Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259161 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever dois métodos de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão produzidos no Brasil, o método Da Capo (BARBOSA, 2004) e o método Tocar Junto (ALVES, 2014). Através de um estudo de caso no campo da Educação Musical, baseado na análise das propostas impressas e em entrevistas com os autores dos métodos, buscou-se compreender o que motivou os autores a produzirem esse material didático musical, quais as metodologias de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão desenvolvidas com bandas de música/bandas marciais específicas a partir desses métodos, de que forma consideram que os métodos escritos e as metodologias resultantes se mostraram eficazes no ensino coletivo de instrumentos musicais e quais os desafios que percebem advir de suas experiências de ensino com tais materiais. Constatou-se que essas metodologias propõem grandes estímulos para o educador musical que desenvolve o trabalho de ensino em bandas de música escolares das mais diversas categorias. Sua eficácia, porém, depende das propostas metodológicas serem bem compreendidas e transformadas em práticas pedagógico-musicais adequadas a cada contexto. Com suas diferenças e especificidades, ambos os métodos podem trazer muitos benefícios para o processo inicial de ensino e aprendizagem musical de alunos principiantes. |
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