Follow-up em avaliação psicológica com uma amostra de serviço-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel dos Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marasca, Aline Riboli, Yates, Denise Balem, Bandeira, Denise Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275232
Resumo: A Avaliação Psicológica (AP) no contexto clínico, chamada psicodiagnóstico, possui a finalidade de auxiliar na tomada de decisão clínica do avaliado. A entrevista de devolução compõe o seu momento final, quando são dadas as indicações terapêuticas específicas do caso. Apesar da procura e do início dessas indicações constituírem o objetivo da AP, até o momento, nenhum estudo nacional abordou diretamente o que acontece após o psicodiagnóstico. Este é um estudo longitudinal quantitativo que buscou delinear os seguimentos das indicações e identificar possíveis associações entre a taxa de procura das indicações com dados clínicos e sociodemográficos. Setenta e cinco famílias provenientes de um serviço-escola em AP passaram por uma entrevista de follow-up conduzida a partir de três meses da entrevista de devolução. Análises de frequência, correlação e comparação entre grupos foram realizadas. Taxa de procura correlacionou-se negativa e moderadamente com quantidade de indicações (rs = -0,282, p < 0,02), sendo maior no grupo de pacientes que faziam uso contínuo de medicação psiquiátrica do que os que não faziam (U = 904,50, z = 2,51, p = 0,01). Discute-se a variabilidade da taxa de procura/início de acordo com as indicações terapêuticas. O modelo Barreiras ao Tratamento é abordado e foram feitas sugestões práticas que podem ser implementadas durante o processo psicodiagnóstico ou durante a entrevista de devolução.
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