Comunicação, imagem e responsabilidade social - estudo de caso: a campanha dos monstrinhos da RBS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248547 |
Resumo: | O presente estudo aborda a relação entre comunicação, imagem e responsabilidade social a partir do estudo de caso da campanha da RBS lançada em junho de 2003, “O amor é a melhor herança. Cuide das crianças”, apoiado pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental de material cedido pelo Grupo RBS. Além disso, estabelece relação entre a estratégia de comunicação da campanha e a conseqüente valorização da imagem da empresa. Como referencial teórico, utiliza obras com os temas comunicação institucional, relações públicas, imagem, responsabilidade social, mobilização social e infância. Analisa, ainda, como a Campanha dos Monstrinhos da RBS foi exemplo de estratégia de Comunicação Institucional, além de sua credibilidade enquanto ação de responsabilidade social. Localiza o papel do relações públicas na gestão da comunicação institucional com base no referencial teórico pesquisado. Identifica como foi planejada e executada a comunicação da campanha, bem como quais eram seus objetivos. Avalia, também, sua repercussão na sociedade e compreende como se forma o processo de mobilização social. O estudo conclui que a campanha dos monstrinhos conseguiu, através da comunicação estratégica, valorizar a imagem do Grupo RBS. Ao mesmo tempo, a campanha estabeleceu processo de mobilização social, obtendo resultados positivos no que tange à conscientização da sociedade sobre o problema da violência infantil. |
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O presente estudo aborda a relação entre comunicação, imagem e responsabilidade social a partir do estudo de caso da campanha da RBS lançada em junho de 2003, “O amor é a melhor herança. Cuide das crianças”, apoiado pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental de material cedido pelo Grupo RBS. Além disso, estabelece relação entre a estratégia de comunicação da campanha e a conseqüente valorização da imagem da empresa. Como referencial teórico, utiliza obras com os temas comunicação institucional, relações públicas, imagem, responsabilidade social, mobilização social e infância. Analisa, ainda, como a Campanha dos Monstrinhos da RBS foi exemplo de estratégia de Comunicação Institucional, além de sua credibilidade enquanto ação de responsabilidade social. Localiza o papel do relações públicas na gestão da comunicação institucional com base no referencial teórico pesquisado. Identifica como foi planejada e executada a comunicação da campanha, bem como quais eram seus objetivos. Avalia, também, sua repercussão na sociedade e compreende como se forma o processo de mobilização social. O estudo conclui que a campanha dos monstrinhos conseguiu, através da comunicação estratégica, valorizar a imagem do Grupo RBS. Ao mesmo tempo, a campanha estabeleceu processo de mobilização social, obtendo resultados positivos no que tange à conscientização da sociedade sobre o problema da violência infantil. |
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