Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Krassmann, Aliane Loureiro, Reategui, Eliseo Berni, Gomes, Raquel Salcedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270982
Resumo: A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar este processo é crescente, visto que, também pode contribuir substancialmente em aspectos importantes, como na concepção de materiais didáticos mais significativos e na adequação de procedimentos pedagógicos. Este trabalho propõe a utilização de mapas conceituais com o objetivo de categorizar resultados de aprendizagem em Química. Um estudo piloto foi conduzido com a participação de quatro estudantes do ensino médio. Na tentativa de evidenciar a incidência de padrões condizentes à aprendizagem profunda, superficial e não-aprendizagem, consideraram-se mapas conceituais produzidos antes e depois de uma intervenção didática. Os resultados mostraram o potencial do método para categorizar resultados de aprendizagem em Química, por meio da análise de pares de mapas conceituais, empregando padrões fundamentados por critérios específicos.
id UFRGS-2_6d2a5161d99b600adc97e5a0c6f37c07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270982
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazzuco, Alex Eder da RochaKrassmann, Aliane LoureiroReategui, Eliseo BerniGomes, Raquel Salcedo2024-01-13T03:42:26Z20232346-4712http://hdl.handle.net/10183/270982001189193A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar este processo é crescente, visto que, também pode contribuir substancialmente em aspectos importantes, como na concepção de materiais didáticos mais significativos e na adequação de procedimentos pedagógicos. Este trabalho propõe a utilização de mapas conceituais com o objetivo de categorizar resultados de aprendizagem em Química. Um estudo piloto foi conduzido com a participação de quatro estudantes do ensino médio. Na tentativa de evidenciar a incidência de padrões condizentes à aprendizagem profunda, superficial e não-aprendizagem, consideraram-se mapas conceituais produzidos antes e depois de uma intervenção didática. Os resultados mostraram o potencial do método para categorizar resultados de aprendizagem em Química, por meio da análise de pares de mapas conceituais, empregando padrões fundamentados por critérios específicos.The field of Chemistry is characterized by its abstract and conceptual essence, making it difficult to objectively identify learning results. The interest in investigations related to the use of different techniques to support this process is growing, since it can also contribute substantially to important aspects, such as the design of more effective teaching material and the alignment of pedagogical procedures. This paper proposes the use of concept maps for categorizing learning outcomes in Chemistry. A pilot study was conducted with the participation of four high school students. Concept maps produced before and after a pedagogical intervention were used in an attempt to identify patterns consistent with deep, superficial and non-learning categories. Results demonstrated the potential of concept maps to evaluate learning outcomes in Chemistry, employing standards based on specific criteria.La disciplina Química se caracteriza por su esencia abstracta y conceptual, lo que dificulta la identificación objetiva de los resultados del aprendizaje. El interés por las investigaciones relacionadas con el uso de técnicas para apoyar este proceso es creciente, ya que también puede contribuir sustancialmente en aspectos importantes, como en el diseño de materiales didácticos más significativos y en la adecuación de procedimientos pedagógicos. Este trabajo propone el uso de mapas conceptuales para categorizar los resultados del aprendizaje en Química. Se realizó un estudio piloto con la participación de cuatro estudiantes de secundaria. En un intento por mostrar la incidencia de patrones consistentes con el aprendizaje profundo, superficial y no aprendizaje, se consideraron mapas conceptuales producidos antes y después de una intervención didáctica. Los resultados mostraron el potencial del método para categorizar los resultados del aprendizaje en Química, a través del análisis de pares de mapas conceptuales, por medio de patrones basados en criterios específicos.application/pdfporGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 389-404.AprendizagemQuímica : EnsinoMapa conceitualLearning standardsChemistry teachingConceptual mapsLearning outcomesPatrones de aprendizajeEnseñanza de la químicaMapas conceptualesResultados del aprendizajeCategorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituaisCategorizing learning outcomes in chemistry with the use of conceptual maps Categorización de resultados de aprendizaje en química mediante el uso de mapas conceptuales Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189193.pdf.txt001189193.pdf.txtExtracted Texttext/plain58918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/2/001189193.pdf.txt1253e7501c6112e8c646d7f6690fbb90MD52ORIGINAL001189193.pdfTexto completoapplication/pdf1121498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/1/001189193.pdfae3a8288b518341940fec031daaba07fMD5110183/2709822024-01-14 04:24:25.99582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Categorizing learning outcomes in chemistry with the use of conceptual maps
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Categorización de resultados de aprendizaje en química mediante el uso de mapas conceptuales
title Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
spellingShingle Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Aprendizagem
Química : Ensino
Mapa conceitual
Learning standards
Chemistry teaching
Conceptual maps
Learning outcomes
Patrones de aprendizaje
Enseñanza de la química
Mapas conceptuales
Resultados del aprendizaje
title_short Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
title_full Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
title_fullStr Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
title_full_unstemmed Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
title_sort Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
author Mazzuco, Alex Eder da Rocha
author_facet Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Krassmann, Aliane Loureiro
Reategui, Eliseo Berni
Gomes, Raquel Salcedo
author_role author
author2 Krassmann, Aliane Loureiro
Reategui, Eliseo Berni
Gomes, Raquel Salcedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Krassmann, Aliane Loureiro
Reategui, Eliseo Berni
Gomes, Raquel Salcedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Química : Ensino
Mapa conceitual
topic Aprendizagem
Química : Ensino
Mapa conceitual
Learning standards
Chemistry teaching
Conceptual maps
Learning outcomes
Patrones de aprendizaje
Enseñanza de la química
Mapas conceptuales
Resultados del aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning standards
Chemistry teaching
Conceptual maps
Learning outcomes
dc.subject.spa.fl_str_mv Patrones de aprendizaje
Enseñanza de la química
Mapas conceptuales
Resultados del aprendizaje
description A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar este processo é crescente, visto que, também pode contribuir substancialmente em aspectos importantes, como na concepção de materiais didáticos mais significativos e na adequação de procedimentos pedagógicos. Este trabalho propõe a utilização de mapas conceituais com o objetivo de categorizar resultados de aprendizagem em Química. Um estudo piloto foi conduzido com a participação de quatro estudantes do ensino médio. Na tentativa de evidenciar a incidência de padrões condizentes à aprendizagem profunda, superficial e não-aprendizagem, consideraram-se mapas conceituais produzidos antes e depois de uma intervenção didática. Os resultados mostraram o potencial do método para categorizar resultados de aprendizagem em Química, por meio da análise de pares de mapas conceituais, empregando padrões fundamentados por critérios específicos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-13T03:42:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270982
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2346-4712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189193
identifier_str_mv 2346-4712
001189193
url http://hdl.handle.net/10183/270982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 389-404.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/2/001189193.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270982/1/001189193.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1253e7501c6112e8c646d7f6690fbb90
ae3a8288b518341940fec031daaba07f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109588934656