Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249952 |
Resumo: | As evoluções dos estudos acerca da propaganda e relações públicas desde seus surgimentos proporcionaram, a estas duas áreas da comunicação, teorias nas quais apresentam processos definidos com funções específicas na execução de suas atividades. Nas agências de propaganda, o processo é refletido na existência de diferentes cargos e funções exercidas por profissionais cujas tarefas são coordenadas pelo atendimento. Este também tem a incumbência de estabelecer a relação da agência com seus clientes. O objetivo deste trabalho é verificar se o profissional de relações públicas é capacitado para atuar no setor de atendimento. Através de levantamento bibliográfico são comparados os processos das duas áreas em questão, a fim de verificar similaridades. Pesquisa realizada com profissionais de atendimento graduados em relações públicas traz para análise conteúdo dados relevantes da prática para se estabelecer problematização com a teoria. Comprovou-se que as atividades de atendimento são, em sua maioria, similares às de relações públicas e, por isso, o mercado publicitário constitui-se nicho de atuação destes profissionais. |
id |
UFRGS-2_6ce1b769192d437725731ee586fd1ef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249952 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Enéias BrumGerzson, Vera Regina Serezer2022-10-18T04:49:20Z2008http://hdl.handle.net/10183/249952000669906As evoluções dos estudos acerca da propaganda e relações públicas desde seus surgimentos proporcionaram, a estas duas áreas da comunicação, teorias nas quais apresentam processos definidos com funções específicas na execução de suas atividades. Nas agências de propaganda, o processo é refletido na existência de diferentes cargos e funções exercidas por profissionais cujas tarefas são coordenadas pelo atendimento. Este também tem a incumbência de estabelecer a relação da agência com seus clientes. O objetivo deste trabalho é verificar se o profissional de relações públicas é capacitado para atuar no setor de atendimento. Através de levantamento bibliográfico são comparados os processos das duas áreas em questão, a fim de verificar similaridades. Pesquisa realizada com profissionais de atendimento graduados em relações públicas traz para análise conteúdo dados relevantes da prática para se estabelecer problematização com a teoria. Comprovou-se que as atividades de atendimento são, em sua maioria, similares às de relações públicas e, por isso, o mercado publicitário constitui-se nicho de atuação destes profissionais.The studies about propaganda and public relations developments provided to both knowledge areas, theories in which have defined processes with specific functions in carrying out their activities. In advertising agencies, the process is reflected in the existence of different roles and functions performed by professionals whose tasks are coordinated by the acount manager. This also has the task of establishing the agency's relationship with its customers. The objective of this work is to verify that the professional public relations is able to act in the sector of acount management. Through bibliographic research compare both areas processes concerned to verify similarities. Research conducted with acount managers graduates in public relations brings to analysis relevant data to establish problematization between practice and theory. It was proved that the acount management activities are, most part, similar to public relations and, hence, the advertising market is expertise nest of these professionals.application/pdfporRelações públicasAgência de propagandaPublic relationsAdvertisingProcessAgencieCostumerAcount managementAtendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000669906.pdf.txt000669906.pdf.txtExtracted Texttext/plain138836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249952/2/000669906.pdf.txt578be3ca882e40df1eccd77d8ab14ed3MD52ORIGINAL000669906.pdfTexto completoapplication/pdf249262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249952/1/000669906.pdf973bf2e920f7e3f177a641ef2f872bf4MD5110183/2499522022-10-19 04:47:50.320578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249952Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-19T07:47:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
title |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
spellingShingle |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda Dias, Enéias Brum Relações públicas Agência de propaganda Public relations Advertising Process Agencie Costumer Acount management |
title_short |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
title_full |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
title_fullStr |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
title_full_unstemmed |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
title_sort |
Atendimento : breve análise sobre convergências entre relações públicas e propaganda |
author |
Dias, Enéias Brum |
author_facet |
Dias, Enéias Brum |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Enéias Brum |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gerzson, Vera Regina Serezer |
contributor_str_mv |
Gerzson, Vera Regina Serezer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Agência de propaganda |
topic |
Relações públicas Agência de propaganda Public relations Advertising Process Agencie Costumer Acount management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public relations Advertising Process Agencie Costumer Acount management |
description |
As evoluções dos estudos acerca da propaganda e relações públicas desde seus surgimentos proporcionaram, a estas duas áreas da comunicação, teorias nas quais apresentam processos definidos com funções específicas na execução de suas atividades. Nas agências de propaganda, o processo é refletido na existência de diferentes cargos e funções exercidas por profissionais cujas tarefas são coordenadas pelo atendimento. Este também tem a incumbência de estabelecer a relação da agência com seus clientes. O objetivo deste trabalho é verificar se o profissional de relações públicas é capacitado para atuar no setor de atendimento. Através de levantamento bibliográfico são comparados os processos das duas áreas em questão, a fim de verificar similaridades. Pesquisa realizada com profissionais de atendimento graduados em relações públicas traz para análise conteúdo dados relevantes da prática para se estabelecer problematização com a teoria. Comprovou-se que as atividades de atendimento são, em sua maioria, similares às de relações públicas e, por isso, o mercado publicitário constitui-se nicho de atuação destes profissionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T04:49:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249952 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000669906 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249952 |
identifier_str_mv |
000669906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249952/2/000669906.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249952/1/000669906.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
578be3ca882e40df1eccd77d8ab14ed3 973bf2e920f7e3f177a641ef2f872bf4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224642342420480 |