Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250286 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade. |
id |
UFRGS-2_69ff15aed4c30649e31860d8a658505e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250286 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cortela, Caio CorrêaKist, CesarMilistetd, MichelBoth, JorgeBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2022-10-26T04:46:45Z20202318-5090http://hdl.handle.net/10183/250286001146250INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade.BACKGROUND: In Brazil, research on coaches’ development is recent. In the last five years, efforts were made to organize the first research groups concerned to study coaches’ development. OBJECTIVE: In attempt to contribute in this scenario, this exploratory bibliographic essay aims to present the current panorama of learning opportunities available to Brazilian tennis coaches in formal and non-formal context. RESULTS: Dilemmas in the academic initial training as well as in the continuing training through the academic and federative path are presented and discussed with the current literature. CONCLUSION: Finally, suggestions to overcome the current stalemates are presented to contribute to the organizations involved on tennis coaches’ training and development.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 107-114Tênis (Esporte)Desenvolvimento profissionalTreinadoresProfessional LearningCoachesTennisAprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formaçãoTennis coches’ professional learning: an essay for the approximation to the national contextinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146250.pdf.txt001146250.pdf.txtExtracted Texttext/plain51358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/2/001146250.pdf.txtdfe92fd89d0d41f0cdcde6e712a48124MD52ORIGINAL001146250.pdfTexto completoapplication/pdf957642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/1/001146250.pdf4609a415d16fb32e031c8500d63556ddMD5110183/2502862022-10-27 04:49:48.333764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-27T07:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Tennis coches’ professional learning: an essay for the approximation to the national context |
title |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
spellingShingle |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação Cortela, Caio Corrêa Tênis (Esporte) Desenvolvimento profissional Treinadores Professional Learning Coaches Tennis |
title_short |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
title_full |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
title_fullStr |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
title_sort |
Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação |
author |
Cortela, Caio Corrêa |
author_facet |
Cortela, Caio Corrêa Kist, Cesar Milistetd, Michel Both, Jorge Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
author_role |
author |
author2 |
Kist, Cesar Milistetd, Michel Both, Jorge Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortela, Caio Corrêa Kist, Cesar Milistetd, Michel Both, Jorge Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tênis (Esporte) Desenvolvimento profissional Treinadores |
topic |
Tênis (Esporte) Desenvolvimento profissional Treinadores Professional Learning Coaches Tennis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional Learning Coaches Tennis |
description |
INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T04:46:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250286 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-5090 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001146250 |
identifier_str_mv |
2318-5090 001146250 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 107-114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/2/001146250.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250286/1/001146250.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfe92fd89d0d41f0cdcde6e712a48124 4609a415d16fb32e031c8500d63556dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225072187277312 |