Modelagem matemática na perspectiva da realidade aumentada : possibilidades à formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulla, Felipe Diego
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148288
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar como a Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o design de tarefas em termos da Modelagem Matemática no estudo de funções de duas variáveis reais. Diante disso, investigamos como o processo de Design Instrucional se constrói ao desenvolvermos essas tarefas. As superfícies e os objetos virtuais das atividades foram desenvolvidos no programa Blender, assistido pelo aplicativo AndAR para reprodução desses elementos virtuais em um ambiente de Realidade Aumentada. Assim, a pesquisa se constituiu de momentos distintos, ora pelo pesquisador pensando em como construir o design para suas tarefas em termos da Modelagem Matemática, ora pelas contribuições e discussões com o orientador e com o grupo de pesquisa no que diz respeito a suas práticas matemático-pedagógico-tecnológicas. Os dados da pesquisa foram analisados sob a interpretação de Modelagem Matemática entendida por Dalla Vecchia (2012); do serpensar- fazer-com-Tecnologias Digitais (ROSA, 2008), da Percepção entendida por Seidel e Rosa (2011) e do Design Instrucional (CAMPOS et al, 1998). A partir dessa pesquisa, entendemos que o desenvolvimento de atividades com o programa Blender em conjunto com o aplicativo AndAR, pode potencializar/transformar o design de tarefas em termos de Modelagem Matemática no estudo de funções de duas variáveis reais. Vislumbramos que a partir da Percepção (SEIDEL; ROSA, 2011) do licenciando/pesquisador, o processo de construção do design de atividades com Realidade Aumentada, na perspectiva da Modelagem Matemática, potencializou/transformou o estudo de funções de duas variáveis reais. Além disso, o licenciando/pesquisador analisou como a Heterogeneidade do Ambiente de Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o design de tarefas, em termos de Modelagem Matemática, no estudo de funções de duas variáveis reais. Essas características nos sugerem, também, possibilidades para desenvolvimento de futuras pesquisas que contribuam para formação de professores de matemática, especialmente no quesito de uma Ciberformação (ROSA, 2015), uma vez que buscamos apresentar como as Tecnologias Digitais de Realidade Aumentada podem ampliar e modificar as práticas pedagógicas no âmbito da Educação Matemática.
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Os dados da pesquisa foram analisados sob a interpretação de Modelagem Matemática entendida por Dalla Vecchia (2012); do serpensar- fazer-com-Tecnologias Digitais (ROSA, 2008), da Percepção entendida por Seidel e Rosa (2011) e do Design Instrucional (CAMPOS et al, 1998). A partir dessa pesquisa, entendemos que o desenvolvimento de atividades com o programa Blender em conjunto com o aplicativo AndAR, pode potencializar/transformar o design de tarefas em termos de Modelagem Matemática no estudo de funções de duas variáveis reais. Vislumbramos que a partir da Percepção (SEIDEL; ROSA, 2011) do licenciando/pesquisador, o processo de construção do design de atividades com Realidade Aumentada, na perspectiva da Modelagem Matemática, potencializou/transformou o estudo de funções de duas variáveis reais. Além disso, o licenciando/pesquisador analisou como a Heterogeneidade do Ambiente de Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o design de tarefas, em termos de Modelagem Matemática, no estudo de funções de duas variáveis reais. Essas características nos sugerem, também, possibilidades para desenvolvimento de futuras pesquisas que contribuam para formação de professores de matemática, especialmente no quesito de uma Ciberformação (ROSA, 2015), uma vez que buscamos apresentar como as Tecnologias Digitais de Realidade Aumentada podem ampliar e modificar as práticas pedagógicas no âmbito da Educação Matemática.This research sought to investigate how Augmented Reality can leverage/transform the activities’ design in terms of Mathematical Modeling in the study of two real variables functions. Therefore, we investigated how the process of Instructional Design is built to develop these tasks. Surfaces and virtual objects of the activities were developed in Blender program, assisted by AndAR application to play these virtual elements in an Augmented Reality environment. Thus, the research consisted of different times, sometimes by the researcher thinking about how to build the design for his tasks in terms of Mathematical Modeling or even by the contributions and discussions with the supervisor and the research group with regard to his technology-pedagogical-mathematical practices. The survey data were analyzed from the interpretation of Mathematical Modeling understood by Dalla Vecchia (2012); the be-think-do-with-Digital Technologies (ROSA, 2008), the perception understood by Seidel and Rosa (2011) and Instructional Design (Campos et al, 1998). From this research, we believe that the development of activities with Blender program in conjunction with the AndAR application can leverage/transform the activities’ design in terms of Mathematical Modeling in the study of two real variables functions. We see that from the Perception (SEIDEL; ROSA, 2011) of the licensing/researcher, the construction process of the activities’ design with Augmented Reality, from the perspective of Mathematical Modeling, potentiated/transformed the study of two real variables functions. In addition, the licensing/researcher examined how the Heterogeneity of the Augmented Reality Environment can leverage/transform the activies’ design, in terms of Mathematical Modeling, in the study of two real variables functions. These charecteristics also suggested us possibilities for future research to contribute for the formation of mathematics teachers, especially in the question of a Cyberformation (ROSA, 2015), as we seek to present how Augmented Reality Digital technologies can extend and modify the teaching practices in the context of Mathematics Education.application/pdfporTecnologia digitalRealidade aumentadaModelagem matemáticaModelagem matemática na perspectiva da realidade aumentada : possibilidades à formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002853.pdf001002853.pdfTexto completoapplication/pdf3953069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148288/1/001002853.pdf30b564af0f65e476f38fe80eb2612883MD51TEXT001002853.pdf.txt001002853.pdf.txtExtracted Texttext/plain198999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148288/2/001002853.pdf.txtaff4c7aff038cb086c2df0414628ff8eMD52THUMBNAIL001002853.pdf.jpg001002853.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148288/3/001002853.pdf.jpgeb9a81023ff1e6a40fa0941aa5158390MD5310183/1482882018-10-29 08:55:12.371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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