O lúdico como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Andréia Mengue
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142876
Resumo: O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa.
id UFRGS-2_8599b9c88de46023e67ba9b7dbab1165
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142876
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlos, Andréia MengueAlmeida, Dóris Bitencourt2016-06-21T02:10:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/142876000993420O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa.The interest in the toy, learning is not new. It has long been seeking activities and resources to make lessons more attractive and better learning outcomes. Therefore, this study has the following problems: Deck the playful way can be used in the construction of learning, in the early grades? It also aims to highlight the character of the play as a pedagogical tool in building a more meaningful learning and understand how it can be used in the classroom, in the early grades. Thus, I intend to get grants to improve my action as an educator, promoting a discussion on the topic. For this work, is needed constant readings that would help in the production of texts, deepening the theme was possible from the theories of Vygotsky, Piaget, Kishimoto and others. Population was used as the subjects studied, teachers of the municipal and state schools. Chose a sample intentionally simple, consisting of teachers of early grades of elementary school. As a research tool, we chose a qualitative interview, where respondents commented and answered leading questions in the survey.application/pdfporAprendizagemJogos pedagógicosProfessorEnsino fundamentalLearningLeisureO lúdico como ferramenta pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993420.pdf000993420.pdfTexto completoapplication/pdf9063637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/1/000993420.pdfce9b2f3ecfa03fd777dee6915e9126f9MD51TEXT000993420.pdf.txt000993420.pdf.txtExtracted Texttext/plain56139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/2/000993420.pdf.txt578e4abf1f3e4881e71dbe2aaf00dba0MD52THUMBNAIL000993420.pdf.jpg000993420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/3/000993420.pdf.jpg919da985a27802f8e311630811a84d19MD5310183/1428762018-10-26 10:01:20.852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico como ferramenta pedagógica
title O lúdico como ferramenta pedagógica
spellingShingle O lúdico como ferramenta pedagógica
Carlos, Andréia Mengue
Aprendizagem
Jogos pedagógicos
Professor
Ensino fundamental
Learning
Leisure
title_short O lúdico como ferramenta pedagógica
title_full O lúdico como ferramenta pedagógica
title_fullStr O lúdico como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed O lúdico como ferramenta pedagógica
title_sort O lúdico como ferramenta pedagógica
author Carlos, Andréia Mengue
author_facet Carlos, Andréia Mengue
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Andréia Mengue
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bitencourt
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Jogos pedagógicos
Professor
Ensino fundamental
topic Aprendizagem
Jogos pedagógicos
Professor
Ensino fundamental
Learning
Leisure
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Leisure
description O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993420
url http://hdl.handle.net/10183/142876
identifier_str_mv 000993420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/1/000993420.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/2/000993420.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142876/3/000993420.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce9b2f3ecfa03fd777dee6915e9126f9
578e4abf1f3e4881e71dbe2aaf00dba0
919da985a27802f8e311630811a84d19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511361646592