Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nícolas Almeida dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148503
Resumo: O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente.
id UFRGS-2_69ddd3a1347aeab3185671f96436c98b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148503
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Nícolas Almeida dosCallegaro-de-Menezes, Daniela2016-09-27T02:14:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/148503001002854O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente.This paper studies how to define the positioning in Porto Alegre and Metropolitan Region area for a company specialized in renovations and repairs in homes called Comercial Lopes. Initially, the market in question was contextualized and presented its key players as well as key problems and opportunities. After, theoretical references were introduced and explained the concepts of marketing, customer segmentation, market positioning and repositioning. The methodology used for achieving the work goals was exploratory qualitative, having data collection performed by 8 semi-structured depth interviews with property owners, tenants and real estate (all involvement with the company studied). By the information collected, the paper presents the comparison map between the attributes of parity and differentiation between Comercial Lopes and its competitors in view of the different actors studied during the research. It was concluded that the Comercial Lopes needs to review its market positioning, emphasizing the public its key differentiators (Quality of Service, Agility and Professionalism) which are not currently highlighted.application/pdfporMarketingMicroempresaMarketingPositioningMarket analysisRenovations and repairs in homesDefinição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002854.pdf001002854.pdfTexto completoapplication/pdf1590492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/1/001002854.pdfcadff7772b829f327933790c0549b9ceMD51TEXT001002854.pdf.txt001002854.pdf.txtExtracted Texttext/plain109598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/2/001002854.pdf.txt1d7fa5f5a919b8127295b4d8724e6692MD52THUMBNAIL001002854.pdf.jpg001002854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/3/001002854.pdf.jpg0090437373cf9250ccd83dcc2c208ab6MD5310183/1485032018-10-29 08:58:41.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148503Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
title Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
spellingShingle Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
Santos, Nícolas Almeida dos
Marketing
Microempresa
Marketing
Positioning
Market analysis
Renovations and repairs in homes
title_short Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
title_full Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
title_fullStr Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
title_full_unstemmed Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
title_sort Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
author Santos, Nícolas Almeida dos
author_facet Santos, Nícolas Almeida dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nícolas Almeida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Microempresa
topic Marketing
Microempresa
Marketing
Positioning
Market analysis
Renovations and repairs in homes
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Positioning
Market analysis
Renovations and repairs in homes
description O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148503
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002854
url http://hdl.handle.net/10183/148503
identifier_str_mv 001002854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/1/001002854.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/2/001002854.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/3/001002854.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cadff7772b829f327933790c0549b9ce
1d7fa5f5a919b8127295b4d8724e6692
0090437373cf9250ccd83dcc2c208ab6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224518490914816