Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa de Araújo Godois
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274275
Resumo: A pesquisa vigente aborda as transformações da maternidade e seus significados, contemplando as influências sociais, econômicas e culturais que deslocaram o conceito. A investigação tem como objeto principal a campanha de dia das mães das Lojas Renner de 2023, com foco na análise do material lançado via blog pela marca, "O Antimanual da Maternidade Renner". Em específico, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como a campanha, focando no Antimanual, representa a maternidade. Buscando identificar as possibilidades de representações que desconstroem ou não as hegemonias, verificando se há ampliação das noções de maternidade nos relatos compartilhados no Antimanual. Para dar seguimento na pesquisa, a metodologia utilizada para dar contextualização sobre a campanha foi a de análise documental. Para a análise do Antimanual e verificação das representações da maternidade, a análise de conteúdo - segundo Bardin (1977) - foi aplicada. Com a aplicação da estratégia, foi possível categorizar os relatos retirados do material das Lojas Renner, as categorias auxiliam na leitura e investigação dos sentidos que são evocados, são elas: Transgressão; Amor Próprio; Trabalho Fora de Casa; Força Materna e A gravidez. Por fim, a análise identifica conteúdos que conseguem expandir a lógica tradicional da maternidade, dando destaque para a categoria de Transgressão, onde o conceito do Antimanual é mostrado de forma mais evidente. As demais categorias possuem ligação aos conceitos de gêneros, expandindo os valores atrelados às mulheres. Ainda assim, a pesquisa mostra que há menor profundidade em elementos que abordam questões sobre identidade étnico-racial, sexualidade e identidade de gênero, sendo essas alternativas de expansão ao considerar uma publicidade mais voltada para a diversidade.
id UFRGS-2_6b78a5cc94d7ec7743224b39e21119a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274275
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Larissa de Araújo GodoisRodrigues, André Iribure2024-03-27T06:38:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/274275001199091A pesquisa vigente aborda as transformações da maternidade e seus significados, contemplando as influências sociais, econômicas e culturais que deslocaram o conceito. A investigação tem como objeto principal a campanha de dia das mães das Lojas Renner de 2023, com foco na análise do material lançado via blog pela marca, "O Antimanual da Maternidade Renner". Em específico, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como a campanha, focando no Antimanual, representa a maternidade. Buscando identificar as possibilidades de representações que desconstroem ou não as hegemonias, verificando se há ampliação das noções de maternidade nos relatos compartilhados no Antimanual. Para dar seguimento na pesquisa, a metodologia utilizada para dar contextualização sobre a campanha foi a de análise documental. Para a análise do Antimanual e verificação das representações da maternidade, a análise de conteúdo - segundo Bardin (1977) - foi aplicada. Com a aplicação da estratégia, foi possível categorizar os relatos retirados do material das Lojas Renner, as categorias auxiliam na leitura e investigação dos sentidos que são evocados, são elas: Transgressão; Amor Próprio; Trabalho Fora de Casa; Força Materna e A gravidez. Por fim, a análise identifica conteúdos que conseguem expandir a lógica tradicional da maternidade, dando destaque para a categoria de Transgressão, onde o conceito do Antimanual é mostrado de forma mais evidente. As demais categorias possuem ligação aos conceitos de gêneros, expandindo os valores atrelados às mulheres. Ainda assim, a pesquisa mostra que há menor profundidade em elementos que abordam questões sobre identidade étnico-racial, sexualidade e identidade de gênero, sendo essas alternativas de expansão ao considerar uma publicidade mais voltada para a diversidade.The current research addresses the transformations of motherhood and its meanings, contemplating the social, economic and cultural influences that have displaced the concept. The main object of the investigation is Lojas Renner's 2023 Mother's Day campaign, focusing on the analysis of the material released via blog by the brand, "O Antimanual da Maternidade Renner". The general objective of the research was to analyze how the campaign, focusing on the Antimanual, represents motherhood. Seeking to identify the possibilities of representations that deconstruct hegemonies or not, checking whether there is an expansion of notions of motherhood in the stories shared in the Antimanual. To continue the research, the methodology used to contextualize the campaign was document analysis. To analyze the Antimanual and verify the representations of motherhood, content analysis - according to Bardin (1977) - was applied. With the application of the strategy, it was possible to categorize the stories taken from the Lojas Renner material. The categories help in reading and investigating the meanings that are evoked, they are: Transgression; Self love; Work Outside the Home; Maternal Strength and Pregnancy. Finally, the analysis identifies content that manages to expand the traditional logic of motherhood, highlighting the Transgression category, where the concept of Antimanual is shown more clearly. The other categories are linked to gender concepts, expanding the values linked to women. Even so, the research shows that there is less depth in elements that address issues about ethnic-racial identity, sexuality and gender identity, these being alternatives for expansion when considering advertising more focused on diversity.application/pdfporCampanha publicitária : CríticaMaternidadeMaternityCampaignLojas RennerGenderRepresentationPor um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Rennerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199091.pdf.txt001199091.pdf.txtExtracted Texttext/plain226063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274275/2/001199091.pdf.txt3e491602c6a247f7e3eb5ab4ae713f5cMD52ORIGINAL001199091.pdfTexto completoapplication/pdf1084046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274275/1/001199091.pdff6649f413794d4b50403b74b2dac34ceMD5110183/2742752024-05-26 06:38:52.589401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
title Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
spellingShingle Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
Santos, Larissa de Araújo Godois
Campanha publicitária : Crítica
Maternidade
Maternity
Campaign
Lojas Renner
Gender
Representation
title_short Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
title_full Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
title_fullStr Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
title_full_unstemmed Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
title_sort Por um maternar sem regras, apenas cumplicidade : uma análise da representação da maternidade na campanha de dia das mães de 2023 das Lojas Renner
author Santos, Larissa de Araújo Godois
author_facet Santos, Larissa de Araújo Godois
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Larissa de Araújo Godois
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária : Crítica
Maternidade
topic Campanha publicitária : Crítica
Maternidade
Maternity
Campaign
Lojas Renner
Gender
Representation
dc.subject.eng.fl_str_mv Maternity
Campaign
Lojas Renner
Gender
Representation
description A pesquisa vigente aborda as transformações da maternidade e seus significados, contemplando as influências sociais, econômicas e culturais que deslocaram o conceito. A investigação tem como objeto principal a campanha de dia das mães das Lojas Renner de 2023, com foco na análise do material lançado via blog pela marca, "O Antimanual da Maternidade Renner". Em específico, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como a campanha, focando no Antimanual, representa a maternidade. Buscando identificar as possibilidades de representações que desconstroem ou não as hegemonias, verificando se há ampliação das noções de maternidade nos relatos compartilhados no Antimanual. Para dar seguimento na pesquisa, a metodologia utilizada para dar contextualização sobre a campanha foi a de análise documental. Para a análise do Antimanual e verificação das representações da maternidade, a análise de conteúdo - segundo Bardin (1977) - foi aplicada. Com a aplicação da estratégia, foi possível categorizar os relatos retirados do material das Lojas Renner, as categorias auxiliam na leitura e investigação dos sentidos que são evocados, são elas: Transgressão; Amor Próprio; Trabalho Fora de Casa; Força Materna e A gravidez. Por fim, a análise identifica conteúdos que conseguem expandir a lógica tradicional da maternidade, dando destaque para a categoria de Transgressão, onde o conceito do Antimanual é mostrado de forma mais evidente. As demais categorias possuem ligação aos conceitos de gêneros, expandindo os valores atrelados às mulheres. Ainda assim, a pesquisa mostra que há menor profundidade em elementos que abordam questões sobre identidade étnico-racial, sexualidade e identidade de gênero, sendo essas alternativas de expansão ao considerar uma publicidade mais voltada para a diversidade.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:38:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274275
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199091
url http://hdl.handle.net/10183/274275
identifier_str_mv 001199091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274275/2/001199091.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274275/1/001199091.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e491602c6a247f7e3eb5ab4ae713f5c
f6649f413794d4b50403b74b2dac34ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447364513562624