Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel dos Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marasca, Aline Riboli, Yates, Denise Balem, Bandeira, Denise Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275232
Resumo: A Avaliação Psicológica (AP) no contexto clínico, chamada psicodiagnóstico, possui a finalidade de auxiliar na tomada de decisão clínica do avaliado. A entrevista de devolução compõe o seu momento final, quando são dadas as indicações terapêuticas específicas do caso. Apesar da procura e do início dessas indicações constituírem o objetivo da AP, até o momento, nenhum estudo nacional abordou diretamente o que acontece após o psicodiagnóstico. Este é um estudo longitudinal quantitativo que buscou delinear os seguimentos das indicações e identificar possíveis associações entre a taxa de procura das indicações com dados clínicos e sociodemográficos. Setenta e cinco famílias provenientes de um serviço-escola em AP passaram por uma entrevista de follow-up conduzida a partir de três meses da entrevista de devolução. Análises de frequência, correlação e comparação entre grupos foram realizadas. Taxa de procura correlacionou-se negativa e moderadamente com quantidade de indicações (rs = -0,282, p < 0,02), sendo maior no grupo de pacientes que faziam uso contínuo de medicação psiquiátrica do que os que não faziam (U = 904,50, z = 2,51, p = 0,01). Discute-se a variabilidade da taxa de procura/início de acordo com as indicações terapêuticas. O modelo Barreiras ao Tratamento é abordado e foram feitas sugestões práticas que podem ser implementadas durante o processo psicodiagnóstico ou durante a entrevista de devolução.
id UFRGS-2_69213b76abb4e461fa39ec83548f58a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275232
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Gabriel dos ReisMarasca, Aline RiboliYates, Denise BalemBandeira, Denise Ruschel2024-05-01T06:51:45Z20221981-8068http://hdl.handle.net/10183/275232001201261A Avaliação Psicológica (AP) no contexto clínico, chamada psicodiagnóstico, possui a finalidade de auxiliar na tomada de decisão clínica do avaliado. A entrevista de devolução compõe o seu momento final, quando são dadas as indicações terapêuticas específicas do caso. Apesar da procura e do início dessas indicações constituírem o objetivo da AP, até o momento, nenhum estudo nacional abordou diretamente o que acontece após o psicodiagnóstico. Este é um estudo longitudinal quantitativo que buscou delinear os seguimentos das indicações e identificar possíveis associações entre a taxa de procura das indicações com dados clínicos e sociodemográficos. Setenta e cinco famílias provenientes de um serviço-escola em AP passaram por uma entrevista de follow-up conduzida a partir de três meses da entrevista de devolução. Análises de frequência, correlação e comparação entre grupos foram realizadas. Taxa de procura correlacionou-se negativa e moderadamente com quantidade de indicações (rs = -0,282, p < 0,02), sendo maior no grupo de pacientes que faziam uso contínuo de medicação psiquiátrica do que os que não faziam (U = 904,50, z = 2,51, p = 0,01). Discute-se a variabilidade da taxa de procura/início de acordo com as indicações terapêuticas. O modelo Barreiras ao Tratamento é abordado e foram feitas sugestões práticas que podem ser implementadas durante o processo psicodiagnóstico ou durante a entrevista de devolução.Psychological Assessment (PA) in the clinical context, called psychodiagnosis, has the purpose of assisting in the clinical decision making of the evaluated person. The return interview is its final moment, when the specific therapeutic recommendations of the case are given. Despite the search for and the beginning of these indications constituting the main goal of PA, so far, no national study has directly addressed what happens after the psychodiagnosis. This is a quan- titative longitudinal study that sought to outline referral follow-up and identify possible associa- tions between the rate of search for referral with clinical and sociodemographic data. Seventy- -five families from a school service dedicated to PA underwent a follow-up interview conducted three months from the return interview. Frequency, correlation and between groups comparison analyzes were performed. Rate of search correlated negatively and moderately with quantity of indications (rs = -.282, p < .02), being higher in the group of patients who were on continuous psychiatric medication use than those who were not (U = 904.50, z = 2.51, p = .01). The variability in the rate of search/initiation according to therapeutic indications is discussed. The Barriers to Treatment model is addressed and practical suggestions were made that can be implemented during the psychodiagnostic process or during the return interview.application/pdfporInteração em psicologia. Vol. 26, n. 1 (2022), p. 34-46PsicodiagnósticoClínicas-escolaEntrevista psicológicaPsychological assessmentPsychodiagnosisSchool-serviceFollow-upFollow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escolaFollow-up on psychological assessment with a clinical school sample info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201261.pdf.txt001201261.pdf.txtExtracted Texttext/plain55339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275232/2/001201261.pdf.txt90042f2c9feb255bcccb9970d454ce95MD52ORIGINAL001201261.pdfTexto completoapplication/pdf482343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275232/1/001201261.pdf1b01896854bb1fb34a0ec4d9dcc10b9cMD5110183/2752322024-05-02 06:47:29.771026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-02T09:47:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Follow-up on psychological assessment with a clinical school sample
title Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
spellingShingle Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
Rodrigues, Gabriel dos Reis
Psicodiagnóstico
Clínicas-escola
Entrevista psicológica
Psychological assessment
Psychodiagnosis
School-service
Follow-up
title_short Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
title_full Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
title_fullStr Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
title_full_unstemmed Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
title_sort Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola
author Rodrigues, Gabriel dos Reis
author_facet Rodrigues, Gabriel dos Reis
Marasca, Aline Riboli
Yates, Denise Balem
Bandeira, Denise Ruschel
author_role author
author2 Marasca, Aline Riboli
Yates, Denise Balem
Bandeira, Denise Ruschel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriel dos Reis
Marasca, Aline Riboli
Yates, Denise Balem
Bandeira, Denise Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicodiagnóstico
Clínicas-escola
Entrevista psicológica
topic Psicodiagnóstico
Clínicas-escola
Entrevista psicológica
Psychological assessment
Psychodiagnosis
School-service
Follow-up
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychological assessment
Psychodiagnosis
School-service
Follow-up
description A Avaliação Psicológica (AP) no contexto clínico, chamada psicodiagnóstico, possui a finalidade de auxiliar na tomada de decisão clínica do avaliado. A entrevista de devolução compõe o seu momento final, quando são dadas as indicações terapêuticas específicas do caso. Apesar da procura e do início dessas indicações constituírem o objetivo da AP, até o momento, nenhum estudo nacional abordou diretamente o que acontece após o psicodiagnóstico. Este é um estudo longitudinal quantitativo que buscou delinear os seguimentos das indicações e identificar possíveis associações entre a taxa de procura das indicações com dados clínicos e sociodemográficos. Setenta e cinco famílias provenientes de um serviço-escola em AP passaram por uma entrevista de follow-up conduzida a partir de três meses da entrevista de devolução. Análises de frequência, correlação e comparação entre grupos foram realizadas. Taxa de procura correlacionou-se negativa e moderadamente com quantidade de indicações (rs = -0,282, p < 0,02), sendo maior no grupo de pacientes que faziam uso contínuo de medicação psiquiátrica do que os que não faziam (U = 904,50, z = 2,51, p = 0,01). Discute-se a variabilidade da taxa de procura/início de acordo com as indicações terapêuticas. O modelo Barreiras ao Tratamento é abordado e foram feitas sugestões práticas que podem ser implementadas durante o processo psicodiagnóstico ou durante a entrevista de devolução.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-01T06:51:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275232
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-8068
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001201261
identifier_str_mv 1981-8068
001201261
url http://hdl.handle.net/10183/275232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interação em psicologia. Vol. 26, n. 1 (2022), p. 34-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275232/2/001201261.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275232/1/001201261.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90042f2c9feb255bcccb9970d454ce95
1b01896854bb1fb34a0ec4d9dcc10b9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225117405020160