Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270982 |
Resumo: | A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar este processo é crescente, visto que, também pode contribuir substancialmente em aspectos importantes, como na concepção de materiais didáticos mais significativos e na adequação de procedimentos pedagógicos. Este trabalho propõe a utilização de mapas conceituais com o objetivo de categorizar resultados de aprendizagem em Química. Um estudo piloto foi conduzido com a participação de quatro estudantes do ensino médio. Na tentativa de evidenciar a incidência de padrões condizentes à aprendizagem profunda, superficial e não-aprendizagem, consideraram-se mapas conceituais produzidos antes e depois de uma intervenção didática. Os resultados mostraram o potencial do método para categorizar resultados de aprendizagem em Química, por meio da análise de pares de mapas conceituais, empregando padrões fundamentados por critérios específicos. |
id |
UFRGS-2_6d2a5161d99b600adc97e5a0c6f37c07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270982 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mazzuco, Alex Eder da RochaKrassmann, Aliane LoureiroReategui, Eliseo BerniGomes, Raquel Salcedo2024-01-13T03:42:26Z20232346-4712http://hdl.handle.net/10183/270982001189193A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar este processo é crescente, visto que, também pode contribuir substancialmente em aspectos importantes, como na concepção de materiais didáticos mais significativos e na adequação de procedimentos pedagógicos. Este trabalho propõe a utilização de mapas conceituais com o objetivo de categorizar resultados de aprendizagem em Química. Um estudo piloto foi conduzido com a participação de quatro estudantes do ensino médio. Na tentativa de evidenciar a incidência de padrões condizentes à aprendizagem profunda, superficial e não-aprendizagem, consideraram-se mapas conceituais produzidos antes e depois de uma intervenção didática. Os resultados mostraram o potencial do método para categorizar resultados de aprendizagem em Química, por meio da análise de pares de mapas conceituais, empregando padrões fundamentados por critérios específicos.The field of Chemistry is characterized by its abstract and conceptual essence, making it difficult to objectively identify learning results. The interest in investigations related to the use of different techniques to support this process is growing, since it can also contribute substantially to important aspects, such as the design of more effective teaching material and the alignment of pedagogical procedures. This paper proposes the use of concept maps for categorizing learning outcomes in Chemistry. A pilot study was conducted with the participation of four high school students. Concept maps produced before and after a pedagogical intervention were used in an attempt to identify patterns consistent with deep, superficial and non-learning categories. Results demonstrated the potential of concept maps to evaluate learning outcomes in Chemistry, employing standards based on specific criteria.La disciplina Química se caracteriza por su esencia abstracta y conceptual, lo que dificulta la identificación objetiva de los resultados del aprendizaje. El interés por las investigaciones relacionadas con el uso de técnicas para apoyar este proceso es creciente, ya que también puede contribuir sustancialmente en aspectos importantes, como en el diseño de materiales didácticos más significativos y en la adecuación de procedimientos pedagógicos. Este trabajo propone el uso de mapas conceptuales para categorizar los resultados del aprendizaje en Química. Se realizó un estudio piloto con la participación de cuatro estudiantes de secundaria. En un intento por mostrar la incidencia de patrones consistentes con el aprendizaje profundo, superficial y no aprendizaje, se consideraron mapas conceptuales producidos antes y después de una intervención didáctica. Los resultados mostraron el potencial del método para categorizar los resultados del aprendizaje en Química, a través del análisis de pares de mapas conceptuales, por medio de patrones basados en criterios específicos.application/pdfporGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 389-404.AprendizagemQuímica : EnsinoMapa conceitualLearning standardsChemistry teachingConceptual mapsLearning outcomesPatrones de aprendizajeEnseñanza de la químicaMapas conceptualesResultados del aprendizajeCategorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituaisCategorizing learning outcomes in chemistry with the use of conceptual maps Categorización de resultados de aprendizaje en química mediante el uso de mapas conceptuales Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189193.pdf.txt001189193.pdf.txtExtracted Texttext/plain58918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/2/001189193.pdf.txt1253e7501c6112e8c646d7f6690fbb90MD52ORIGINAL001189193.pdfTexto completoapplication/pdf1121498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/1/001189193.pdfae3a8288b518341940fec031daaba07fMD5110183/2709822024-01-14 04:24:25.99582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Categorizing learning outcomes in chemistry with the use of conceptual maps |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Categorización de resultados de aprendizaje en química mediante el uso de mapas conceptuales |
title |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
spellingShingle |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais Mazzuco, Alex Eder da Rocha Aprendizagem Química : Ensino Mapa conceitual Learning standards Chemistry teaching Conceptual maps Learning outcomes Patrones de aprendizaje Enseñanza de la química Mapas conceptuales Resultados del aprendizaje |
title_short |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
title_full |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
title_fullStr |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
title_sort |
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais |
author |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha |
author_facet |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha Krassmann, Aliane Loureiro Reategui, Eliseo Berni Gomes, Raquel Salcedo |
author_role |
author |
author2 |
Krassmann, Aliane Loureiro Reategui, Eliseo Berni Gomes, Raquel Salcedo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzuco, Alex Eder da Rocha Krassmann, Aliane Loureiro Reategui, Eliseo Berni Gomes, Raquel Salcedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Química : Ensino Mapa conceitual |
topic |
Aprendizagem Química : Ensino Mapa conceitual Learning standards Chemistry teaching Conceptual maps Learning outcomes Patrones de aprendizaje Enseñanza de la química Mapas conceptuales Resultados del aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning standards Chemistry teaching Conceptual maps Learning outcomes |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Patrones de aprendizaje Enseñanza de la química Mapas conceptuales Resultados del aprendizaje |
description |
A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar este processo é crescente, visto que, também pode contribuir substancialmente em aspectos importantes, como na concepção de materiais didáticos mais significativos e na adequação de procedimentos pedagógicos. Este trabalho propõe a utilização de mapas conceituais com o objetivo de categorizar resultados de aprendizagem em Química. Um estudo piloto foi conduzido com a participação de quatro estudantes do ensino médio. Na tentativa de evidenciar a incidência de padrões condizentes à aprendizagem profunda, superficial e não-aprendizagem, consideraram-se mapas conceituais produzidos antes e depois de uma intervenção didática. Os resultados mostraram o potencial do método para categorizar resultados de aprendizagem em Química, por meio da análise de pares de mapas conceituais, empregando padrões fundamentados por critérios específicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-13T03:42:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270982 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2346-4712 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189193 |
identifier_str_mv |
2346-4712 001189193 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 389-404. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/2/001189193.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/1/001189193.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1253e7501c6112e8c646d7f6690fbb90 ae3a8288b518341940fec031daaba07f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225109588934656 |