A construção do processo de alfabetização através do lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sargenti, Maria Gabriela Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142832
Resumo: O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade.
id UFRGS-2_6a9850b8352317ce60b001c7dbc846f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142832
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sargenti, Maria Gabriela FerreiraBatista, Neusa ChavesGonzales, Simone2016-06-21T02:10:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/142832000993417O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade.application/pdfporJogos pedagógicosAlfabetizaçãoAlunoA construção do processo de alfabetização através do lúdicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993417.pdf000993417.pdfTexto completoapplication/pdf158693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/1/000993417.pdfd9842cd7b1fe1fbd4f9195f31b0b46f1MD51TEXT000993417.pdf.txt000993417.pdf.txtExtracted Texttext/plain58698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/2/000993417.pdf.txtb5f02538a5b1a9122ef89d0b6c28b06bMD52THUMBNAIL000993417.pdf.jpg000993417.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/3/000993417.pdf.jpgf8557d6e7e34d34b1541af5de6f2e7f4MD5310183/1428322018-10-26 10:02:19.166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do processo de alfabetização através do lúdico
title A construção do processo de alfabetização através do lúdico
spellingShingle A construção do processo de alfabetização através do lúdico
Sargenti, Maria Gabriela Ferreira
Jogos pedagógicos
Alfabetização
Aluno
title_short A construção do processo de alfabetização através do lúdico
title_full A construção do processo de alfabetização através do lúdico
title_fullStr A construção do processo de alfabetização através do lúdico
title_full_unstemmed A construção do processo de alfabetização através do lúdico
title_sort A construção do processo de alfabetização através do lúdico
author Sargenti, Maria Gabriela Ferreira
author_facet Sargenti, Maria Gabriela Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sargenti, Maria Gabriela Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gonzales, Simone
contributor_str_mv Batista, Neusa Chaves
Gonzales, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Alfabetização
Aluno
topic Jogos pedagógicos
Alfabetização
Aluno
description O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino. O trabalho inicia com a conceituação de ludicidade e sua aplicação no universo escolar – processo ensino e aprendizagem, escola e sala de aula. Discorre então sobre a caracterização do local onde o estudo de caso foi realizado e das propostas que foram desenvolvidas durante ele, privilegiando o lúdico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes abordagens. Para elucidar essas questões buscou apoio especialmente nos referenciais teóricos de Esther Pillar Grossi, Kátia Smole, Jean Piaget, Janet Moyles e Vigotsky. Após a análise dos resultados observou que o processo de alfabetização foi facilitado através da ludicidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142832
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993417
url http://hdl.handle.net/10183/142832
identifier_str_mv 000993417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/1/000993417.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/2/000993417.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142832/3/000993417.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9842cd7b1fe1fbd4f9195f31b0b46f1
b5f02538a5b1a9122ef89d0b6c28b06b
f8557d6e7e34d34b1541af5de6f2e7f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447175844331520