Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortela, Caio Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kist, Cesar, Milistetd, Michel, Both, Jorge, Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250286
Resumo: INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade.
id UFRGS-2_69ff15aed4c30649e31860d8a658505e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250286
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cortela, Caio CorrêaKist, CesarMilistetd, MichelBoth, JorgeBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2022-10-26T04:46:45Z20202318-5090http://hdl.handle.net/10183/250286001146250INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade.BACKGROUND: In Brazil, research on coaches’ development is recent. In the last five years, efforts were made to organize the first research groups concerned to study coaches’ development. OBJECTIVE: In attempt to contribute in this scenario, this exploratory bibliographic essay aims to present the current panorama of learning opportunities available to Brazilian tennis coaches in formal and non-formal context. RESULTS: Dilemmas in the academic initial training as well as in the continuing training through the academic and federative path are presented and discussed with the current literature. CONCLUSION: Finally, suggestions to overcome the current stalemates are presented to contribute to the organizations involved on tennis coaches’ training and development.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 107-114Tênis (Esporte)Desenvolvimento profissionalTreinadoresProfessional LearningCoachesTennisAprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formaçãoTennis coches’ professional learning: an essay for the approximation to the national contextinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146250.pdf.txt001146250.pdf.txtExtracted Texttext/plain51358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/2/001146250.pdf.txtdfe92fd89d0d41f0cdcde6e712a48124MD52ORIGINAL001146250.pdfTexto completoapplication/pdf957642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/1/001146250.pdf4609a415d16fb32e031c8500d63556ddMD5110183/2502862022-10-27 04:49:48.333764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-27T07:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tennis coches’ professional learning: an essay for the approximation to the national context
title Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
spellingShingle Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
Cortela, Caio Corrêa
Tênis (Esporte)
Desenvolvimento profissional
Treinadores
Professional Learning
Coaches
Tennis
title_short Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
title_full Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
title_fullStr Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
title_full_unstemmed Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
title_sort Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
author Cortela, Caio Corrêa
author_facet Cortela, Caio Corrêa
Kist, Cesar
Milistetd, Michel
Both, Jorge
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
author_role author
author2 Kist, Cesar
Milistetd, Michel
Both, Jorge
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortela, Caio Corrêa
Kist, Cesar
Milistetd, Michel
Both, Jorge
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv Tênis (Esporte)
Desenvolvimento profissional
Treinadores
topic Tênis (Esporte)
Desenvolvimento profissional
Treinadores
Professional Learning
Coaches
Tennis
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional Learning
Coaches
Tennis
description INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T04:46:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250286
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-5090
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146250
identifier_str_mv 2318-5090
001146250
url http://hdl.handle.net/10183/250286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 107-114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/2/001146250.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/1/001146250.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dfe92fd89d0d41f0cdcde6e712a48124
4609a415d16fb32e031c8500d63556dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225072187277312