teachers at these proposals. The main objective is to present the digital culture at the BNCC and to understand how and if the proposals involving digital culture have been consolidating in the pedagogical practices of the Portuguese teachers. Regarding the methodology adopted, we used a bibliographical research – based on Macedo (2014) and Sousa (2015), to write about the consolidation of BNCC and curriculum issues; and Lévy (1999), to contribute to the relationship between technologies, society and culture – and field research, through interviews with informants, 12 Portuguese teachers from Xangri-Lá / RS. Digital culture is focused on the textual genres derived from technology that are presented in society – it includes the educational context. Teachers demonstrate ignorance of half of the textual genres presented by BNCC. We identified that teachers are unprepared to act in the perspective of digital culture.application/pdfporCultura digitalProfessorEnsinoDigital CultureTeachersTeachingUm estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097431.pdf.txt001097431.pdf.txtExtracted Texttext/plain119187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/2/001097431.pdf.txtf2f1db743ba7068837eeb0e7542bf7f0MD52ORIGINAL001097431.pdfTexto completoapplication/pdf992730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/1/001097431.pdf69042d182e933f4edbf9828bd1888a93MD5110183/1970442019-07-19 02:36:13.927267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197044Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:36:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
title Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
spellingShingle Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
Brambila, Tarcisio Oliveira
Cultura digital
Professor
Ensino
Digital Culture
Teachers
Teaching
title_short Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
title_full Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
title_fullStr Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
title_full_unstemmed Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
title_sort Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
author Brambila, Tarcisio Oliveira
author_facet Brambila, Tarcisio Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brambila, Tarcisio Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galante, Renata de Matos
contributor_str_mv Galante, Renata de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Professor
Ensino
topic Cultura digital
Professor
Ensino
Digital Culture
Teachers
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Culture
Teachers
Teaching
description Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T02:38:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197044
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097431
url http://hdl.handle.net/10183/197044
identifier_str_mv 001097431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/2/001097431.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/1/001097431.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2f1db743ba7068837eeb0e7542bf7f0
69042d182e933f4edbf9828bd1888a93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224576263258112