Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206674 |
Resumo: | Esse trabalho constitui em uma análise sobre a produção e leitura de quadrinhos na escola, tendo por base a experiência da educação em artes do ponto de vista do professor com experiência no âmbito da educação não formal. Relato sobre a experiência do estágio de educação artística em um espaço de educação formal. Aliado a esse relato, há a análise, por meio de entrevistas realizadas com alunos de ambos os espaços, dos hábitos de consumo e leitura de quadrinhos e narrativas visuais, bem como a análise, por meio das teorias do sistema dos quadrinhos de Theirry Groensteen e Scott McCloud, dos trabalhos realizados pelos alunos durante o estágio, a partir de um plano de aulas embasado e inspirado por exercícios de Ivan Brunetti, relatado no seu livro com métodos para o ensino de quadrinização. |
id |
UFRGS-2_6767ac682b9bb3e847dbcad01e5759e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206674 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sanches, Pablo Augusto AntunesMastroberti, Paula2020-03-12T04:13:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/206674001112576Esse trabalho constitui em uma análise sobre a produção e leitura de quadrinhos na escola, tendo por base a experiência da educação em artes do ponto de vista do professor com experiência no âmbito da educação não formal. Relato sobre a experiência do estágio de educação artística em um espaço de educação formal. Aliado a esse relato, há a análise, por meio de entrevistas realizadas com alunos de ambos os espaços, dos hábitos de consumo e leitura de quadrinhos e narrativas visuais, bem como a análise, por meio das teorias do sistema dos quadrinhos de Theirry Groensteen e Scott McCloud, dos trabalhos realizados pelos alunos durante o estágio, a partir de um plano de aulas embasado e inspirado por exercícios de Ivan Brunetti, relatado no seu livro com métodos para o ensino de quadrinização.application/pdfporHistórias em quadrinhosArte-educaçãoEducação não-formalEducação formalEntre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112576.pdf.txt001112576.pdf.txtExtracted Texttext/plain111929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206674/2/001112576.pdf.txtba1636864f0d9080a514faad8e1faf43MD52ORIGINAL001112576.pdfTexto completoapplication/pdf7248358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206674/1/001112576.pdf7e8e520d32283909ec09561f4ee79a67MD5110183/2066742020-03-13 04:16:04.980154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
title |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
spellingShingle |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens Sanches, Pablo Augusto Antunes Histórias em quadrinhos Arte-educação Educação não-formal Educação formal |
title_short |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
title_full |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
title_fullStr |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
title_full_unstemmed |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
title_sort |
Entre a educação formal e não formal : uma análise sobre leitura e produção de quadrinhos com jovens |
author |
Sanches, Pablo Augusto Antunes |
author_facet |
Sanches, Pablo Augusto Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Pablo Augusto Antunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mastroberti, Paula |
contributor_str_mv |
Mastroberti, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Arte-educação Educação não-formal Educação formal |
topic |
Histórias em quadrinhos Arte-educação Educação não-formal Educação formal |
description |
Esse trabalho constitui em uma análise sobre a produção e leitura de quadrinhos na escola, tendo por base a experiência da educação em artes do ponto de vista do professor com experiência no âmbito da educação não formal. Relato sobre a experiência do estágio de educação artística em um espaço de educação formal. Aliado a esse relato, há a análise, por meio de entrevistas realizadas com alunos de ambos os espaços, dos hábitos de consumo e leitura de quadrinhos e narrativas visuais, bem como a análise, por meio das teorias do sistema dos quadrinhos de Theirry Groensteen e Scott McCloud, dos trabalhos realizados pelos alunos durante o estágio, a partir de um plano de aulas embasado e inspirado por exercícios de Ivan Brunetti, relatado no seu livro com métodos para o ensino de quadrinização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:13:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206674 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112576 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206674 |
identifier_str_mv |
001112576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206674/2/001112576.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206674/1/001112576.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba1636864f0d9080a514faad8e1faf43 7e8e520d32283909ec09561f4ee79a67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263660474368 |