Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Greice Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200600
Resumo: O trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para as práticas pedagógicas dos professores de uma escola pública do município de Charqueadas/RS. A partir de relatos dos professores, indicando as utilizações das mídias digitais, foi possível elucidar potencialidades e dificuldades no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Visto a dificuldade de alguns professores em utilizarem novas tecnologias em sua prática docente, foi interessante entender suas particularidades, suas dúvidas e sugerir ideias de ferramentas de fácil utilização em seu dia a dia. Essa pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo possível elencar não só a quantidade de profissionais que usam as TIC em sua prática pedagógica, mas também de que forma as utilizam. O público-alvo foi professores da Educação Básica de escola municipal da cidade de Charqueadas, RS. Para essa pesquisa foi usado um formulário do “Google Forms” com questões pertinentes à relação dos professores de escola pública do município com a utilização das TIC em sala de aula, levando em consideração os tipos de mídias utilizadas, pontos positivos e negativos, além das dificuldades ou facilidades que os professores possuíam ao utilizarem essas ferramentas. Os resultados apontaram que 25% dos entrevistados demonstraram como dificuldade no uso das TIC o seu pouco conhecimento sobre o tema, impossibilitando sua utilização. Por outro lado, 50% dos professores indicaram que a falta de equipamentos nas escolas impossibilita o uso das TIC em sua prática docente. O estudo colaborou para o entendimento das dificuldades e possibilidades que os professores entrevistados possuíam no uso das TIC, podendo servir de indicativo para escolha de mídias digitais como ferramentas pedagógicas aplicadas na prática docente dos envolvidos.
id UFRGS-2_6cffbb8a6b268b40d03f64a532ee210b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200600
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schulz, Greice SilveiraMachado, Letícia Sophia Rocha2019-10-12T03:53:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/200600001103265O trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para as práticas pedagógicas dos professores de uma escola pública do município de Charqueadas/RS. A partir de relatos dos professores, indicando as utilizações das mídias digitais, foi possível elucidar potencialidades e dificuldades no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Visto a dificuldade de alguns professores em utilizarem novas tecnologias em sua prática docente, foi interessante entender suas particularidades, suas dúvidas e sugerir ideias de ferramentas de fácil utilização em seu dia a dia. Essa pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo possível elencar não só a quantidade de profissionais que usam as TIC em sua prática pedagógica, mas também de que forma as utilizam. O público-alvo foi professores da Educação Básica de escola municipal da cidade de Charqueadas, RS. Para essa pesquisa foi usado um formulário do “Google Forms” com questões pertinentes à relação dos professores de escola pública do município com a utilização das TIC em sala de aula, levando em consideração os tipos de mídias utilizadas, pontos positivos e negativos, além das dificuldades ou facilidades que os professores possuíam ao utilizarem essas ferramentas. Os resultados apontaram que 25% dos entrevistados demonstraram como dificuldade no uso das TIC o seu pouco conhecimento sobre o tema, impossibilitando sua utilização. Por outro lado, 50% dos professores indicaram que a falta de equipamentos nas escolas impossibilita o uso das TIC em sua prática docente. O estudo colaborou para o entendimento das dificuldades e possibilidades que os professores entrevistados possuíam no uso das TIC, podendo servir de indicativo para escolha de mídias digitais como ferramentas pedagógicas aplicadas na prática docente dos envolvidos.The objective of this work was to identify possible contributions of Information and Communication Technologies for teachers pedagogical practices at a public school in Charqueadas/RS. Teachers’ reports indicate their difficulties in using the digital media, this theme, was chosen to elucidate which potentialities of using Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom. By the difficulty of some teachers in using new technologies in their teaching practice, it was interesting to understand their particularities, their doubts and suggest practical tools in their daily life. This research shows qualitative results as it allows to list not only the quantity of professionals who use ICT in their pedagogical practice, but also how they use it. The audience was teachers of basic education of municipal school in Charqueadas, RS. “Google Forms” was used for this research with relevant issues to the relationship of teachers at a public school in town with the use of ICT in the classroom, taking into consideration the types of media used, strengths, weaknesses and difficulties or facilities that teachers have using them. The results showed that 25% of them had little knowledge about the topic, as difficulty in the use of ICT, on the other hand, 50% of the total indicates that the lack of equipments in schools make the use of ICT impossible in their teaching practice. The study collaborated to understand the difficulties and possibilities that interviewed teachers had to use ICT, it could also show the choice of digital media as pedagogical tools applied in their teaching practice.application/pdfporFormação de professoresTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Information and Communication TechnologiesTeachersTrainingTecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)Information and communication technologies : utilization by teachers of a school of the Charqueadas (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103265.pdf.txt001103265.pdf.txtExtracted Texttext/plain63785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200600/2/001103265.pdf.txt81c429ea91bd4d4cc7ef4cd3f3755c9dMD52ORIGINAL001103265.pdfTexto completoapplication/pdf628795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200600/1/001103265.pdf3ecb118fe694a7abdc9e436d55347cefMD5110183/2006002024-01-27 06:01:08.929955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200600Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Information and communication technologies : utilization by teachers of a school of the Charqueadas (RS)
title Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
Schulz, Greice Silveira
Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Information and Communication Technologies
Teachers
Training
title_short Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
title_full Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
title_fullStr Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
title_full_unstemmed Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
title_sort Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
author Schulz, Greice Silveira
author_facet Schulz, Greice Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Greice Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
contributor_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Information and Communication Technologies
Teachers
Training
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and Communication Technologies
Teachers
Training
description O trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para as práticas pedagógicas dos professores de uma escola pública do município de Charqueadas/RS. A partir de relatos dos professores, indicando as utilizações das mídias digitais, foi possível elucidar potencialidades e dificuldades no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Visto a dificuldade de alguns professores em utilizarem novas tecnologias em sua prática docente, foi interessante entender suas particularidades, suas dúvidas e sugerir ideias de ferramentas de fácil utilização em seu dia a dia. Essa pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo possível elencar não só a quantidade de profissionais que usam as TIC em sua prática pedagógica, mas também de que forma as utilizam. O público-alvo foi professores da Educação Básica de escola municipal da cidade de Charqueadas, RS. Para essa pesquisa foi usado um formulário do “Google Forms” com questões pertinentes à relação dos professores de escola pública do município com a utilização das TIC em sala de aula, levando em consideração os tipos de mídias utilizadas, pontos positivos e negativos, além das dificuldades ou facilidades que os professores possuíam ao utilizarem essas ferramentas. Os resultados apontaram que 25% dos entrevistados demonstraram como dificuldade no uso das TIC o seu pouco conhecimento sobre o tema, impossibilitando sua utilização. Por outro lado, 50% dos professores indicaram que a falta de equipamentos nas escolas impossibilita o uso das TIC em sua prática docente. O estudo colaborou para o entendimento das dificuldades e possibilidades que os professores entrevistados possuíam no uso das TIC, podendo servir de indicativo para escolha de mídias digitais como ferramentas pedagógicas aplicadas na prática docente dos envolvidos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103265
url http://hdl.handle.net/10183/200600
identifier_str_mv 001103265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200600/2/001103265.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200600/1/001103265.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81c429ea91bd4d4cc7ef4cd3f3755c9d
3ecb118fe694a7abdc9e436d55347cef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585094365184