Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153365 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas. |
id |
UFRGS-2_6cedb56f8e5e2ac1024fff9435e7e35e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153365 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Aline Grance deSalgado, Tania Denise Miskinis2017-03-18T02:23:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/153365001013473O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas.The present work aims to present a different contextualization to the contents of organic chemistry by means of a thematic workshop with the aim of contributing to motivate students and encourage them to participate actively in class, increase attendance rate and retain them in school. The work was applied in a state public school in a night class where the teachers' concern with these students was very great. A qualitative Investigation-Action research methodology was used. The instruments used in this research were the author's field diary and the works developed during the workshop by the students. Finally, it was noticed that the students' choice of theme, cosmetics, helped the class to create interest in the content of Chemistry and thus increased their attendance in class.application/pdfporOficinas temáticasCosméticosQuímica orgânicaThematic workshopContextualizationCosmeticsOrganic functionsOficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2016Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013473.pdf001013473.pdfTexto completoapplication/pdf768828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/1/001013473.pdf56fe45e554aefd89307fa22f2860182fMD51TEXT001013473.pdf.txt001013473.pdf.txtExtracted Texttext/plain50513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/2/001013473.pdf.txteb3d0373d74ba4fd3c58e03a6c0df911MD52THUMBNAIL001013473.pdf.jpg001013473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/3/001013473.pdf.jpgcf793c251f7f1c7591d9fac006349b34MD5310183/1533652018-10-22 08:23:14.465oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
title |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
spellingShingle |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações Oliveira, Aline Grance de Oficinas temáticas Cosméticos Química orgânica Thematic workshop Contextualization Cosmetics Organic functions |
title_short |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
title_full |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
title_fullStr |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
title_full_unstemmed |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
title_sort |
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações |
author |
Oliveira, Aline Grance de |
author_facet |
Oliveira, Aline Grance de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Aline Grance de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficinas temáticas Cosméticos Química orgânica |
topic |
Oficinas temáticas Cosméticos Química orgânica Thematic workshop Contextualization Cosmetics Organic functions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thematic workshop Contextualization Cosmetics Organic functions |
description |
O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas, aumentar a taxa de presença e retê-los na escola. O trabalho foi aplicado em uma escola pública estadual em uma turma noturna onde a preocupação dos professores com esses alunos era muito grande. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do período de duração da oficina pelos alunos. Finalmente, percebeu-se que a escolha do tema, cosméticos, pelos estudantes contribuiu para que a turma criasse interesse pelo conteúdo de Química e assim aumentasse sua frequência nas aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-18T02:23:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153365 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013473 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153365 |
identifier_str_mv |
001013473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/1/001013473.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/2/001013473.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153365/3/001013473.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56fe45e554aefd89307fa22f2860182f eb3d0373d74ba4fd3c58e03a6c0df911 cf793c251f7f1c7591d9fac006349b34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447190211919872 |