Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212617 |
Resumo: | O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse segmento, a bibliografia sugere o engajamento dos diversos atores locais por meio de processos de cocriação. Por essa perspectiva, o presente artigo busca identificar a participação de designers em processos colaborativos associados ao place branding. Trata-se de um estudo realizado por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática (rbs), que toma como base a produção científica desenvolvida, nacional e internacionalmente, no período entre 2000 e 2020. O resultado apresenta sete artigos que tratam de aspectos ligados à participação dos designers nesses processos e comprovam a escassez de estudos que consideram a percepção dos designers em processos de cocriação associados ao place branding. |
id |
UFRGS-2_6dfaa3c0a7dadf58874f6d7410df72e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212617 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Denise Lopes daSilva, Tania Luisa Koltermann daSilva, Regio Pierre daScherer, Fabiano de VargasPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2020-08-05T03:38:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/212617001116583O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse segmento, a bibliografia sugere o engajamento dos diversos atores locais por meio de processos de cocriação. Por essa perspectiva, o presente artigo busca identificar a participação de designers em processos colaborativos associados ao place branding. Trata-se de um estudo realizado por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática (rbs), que toma como base a produção científica desenvolvida, nacional e internacionalmente, no período entre 2000 e 2020. O resultado apresenta sete artigos que tratam de aspectos ligados à participação dos designers nesses processos e comprovam a escassez de estudos que consideram a percepção dos designers em processos de cocriação associados ao place branding.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 733-750DesignCocriaçãoDesignerDesigners em experiências de cocriação associadas ao place brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116583.pdf.txt001116583.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/2/001116583.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116583.pdfCapítulo 40application/pdf2777240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/1/001116583.pdfa5c1a490d0a52dcdb3a151326e1982b1MD5110183/2126172020-08-06 03:36:27.328741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
title |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
spellingShingle |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding Silva, Denise Lopes da Design Cocriação Designer |
title_short |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
title_full |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
title_fullStr |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
title_full_unstemmed |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
title_sort |
Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding |
author |
Silva, Denise Lopes da |
author_facet |
Silva, Denise Lopes da Silva, Tania Luisa Koltermann da Silva, Regio Pierre da Scherer, Fabiano de Vargas Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Tania Luisa Koltermann da Silva, Regio Pierre da Scherer, Fabiano de Vargas Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Lopes da Silva, Tania Luisa Koltermann da Silva, Regio Pierre da Scherer, Fabiano de Vargas Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Cocriação Designer |
topic |
Design Cocriação Designer |
description |
O place branding consiste em uma área de atuação do design que tem como foco a diferenciação, por meio da identificação de potenciais competitivos, de lugares – países, cidades ou bairros. Para processos bem sucedidos nesse segmento, a bibliografia sugere o engajamento dos diversos atores locais por meio de processos de cocriação. Por essa perspectiva, o presente artigo busca identificar a participação de designers em processos colaborativos associados ao place branding. Trata-se de um estudo realizado por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática (rbs), que toma como base a produção científica desenvolvida, nacional e internacionalmente, no período entre 2000 e 2020. O resultado apresenta sete artigos que tratam de aspectos ligados à participação dos designers nesses processos e comprovam a escassez de estudos que consideram a percepção dos designers em processos de cocriação associados ao place branding. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-05T03:38:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212617 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116583 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212617 |
identifier_str_mv |
001116583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 733-750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/2/001116583.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212617/1/001116583.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a5c1a490d0a52dcdb3a151326e1982b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224996567121920 |