Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197044 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital. |
id |
UFRGS-2_658788f30b23bbd223d16c533b4aa00d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197044 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brambila, Tarcisio OliveiraGalante, Renata de Matos2019-07-18T02:38:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/197044001097431Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital.This research has the digital culture proposed by BNCC as a general theme. We delimit the profile and the knowledge of Portuguese teachers at these proposals. The main objective is to present the digital culture at the BNCC and to understand how and if the proposals involving digital culture have been consolidating in the pedagogical practices of the Portuguese teachers. Regarding the methodology adopted, we used a bibliographical research – based on Macedo (2014) and Sousa (2015), to write about the consolidation of BNCC and curriculum issues; and Lévy (1999), to contribute to the relationship between technologies, society and culture – and field research, through interviews with informants, 12 Portuguese teachers from Xangri-Lá / RS. Digital culture is focused on the textual genres derived from technology that are presented in society – it includes the educational context. Teachers demonstrate ignorance of half of the textual genres presented by BNCC. We identified that teachers are unprepared to act in the perspective of digital culture.application/pdfporCultura digitalProfessorEnsinoDigital CultureTeachersTeachingUm estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097431.pdf.txt001097431.pdf.txtExtracted Texttext/plain119187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/2/001097431.pdf.txtf2f1db743ba7068837eeb0e7542bf7f0MD52ORIGINAL001097431.pdfTexto completoapplication/pdf992730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/1/001097431.pdf69042d182e933f4edbf9828bd1888a93MD5110183/1970442019-07-19 02:36:13.927267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197044Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:36:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
title |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
spellingShingle |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC Brambila, Tarcisio Oliveira Cultura digital Professor Ensino Digital Culture Teachers Teaching |
title_short |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
title_full |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
title_fullStr |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
title_sort |
Um estudo sobre a cultura digital e o perfil dos professores frente às propostas da BNCC |
author |
Brambila, Tarcisio Oliveira |
author_facet |
Brambila, Tarcisio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brambila, Tarcisio Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
contributor_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Professor Ensino |
topic |
Cultura digital Professor Ensino Digital Culture Teachers Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Culture Teachers Teaching |
description |
Esta pesquisa tem como temática geral a cultura digital proposta pela BNCC. Dentro dessa temática, delimitamos o perfil e o conhecimento dos professores de Língua Portuguesa frente a essas propostas. O objetivo principal é apresentar a cultura digital na BNCC e compreender como e se as propostas envolvendo cultura digital vêm se consolidando nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia adotada, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica baseada em Macedo (2014) e Sousa (2015) para tratar da consolidação da BNCC e de questões de currículo e Lévy (1999) para contribuir com a relação entre os temas tecnologias, sociedade e cultura; e uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com informantes, 12 professores de Língua Portuguesa do município de Xangri-Lá/RS. A cultura digital está voltada aos gêneros textuais advindos da tecnologia que vão ao encontro da sociedade, incluindo-se o contexto educacional. Os professores demonstram desconhecimento da metade dos gêneros textuais apresentados pela BNCC. Identificou-se despreparo para atuar na perspectiva da cultura digital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T02:38:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197044 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097431 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197044 |
identifier_str_mv |
001097431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/2/001097431.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197044/1/001097431.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2f1db743ba7068837eeb0e7542bf7f0 69042d182e933f4edbf9828bd1888a93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224576263258112 |