Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148503 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente. |
id |
UFRGS-2_69ddd3a1347aeab3185671f96436c98b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148503 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nícolas Almeida dosCallegaro-de-Menezes, Daniela2016-09-27T02:14:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/148503001002854O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente.This paper studies how to define the positioning in Porto Alegre and Metropolitan Region area for a company specialized in renovations and repairs in homes called Comercial Lopes. Initially, the market in question was contextualized and presented its key players as well as key problems and opportunities. After, theoretical references were introduced and explained the concepts of marketing, customer segmentation, market positioning and repositioning. The methodology used for achieving the work goals was exploratory qualitative, having data collection performed by 8 semi-structured depth interviews with property owners, tenants and real estate (all involvement with the company studied). By the information collected, the paper presents the comparison map between the attributes of parity and differentiation between Comercial Lopes and its competitors in view of the different actors studied during the research. It was concluded that the Comercial Lopes needs to review its market positioning, emphasizing the public its key differentiators (Quality of Service, Agility and Professionalism) which are not currently highlighted.application/pdfporMarketingMicroempresaMarketingPositioningMarket analysisRenovations and repairs in homesDefinição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002854.pdf001002854.pdfTexto completoapplication/pdf1590492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/1/001002854.pdfcadff7772b829f327933790c0549b9ceMD51TEXT001002854.pdf.txt001002854.pdf.txtExtracted Texttext/plain109598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/2/001002854.pdf.txt1d7fa5f5a919b8127295b4d8724e6692MD52THUMBNAIL001002854.pdf.jpg001002854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/3/001002854.pdf.jpg0090437373cf9250ccd83dcc2c208ab6MD5310183/1485032018-10-29 08:58:41.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148503Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
title |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
spellingShingle |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências Santos, Nícolas Almeida dos Marketing Microempresa Marketing Positioning Market analysis Renovations and repairs in homes |
title_short |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
title_full |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
title_fullStr |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
title_full_unstemmed |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
title_sort |
Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências |
author |
Santos, Nícolas Almeida dos |
author_facet |
Santos, Nícolas Almeida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nícolas Almeida dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Microempresa |
topic |
Marketing Microempresa Marketing Positioning Market analysis Renovations and repairs in homes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Positioning Market analysis Renovations and repairs in homes |
description |
O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:14:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148503 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002854 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148503 |
identifier_str_mv |
001002854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/1/001002854.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/2/001002854.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148503/3/001002854.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cadff7772b829f327933790c0549b9ce 1d7fa5f5a919b8127295b4d8724e6692 0090437373cf9250ccd83dcc2c208ab6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224518490914816 |