Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires, Ricardo de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259161
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever dois métodos de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão produzidos no Brasil, o método Da Capo (BARBOSA, 2004) e o método Tocar Junto (ALVES, 2014). Através de um estudo de caso no campo da Educação Musical, baseado na análise das propostas impressas e em entrevistas com os autores dos métodos, buscou-se compreender o que motivou os autores a produzirem esse material didático musical, quais as metodologias de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão desenvolvidas com bandas de música/bandas marciais específicas a partir desses métodos, de que forma consideram que os métodos escritos e as metodologias resultantes se mostraram eficazes no ensino coletivo de instrumentos musicais e quais os desafios que percebem advir de suas experiências de ensino com tais materiais. Constatou-se que essas metodologias propõem grandes estímulos para o educador musical que desenvolve o trabalho de ensino em bandas de música escolares das mais diversas categorias. Sua eficácia, porém, depende das propostas metodológicas serem bem compreendidas e transformadas em práticas pedagógico-musicais adequadas a cada contexto. Com suas diferenças e especificidades, ambos os métodos podem trazer muitos benefícios para o processo inicial de ensino e aprendizagem musical de alunos principiantes.
id UFRGS-2_65c4024321697830eeb3b4267d7e06bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259161
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramires, Ricardo de LimaStein, Marilia Raquel Albornoz2023-06-18T03:52:04Z2023http://hdl.handle.net/10183/259161001171649Este trabalho tem como objetivo descrever dois métodos de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão produzidos no Brasil, o método Da Capo (BARBOSA, 2004) e o método Tocar Junto (ALVES, 2014). Através de um estudo de caso no campo da Educação Musical, baseado na análise das propostas impressas e em entrevistas com os autores dos métodos, buscou-se compreender o que motivou os autores a produzirem esse material didático musical, quais as metodologias de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão desenvolvidas com bandas de música/bandas marciais específicas a partir desses métodos, de que forma consideram que os métodos escritos e as metodologias resultantes se mostraram eficazes no ensino coletivo de instrumentos musicais e quais os desafios que percebem advir de suas experiências de ensino com tais materiais. Constatou-se que essas metodologias propõem grandes estímulos para o educador musical que desenvolve o trabalho de ensino em bandas de música escolares das mais diversas categorias. Sua eficácia, porém, depende das propostas metodológicas serem bem compreendidas e transformadas em práticas pedagógico-musicais adequadas a cada contexto. Com suas diferenças e especificidades, ambos os métodos podem trazer muitos benefícios para o processo inicial de ensino e aprendizagem musical de alunos principiantes.application/pdfporEducação musicalBanda (Música)Instrumento musicalBandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171649.pdf.txt001171649.pdf.txtExtracted Texttext/plain130836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259161/2/001171649.pdf.txt37e85bfad2e2719461ed470e86473c9eMD52ORIGINAL001171649.pdfTexto completoapplication/pdf723556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259161/1/001171649.pdf310aab769a6e30e433530ebeca308aeaMD5110183/2591612023-06-19 03:27:44.76914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259161Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-19T06:27:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
title Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
spellingShingle Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
Ramires, Ricardo de Lima
Educação musical
Banda (Música)
Instrumento musical
title_short Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
title_full Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
title_fullStr Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
title_full_unstemmed Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
title_sort Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
author Ramires, Ricardo de Lima
author_facet Ramires, Ricardo de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires, Ricardo de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stein, Marilia Raquel Albornoz
contributor_str_mv Stein, Marilia Raquel Albornoz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Banda (Música)
Instrumento musical
topic Educação musical
Banda (Música)
Instrumento musical
description Este trabalho tem como objetivo descrever dois métodos de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão produzidos no Brasil, o método Da Capo (BARBOSA, 2004) e o método Tocar Junto (ALVES, 2014). Através de um estudo de caso no campo da Educação Musical, baseado na análise das propostas impressas e em entrevistas com os autores dos métodos, buscou-se compreender o que motivou os autores a produzirem esse material didático musical, quais as metodologias de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão desenvolvidas com bandas de música/bandas marciais específicas a partir desses métodos, de que forma consideram que os métodos escritos e as metodologias resultantes se mostraram eficazes no ensino coletivo de instrumentos musicais e quais os desafios que percebem advir de suas experiências de ensino com tais materiais. Constatou-se que essas metodologias propõem grandes estímulos para o educador musical que desenvolve o trabalho de ensino em bandas de música escolares das mais diversas categorias. Sua eficácia, porém, depende das propostas metodológicas serem bem compreendidas e transformadas em práticas pedagógico-musicais adequadas a cada contexto. Com suas diferenças e especificidades, ambos os métodos podem trazer muitos benefícios para o processo inicial de ensino e aprendizagem musical de alunos principiantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-18T03:52:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259161
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171649
url http://hdl.handle.net/10183/259161
identifier_str_mv 001171649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259161/2/001171649.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259161/1/001171649.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37e85bfad2e2719461ed470e86473c9e
310aab769a6e30e433530ebeca308aea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224661683404800