Aprendendo inglês com a gringa: como @ashlezinha se faz/existe/representa no Instagram através do dizer/publicizar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253655 |
Resumo: | A presente monografia compreende uma pesquisa acerca da utilização do Instagram por parte de atores individuais no seu fazer/existir/representar (LASTA, 2017a), tendo como objeto de pesquisa o perfil da canadense @ashlezinha, utilizado para a criação de conteúdo sobre o ensino de inglês. Logo, o objetivo geral consiste em compreender como os elementos sociotécnicos-discursivos auxiliam no fazer/existir/representar do perfil Ashlezinha no Instagram através da produção de conteúdo para o contexto do aprendizado de inglês on-line. Para tal finalidade, a metodologia utilizada foi a pesquisa empírica mediada por computador, por meio da triangulação de técnicas, que se deu mediante o uso da observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos apontam que Ashley se utiliza de determinados recursos em seu dizer/publicizar, tais como a referência a elementos culturais, do cotidiano e/ou baseados em sua experiência pessoal para ensinar inglês que, utilizados de forma repetida, caracterizam seu fazer/existir/representar. À vista disto, constata-se que a utilização do Instagram como “vitrine gratuita” (CORRÊA, 2020) vai ao encontro dos objetivos de Ashley como uma empreendedora por oportunidade, servindo como fomentador ao empreendimento do ator individual. |
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Maciel, Jéssica CarolineLasta, Elisangela2023-01-13T05:04:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/253655001157087A presente monografia compreende uma pesquisa acerca da utilização do Instagram por parte de atores individuais no seu fazer/existir/representar (LASTA, 2017a), tendo como objeto de pesquisa o perfil da canadense @ashlezinha, utilizado para a criação de conteúdo sobre o ensino de inglês. Logo, o objetivo geral consiste em compreender como os elementos sociotécnicos-discursivos auxiliam no fazer/existir/representar do perfil Ashlezinha no Instagram através da produção de conteúdo para o contexto do aprendizado de inglês on-line. Para tal finalidade, a metodologia utilizada foi a pesquisa empírica mediada por computador, por meio da triangulação de técnicas, que se deu mediante o uso da observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos apontam que Ashley se utiliza de determinados recursos em seu dizer/publicizar, tais como a referência a elementos culturais, do cotidiano e/ou baseados em sua experiência pessoal para ensinar inglês que, utilizados de forma repetida, caracterizam seu fazer/existir/representar. À vista disto, constata-se que a utilização do Instagram como “vitrine gratuita” (CORRÊA, 2020) vai ao encontro dos objetivos de Ashley como uma empreendedora por oportunidade, servindo como fomentador ao empreendimento do ator individual.This monograph contains a research about the use of the Instagram platform by individual actors in their doing/existing/representing (LASTA, 2017a), taking as object of research the profile of the Canadian @ashlezinha, used to create content about English teaching. Therefore, the general objective is to understand how the sociotechnical-discursive elements help in the doing/existing/representing of the Ashlezinha profile on Instagram through the content production for the online English learning context. For this purpose, the methodology used was computer-mediated empirical research (JOHNSON, 2010), through the triangulation of techniques, which took place through the use of covert and non-participatory observation (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977). The results obtained indicate that Ashley uses certain resources in her saying/publicizing, such as the reference to cultural elements, from everyday life and/or based on her personal experience to teach English that, when used repeatedly, characterize her doing/existing/representing. In view of this, it is noticed that the use of Instagram as a "free showcase" (CORRÊA, 2020) meets Ashley's goals as an entrepreneur by opportunity, serving as a promoter of the individual actor's entrepreneurship.application/pdfporInstagram (Site)Comunicação digitalAnálise de conteúdoDigital communicationEnglish teachingIndividual actorsEntrepreneurshipAprendendo inglês com a gringa: como @ashlezinha se faz/existe/representa no Instagram através do dizer/publicizarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157087.pdf.txt001157087.pdf.txtExtracted Texttext/plain138972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253655/2/001157087.pdf.txtc7669d89ec5e265f21be0b9dbaa8f031MD52ORIGINAL001157087.pdfTexto completoapplication/pdf1807658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253655/1/001157087.pdf64baf76413971d77f23a7197d1925233MD5110183/2536552023-01-14 06:14:59.059415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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