A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71972 |
Resumo: | As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão do curso objetivou realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão quanto à importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças de 2º ano. Neste contexto, apresento primeiramente as razões que me motivaram a desenvolver a presente pesquisa, bem como a caracterização do problema, as questões, as hipóteses e os objetivos da pesquisa. No segundo momento destaco os aspectos mais relevantes para este trabalho acerca do conceito de alfabetização. No terceiro realizei estudos para compreender a definição de professor ludo-educador. A partir do estudo, enfatizei a importância das atividades lúdicas no enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização. Por último foi analisado a minha prática que se desenvolveu durante o estagio curricular. Por meio deste estudo foi possível concluir que o lúdico é uma forma mais agradável de trabalhar a escrita, tornando assim a alfabetização um processo mais prazeroso. |
id |
UFRGS-2_f9c1ac276f365eb6b1abce4c8e61cae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71972 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Adriana Raulino daRapkiewicz, Clevi Elena2013-05-28T01:45:00Z2011http://hdl.handle.net/10183/71972000880812As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão do curso objetivou realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão quanto à importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças de 2º ano. Neste contexto, apresento primeiramente as razões que me motivaram a desenvolver a presente pesquisa, bem como a caracterização do problema, as questões, as hipóteses e os objetivos da pesquisa. No segundo momento destaco os aspectos mais relevantes para este trabalho acerca do conceito de alfabetização. No terceiro realizei estudos para compreender a definição de professor ludo-educador. A partir do estudo, enfatizei a importância das atividades lúdicas no enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização. Por último foi analisado a minha prática que se desenvolveu durante o estagio curricular. Por meio deste estudo foi possível concluir que o lúdico é uma forma mais agradável de trabalhar a escrita, tornando assim a alfabetização um processo mais prazeroso.application/pdfporJogos pedagógicosAlfabetizaçãoPrimeiro cicloA importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880812.pdf000880812.pdfTexto completoapplication/pdf837618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/1/000880812.pdfddfcc7934aee42bbded21c48cb6c8a47MD51TEXT000880812.pdf.txt000880812.pdf.txtExtracted Texttext/plain77461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/2/000880812.pdf.txt0bfb31568c9ea6878e435e1e32bae892MD52THUMBNAIL000880812.pdf.jpg000880812.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/3/000880812.pdf.jpg7b50153a631b71c751c90e2ef89fcbaeMD5310183/719722018-10-09 09:11:34.845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
title |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
spellingShingle |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso Silva, Adriana Raulino da Jogos pedagógicos Alfabetização Primeiro ciclo |
title_short |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
title_full |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
title_fullStr |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
title_sort |
A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso |
author |
Silva, Adriana Raulino da |
author_facet |
Silva, Adriana Raulino da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Raulino da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos pedagógicos Alfabetização Primeiro ciclo |
topic |
Jogos pedagógicos Alfabetização Primeiro ciclo |
description |
As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão do curso objetivou realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão quanto à importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças de 2º ano. Neste contexto, apresento primeiramente as razões que me motivaram a desenvolver a presente pesquisa, bem como a caracterização do problema, as questões, as hipóteses e os objetivos da pesquisa. No segundo momento destaco os aspectos mais relevantes para este trabalho acerca do conceito de alfabetização. No terceiro realizei estudos para compreender a definição de professor ludo-educador. A partir do estudo, enfatizei a importância das atividades lúdicas no enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização. Por último foi analisado a minha prática que se desenvolveu durante o estagio curricular. Por meio deste estudo foi possível concluir que o lúdico é uma forma mais agradável de trabalhar a escrita, tornando assim a alfabetização um processo mais prazeroso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880812 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71972 |
identifier_str_mv |
000880812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/1/000880812.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/2/000880812.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/3/000880812.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddfcc7934aee42bbded21c48cb6c8a47 0bfb31568c9ea6878e435e1e32bae892 7b50153a631b71c751c90e2ef89fcbae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447612420096 |