O lúdico como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142876 |
Resumo: | O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa. |
id |
UFRGS-2_8599b9c88de46023e67ba9b7dbab1165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142876 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos, Andréia MengueAlmeida, Dóris Bitencourt2016-06-21T02:10:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/142876000993420O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa.The interest in the toy, learning is not new. It has long been seeking activities and resources to make lessons more attractive and better learning outcomes. Therefore, this study has the following problems: Deck the playful way can be used in the construction of learning, in the early grades? It also aims to highlight the character of the play as a pedagogical tool in building a more meaningful learning and understand how it can be used in the classroom, in the early grades. Thus, I intend to get grants to improve my action as an educator, promoting a discussion on the topic. For this work, is needed constant readings that would help in the production of texts, deepening the theme was possible from the theories of Vygotsky, Piaget, Kishimoto and others. Population was used as the subjects studied, teachers of the municipal and state schools. Chose a sample intentionally simple, consisting of teachers of early grades of elementary school. As a research tool, we chose a qualitative interview, where respondents commented and answered leading questions in the survey.application/pdfporAprendizagemJogos pedagógicosProfessorEnsino fundamentalLearningLeisureO lúdico como ferramenta pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993420.pdf000993420.pdfTexto completoapplication/pdf9063637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/1/000993420.pdfce9b2f3ecfa03fd777dee6915e9126f9MD51TEXT000993420.pdf.txt000993420.pdf.txtExtracted Texttext/plain56139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/2/000993420.pdf.txt578e4abf1f3e4881e71dbe2aaf00dba0MD52THUMBNAIL000993420.pdf.jpg000993420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/3/000993420.pdf.jpg919da985a27802f8e311630811a84d19MD5310183/1428762018-10-26 10:01:20.852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
title |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
O lúdico como ferramenta pedagógica Carlos, Andréia Mengue Aprendizagem Jogos pedagógicos Professor Ensino fundamental Learning Leisure |
title_short |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
title_full |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
title_sort |
O lúdico como ferramenta pedagógica |
author |
Carlos, Andréia Mengue |
author_facet |
Carlos, Andréia Mengue |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Andréia Mengue |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bitencourt |
contributor_str_mv |
Almeida, Dóris Bitencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Jogos pedagógicos Professor Ensino fundamental |
topic |
Aprendizagem Jogos pedagógicos Professor Ensino fundamental Learning Leisure |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Leisure |
description |
O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993420 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142876 |
identifier_str_mv |
000993420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/1/000993420.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/2/000993420.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/3/000993420.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce9b2f3ecfa03fd777dee6915e9126f9 578e4abf1f3e4881e71dbe2aaf00dba0 919da985a27802f8e311630811a84d19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511361646592 |