O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil. |
id |
UFRN_77220acc7c32ab396bc627b696bbdbe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33751 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, João Batista daCarvalho, Valéria Lázaro deGonzaga, Maria Clara de AlmeidaOliveira, André Luiz Muniz de2019-06-28T15:09:32Z2021-09-16T13:16:30Z2019-06-28T15:09:32Z2021-09-16T13:16:30Z2019-06-1420150102273SILVA, João Batista da. O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil.This research presents a report about a wind and percussion instruments collective teaching experience in the Wind Ensemble-Course of PRONATEC at the city of Campo Grande-RN. The "Da Capo" Method by Professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) was used. This material uses Brazilian folk songs as part of its proposed exercises for theoretical and practical learning making the pedagogical approach to a Brazilian melodic reality. The use of this Method proposes as part of its approach to create smaller formations such as duos, trios and quartets to improve the wind ensemble experience. It helps to increase the confidence of the students and promotes a better dialogue between the different sets of the ensemble as much as stimulates in these smaller formations to contemplate musical manifestations present in the student‟s communities. The methodology used for the development of this work was to insert the "Da Capo" method in a practical way, where its content was adapted to sensitize students in the aspects of: tuning, equalization, balance, memorization and interpretation. It is also necessary to consider the importance of the "Da Capo" method in the process of musicalization. As part of this process, it helps both to transforming and to socializing the individual, as well as contributing to the formation of his character and critical awareness. As a result it was verified that the collective teaching of wind and percussion instruments is an adequate tool for musical teaching in music bands, as it is an efficient and viable alternative for music education in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em MúsicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação musicalEnsino coletivo de músicaBandas de músicaMétodo Da CapoO ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdfapplication/pdf6272523https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/1/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf19bec68995c1d8554e663afd913d6b85MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTOensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain83637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/4/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf.txtfd756ebb23456ab1deb98ab779a7df5aMD54123456789/337512021-09-16 10:16:30.835oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-16T13:16:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
title |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
spellingShingle |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência Silva, João Batista da Educação musical Ensino coletivo de música Bandas de música Método Da Capo |
title_short |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
title_full |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
title_fullStr |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
title_sort |
O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência |
author |
Silva, João Batista da |
author_facet |
Silva, João Batista da |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gonzaga, Maria Clara de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Batista da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, André Luiz Muniz de |
contributor_str_mv |
Oliveira, André Luiz Muniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Ensino coletivo de música Bandas de música Método Da Capo |
topic |
Educação musical Ensino coletivo de música Bandas de música Método Da Capo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-28T15:09:32Z 2021-09-16T13:16:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-28T15:09:32Z 2021-09-16T13:16:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150102273 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, João Batista da. O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751 |
identifier_str_mv |
20150102273 SILVA, João Batista da. O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Licenciatura em Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/1/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/4/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19bec68995c1d8554e663afd913d6b85 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 fd756ebb23456ab1deb98ab779a7df5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832693346566144 |