A construção do processo de alfabetização através do lúdico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142832 |
Resumo: | O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade. |
id |
UFRGS-2_6a9850b8352317ce60b001c7dbc846f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142832 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sargenti, Maria Gabriela FerreiraBatista, Neusa ChavesGonzales, Simone2016-06-21T02:10:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/142832000993417O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade.application/pdfporJogos pedagógicosAlfabetizaçãoAlunoA construção do processo de alfabetização através do lúdicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993417.pdf000993417.pdfTexto completoapplication/pdf158693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/1/000993417.pdfd9842cd7b1fe1fbd4f9195f31b0b46f1MD51TEXT000993417.pdf.txt000993417.pdf.txtExtracted Texttext/plain58698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/2/000993417.pdf.txtb5f02538a5b1a9122ef89d0b6c28b06bMD52THUMBNAIL000993417.pdf.jpg000993417.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/3/000993417.pdf.jpgf8557d6e7e34d34b1541af5de6f2e7f4MD5310183/1428322018-10-26 10:02:19.166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
title |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
spellingShingle |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico Sargenti, Maria Gabriela Ferreira Jogos pedagógicos Alfabetização Aluno |
title_short |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
title_full |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
title_fullStr |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
title_full_unstemmed |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
title_sort |
A construção do processo de alfabetização através do lúdico |
author |
Sargenti, Maria Gabriela Ferreira |
author_facet |
Sargenti, Maria Gabriela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sargenti, Maria Gabriela Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Neusa Chaves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gonzales, Simone |
contributor_str_mv |
Batista, Neusa Chaves Gonzales, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos pedagógicos Alfabetização Aluno |
topic |
Jogos pedagógicos Alfabetização Aluno |
description |
O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142832 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993417 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142832 |
identifier_str_mv |
000993417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/1/000993417.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/2/000993417.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/3/000993417.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9842cd7b1fe1fbd4f9195f31b0b46f1 b5f02538a5b1a9122ef89d0b6c28b06b f8557d6e7e34d34b1541af5de6f2e7f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447175844331520 |