Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71897 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo principal refletirmos sobre a relação entre professores e alunos na Educação de Jovens e Adultos. Ele foi realizado a partir do estágio curricular ocorrido entre os meses de abril e julho de 2010, em uma turma de Jovens e Adultos, de uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Neste trabalho, pretendo mostrar a importância do relacionamento afetivo em sala de aula. Através da parte teórica, especialmente nas teorias de Vygotsky e Wallon, percebemos a importância do meio no desenvolvimento dos sujeitos, como a afetividade está presente nas relações, e tem influência direta na auto-estima e na aprendizagem dos alunos. Com as práticas em sala de aula e pesquisa com os alunos da EJA apresentadas aqui, observamos que um bom relacionamento no ambiente escolar, onde os sentimentos como respeito, carinho, amizade estejam presentes, trará aos sujeitos maiores oportunidades de desenvolvimento, pois nos seres humanos a razão e a emoção caminham lado a lado, e a aprendizagem acontece mais facilmente em um ambiente agradável, onde as relações são harmoniosas e afetivas. |
id |
UFRGS-2_6e96007fcddb809faaa1ca68ec67e13f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71897 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michels, Silvana Beatriz CiprianoSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/71897000880216Esse trabalho tem como objetivo principal refletirmos sobre a relação entre professores e alunos na Educação de Jovens e Adultos. Ele foi realizado a partir do estágio curricular ocorrido entre os meses de abril e julho de 2010, em uma turma de Jovens e Adultos, de uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Neste trabalho, pretendo mostrar a importância do relacionamento afetivo em sala de aula. Através da parte teórica, especialmente nas teorias de Vygotsky e Wallon, percebemos a importância do meio no desenvolvimento dos sujeitos, como a afetividade está presente nas relações, e tem influência direta na auto-estima e na aprendizagem dos alunos. Com as práticas em sala de aula e pesquisa com os alunos da EJA apresentadas aqui, observamos que um bom relacionamento no ambiente escolar, onde os sentimentos como respeito, carinho, amizade estejam presentes, trará aos sujeitos maiores oportunidades de desenvolvimento, pois nos seres humanos a razão e a emoção caminham lado a lado, e a aprendizagem acontece mais facilmente em um ambiente agradável, onde as relações são harmoniosas e afetivas.application/pdfporEducação de jovens e adultosRelação professor-alunoAfetividadeRelação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880216.pdf000880216.pdfTexto completoapplication/pdf295955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/1/000880216.pdfb11719f2a3d5bdb05a8b542c189eba27MD51TEXT000880216.pdf.txt000880216.pdf.txtExtracted Texttext/plain64389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/2/000880216.pdf.txt776ab2d575ebabeea6da7b2d85539218MD52THUMBNAIL000880216.pdf.jpg000880216.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/3/000880216.pdf.jpge3520d98f4bc883c705854313dcf0808MD5310183/718972018-10-17 07:58:38.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
title |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
spellingShingle |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar Michels, Silvana Beatriz Cipriano Educação de jovens e adultos Relação professor-aluno Afetividade |
title_short |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
title_full |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
title_fullStr |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
title_sort |
Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar |
author |
Michels, Silvana Beatriz Cipriano |
author_facet |
Michels, Silvana Beatriz Cipriano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michels, Silvana Beatriz Cipriano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
contributor_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Relação professor-aluno Afetividade |
topic |
Educação de jovens e adultos Relação professor-aluno Afetividade |
description |
Esse trabalho tem como objetivo principal refletirmos sobre a relação entre professores e alunos na Educação de Jovens e Adultos. Ele foi realizado a partir do estágio curricular ocorrido entre os meses de abril e julho de 2010, em uma turma de Jovens e Adultos, de uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Neste trabalho, pretendo mostrar a importância do relacionamento afetivo em sala de aula. Através da parte teórica, especialmente nas teorias de Vygotsky e Wallon, percebemos a importância do meio no desenvolvimento dos sujeitos, como a afetividade está presente nas relações, e tem influência direta na auto-estima e na aprendizagem dos alunos. Com as práticas em sala de aula e pesquisa com os alunos da EJA apresentadas aqui, observamos que um bom relacionamento no ambiente escolar, onde os sentimentos como respeito, carinho, amizade estejam presentes, trará aos sujeitos maiores oportunidades de desenvolvimento, pois nos seres humanos a razão e a emoção caminham lado a lado, e a aprendizagem acontece mais facilmente em um ambiente agradável, onde as relações são harmoniosas e afetivas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71897 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880216 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71897 |
identifier_str_mv |
000880216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/1/000880216.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/2/000880216.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/3/000880216.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b11719f2a3d5bdb05a8b542c189eba27 776ab2d575ebabeea6da7b2d85539218 e3520d98f4bc883c705854313dcf0808 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107572596736 |