Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141387 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são de suma importância para o pleno exercício da cidadania na sociedade atual. Não ter o acesso a elas pode determinar a diferença entre excluídos e incluídos digital e socialmente. O processo de inclusão digital deve proporcionar aos indivíduos oportunidades de acesso a essas tecnologias e capacitação para que se apropriem delas, causando impactos positivos na sua qualidade de vida. Nesse contexto essa monografia apresenta um estudo quantitativo analisando o grau de inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da zona urbana da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. Foram analisados dados no universo dos alunos pesquisados sobre habilidades básicas, na utilização e o nível de apropriação da mídia informática. Chegou-se a conclusão que os alunos pesquisados tem acesso aos recursos físicos, dominam questões básicas simples de alfabetização digital e devem evoluir nas habilidades consideradas de criação e autoria com o auxílio das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola com essa finalidade. |
id |
UFRGS-2_65ffcf2625f5ee3b3d43a961c5393cd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zangalli, Flávia ZanfelizRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-20T02:10:15Z2010http://hdl.handle.net/10183/141387000989293As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são de suma importância para o pleno exercício da cidadania na sociedade atual. Não ter o acesso a elas pode determinar a diferença entre excluídos e incluídos digital e socialmente. O processo de inclusão digital deve proporcionar aos indivíduos oportunidades de acesso a essas tecnologias e capacitação para que se apropriem delas, causando impactos positivos na sua qualidade de vida. Nesse contexto essa monografia apresenta um estudo quantitativo analisando o grau de inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da zona urbana da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. Foram analisados dados no universo dos alunos pesquisados sobre habilidades básicas, na utilização e o nível de apropriação da mídia informática. Chegou-se a conclusão que os alunos pesquisados tem acesso aos recursos físicos, dominam questões básicas simples de alfabetização digital e devem evoluir nas habilidades consideradas de criação e autoria com o auxílio das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola com essa finalidade.application/pdfporInclusão digitalAlunoHabilidadeTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989293.pdf000989293.pdfTexto completoapplication/pdf496976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141387/1/000989293.pdfbea991421b7831742745fee110bf809eMD51TEXT000989293.pdf.txt000989293.pdf.txtExtracted Texttext/plain88962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141387/2/000989293.pdf.txte39965a9433bf9b0300dd0aafc3d917cMD52THUMBNAIL000989293.pdf.jpg000989293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141387/3/000989293.pdf.jpg65fcb53b535ee84f4ead6d699954b847MD5310183/1413872018-10-25 10:03:57.1oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
spellingShingle |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha Zangalli, Flávia Zanfeliz Inclusão digital Aluno Habilidade Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_full |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_fullStr |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_sort |
Inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da área urbana da rede municipal de ensino de Farroupilha |
author |
Zangalli, Flávia Zanfeliz |
author_facet |
Zangalli, Flávia Zanfeliz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zangalli, Flávia Zanfeliz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Aluno Habilidade Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Inclusão digital Aluno Habilidade Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são de suma importância para o pleno exercício da cidadania na sociedade atual. Não ter o acesso a elas pode determinar a diferença entre excluídos e incluídos digital e socialmente. O processo de inclusão digital deve proporcionar aos indivíduos oportunidades de acesso a essas tecnologias e capacitação para que se apropriem delas, causando impactos positivos na sua qualidade de vida. Nesse contexto essa monografia apresenta um estudo quantitativo analisando o grau de inclusão digital dos alunos das séries finais do ensino fundamental da zona urbana da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. Foram analisados dados no universo dos alunos pesquisados sobre habilidades básicas, na utilização e o nível de apropriação da mídia informática. Chegou-se a conclusão que os alunos pesquisados tem acesso aos recursos físicos, dominam questões básicas simples de alfabetização digital e devem evoluir nas habilidades consideradas de criação e autoria com o auxílio das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola com essa finalidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989293 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141387 |
identifier_str_mv |
000989293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141387/1/000989293.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141387/2/000989293.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141387/3/000989293.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bea991421b7831742745fee110bf809e e39965a9433bf9b0300dd0aafc3d917c 65fcb53b535ee84f4ead6d699954b847 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509326360576 |