Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265709 |
Resumo: | O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta. |
id |
UFRGS-2_6ac3318912507433448939a80f3d386b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265709 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Richter, Sandra Regina SimonisLino, Dulcimarta LemosCardoso, Bianca de Oliveira2023-10-05T03:35:00Z20231807-1112http://hdl.handle.net/10183/265709001176309O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta.The essay brings together music, philosophy and pedagogy in times of a pandemic to affirm poetic listening as a power for the production of meanings based on the meeting of the research groups Escuta Poética and Estudos Poéticos: Educação e Linguagem with Brazilian music and Basic Education. The virtual encounters were woven by conversation as a thought experience that emerged in the methodological path of poetic listening between academics, teachers and researchers in the virtual room. The pandemic distance allowed for the approximation and strengthening of the groups study times, marked by the composition of narratives produced playfully in resonance with the indigenous-luso-african imaginary in public school. In this intertwining process of perceptions and sensibilities, different territories and languages emerge with vital force by favoring possibilities of resounding life in times of disenchantment. A time of invitation to listen as an opening to the plural singularity of composing poetics as music in performance: Rasante and Pandemia knocks on the door.application/pdfporPrâksis. Novo Hamburgo, RS. Vol. 20, n.2 (jul./dez. 2023), p. 178-197Educação básicaMúsicaMusic in basic educationPoetic listeningBrasilian musicPublic schoolEscuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversaçãoPoetical listening in basic education : sound territories in conservationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176309.pdf.txt001176309.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/2/001176309.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001176309.pdfTexto completoapplication/pdf4548026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/1/001176309.pdf3f94fd1fe77191f22a82e42c747ad665MD5110183/2657092023-10-06 03:42:18.729086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:42:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Poetical listening in basic education : sound territories in conservation |
title |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
spellingShingle |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação Richter, Sandra Regina Simonis Educação básica Música Music in basic education Poetic listening Brasilian music Public school |
title_short |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
title_full |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
title_fullStr |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
title_full_unstemmed |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
title_sort |
Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação |
author |
Richter, Sandra Regina Simonis |
author_facet |
Richter, Sandra Regina Simonis Lino, Dulcimarta Lemos Cardoso, Bianca de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lino, Dulcimarta Lemos Cardoso, Bianca de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richter, Sandra Regina Simonis Lino, Dulcimarta Lemos Cardoso, Bianca de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Música |
topic |
Educação básica Música Music in basic education Poetic listening Brasilian music Public school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music in basic education Poetic listening Brasilian music Public school |
description |
O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-05T03:35:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265709 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1112 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001176309 |
identifier_str_mv |
1807-1112 001176309 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Prâksis. Novo Hamburgo, RS. Vol. 20, n.2 (jul./dez. 2023), p. 178-197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/2/001176309.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/1/001176309.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 3f94fd1fe77191f22a82e42c747ad665 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225100564889600 |