Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter, Sandra Regina Simonis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lino, Dulcimarta Lemos, Cardoso, Bianca de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265709
Resumo: O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta.
id UFRGS-2_6ac3318912507433448939a80f3d386b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265709
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Richter, Sandra Regina SimonisLino, Dulcimarta LemosCardoso, Bianca de Oliveira2023-10-05T03:35:00Z20231807-1112http://hdl.handle.net/10183/265709001176309O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta.The essay brings together music, philosophy and pedagogy in times of a pandemic to affirm poetic listening as a power for the production of meanings based on the meeting of the research groups Escuta Poética and Estudos Poéticos: Educação e Linguagem with Brazilian music and Basic Education. The virtual encounters were woven by conversation as a thought experience that emerged in the methodological path of poetic listening between academics, teachers and researchers in the virtual room. The pandemic distance allowed for the approximation and strengthening of the groups study times, marked by the composition of narratives produced playfully in resonance with the indigenous-luso-african imaginary in public school. In this intertwining process of perceptions and sensibilities, different territories and languages emerge with vital force by favoring possibilities of resounding life in times of disenchantment. A time of invitation to listen as an opening to the plural singularity of composing poetics as music in performance: Rasante and Pandemia knocks on the door.application/pdfporPrâksis. Novo Hamburgo, RS. Vol. 20, n.2 (jul./dez. 2023), p. 178-197Educação básicaMúsicaMusic in basic educationPoetic listeningBrasilian musicPublic schoolEscuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversaçãoPoetical listening in basic education : sound territories in conservationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176309.pdf.txt001176309.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/2/001176309.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001176309.pdfTexto completoapplication/pdf4548026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/1/001176309.pdf3f94fd1fe77191f22a82e42c747ad665MD5110183/2657092023-10-06 03:42:18.729086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:42:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Poetical listening in basic education : sound territories in conservation
title Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
spellingShingle Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
Richter, Sandra Regina Simonis
Educação básica
Música
Music in basic education
Poetic listening
Brasilian music
Public school
title_short Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
title_full Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
title_fullStr Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
title_full_unstemmed Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
title_sort Escuta poética na educação básica : territórios sonoros em conversação
author Richter, Sandra Regina Simonis
author_facet Richter, Sandra Regina Simonis
Lino, Dulcimarta Lemos
Cardoso, Bianca de Oliveira
author_role author
author2 Lino, Dulcimarta Lemos
Cardoso, Bianca de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter, Sandra Regina Simonis
Lino, Dulcimarta Lemos
Cardoso, Bianca de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Música
topic Educação básica
Música
Music in basic education
Poetic listening
Brasilian music
Public school
dc.subject.eng.fl_str_mv Music in basic education
Poetic listening
Brasilian music
Public school
description O ensaio aproxima música, filosofia e pedagogia em tempos de pandemia para afirmar a escuta poética como potência de produção de sentidos a partir do encontro dos grupos de pesquisa Escuta Poética e Estudos Poéticos: Educação e Linguagem com a música brasileira e a Educação Básica. Os encontros virtuais foram tecidos pela conversação como experiência de pensamento que emergiu no percurso metodológico da escuta poética entre acadêmicos, docentes e pesquisadores na sala virtual. O distanciamento pandêmico permitiu a aproximação e o fortalecimento dos tempos de estudo dos grupos, marcados pela composição de narrativas produzidas ludicamente em ressonância com o imaginário indígena-luso-africano na escola pública. Nesse processo de entrecruzamento de percepções e sensibilidades, distintos territórios e linguagens emergem com força vital ao favorecerem possibilidades de ressoar a vida em tempos de desencanto. Um tempo de convite à escuta como abertura à singularidade plural de compor poéticas como música em performance: Rasante e Pandemia bate à porta.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T03:35:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265709
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1112
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001176309
identifier_str_mv 1807-1112
001176309
url http://hdl.handle.net/10183/265709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Prâksis. Novo Hamburgo, RS. Vol. 20, n.2 (jul./dez. 2023), p. 178-197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/2/001176309.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265709/1/001176309.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
3f94fd1fe77191f22a82e42c747ad665
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100564889600