Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Silvana Beatriz Cipriano
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71897
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal refletirmos sobre a relação entre professores e alunos na Educação de Jovens e Adultos. Ele foi realizado a partir do estágio curricular ocorrido entre os meses de abril e julho de 2010, em uma turma de Jovens e Adultos, de uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Neste trabalho, pretendo mostrar a importância do relacionamento afetivo em sala de aula. Através da parte teórica, especialmente nas teorias de Vygotsky e Wallon, percebemos a importância do meio no desenvolvimento dos sujeitos, como a afetividade está presente nas relações, e tem influência direta na auto-estima e na aprendizagem dos alunos. Com as práticas em sala de aula e pesquisa com os alunos da EJA apresentadas aqui, observamos que um bom relacionamento no ambiente escolar, onde os sentimentos como respeito, carinho, amizade estejam presentes, trará aos sujeitos maiores oportunidades de desenvolvimento, pois nos seres humanos a razão e a emoção caminham lado a lado, e a aprendizagem acontece mais facilmente em um ambiente agradável, onde as relações são harmoniosas e afetivas.
id UFRGS-2_6e96007fcddb809faaa1ca68ec67e13f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71897
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Michels, Silvana Beatriz CiprianoSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/71897000880216Esse trabalho tem como objetivo principal refletirmos sobre a relação entre professores e alunos na Educação de Jovens e Adultos. Ele foi realizado a partir do estágio curricular ocorrido entre os meses de abril e julho de 2010, em uma turma de Jovens e Adultos, de uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Neste trabalho, pretendo mostrar a importância do relacionamento afetivo em sala de aula. Através da parte teórica, especialmente nas teorias de Vygotsky e Wallon, percebemos a importância do meio no desenvolvimento dos sujeitos, como a afetividade está presente nas relações, e tem influência direta na auto-estima e na aprendizagem dos alunos. Com as práticas em sala de aula e pesquisa com os alunos da EJA apresentadas aqui, observamos que um bom relacionamento no ambiente escolar, onde os sentimentos como respeito, carinho, amizade estejam presentes, trará aos sujeitos maiores oportunidades de desenvolvimento, pois nos seres humanos a razão e a emoção caminham lado a lado, e a aprendizagem acontece mais facilmente em um ambiente agradável, onde as relações são harmoniosas e afetivas.application/pdfporEducação de jovens e adultosRelação professor-alunoAfetividadeRelação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880216.pdf000880216.pdfTexto completoapplication/pdf295955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/1/000880216.pdfb11719f2a3d5bdb05a8b542c189eba27MD51TEXT000880216.pdf.txt000880216.pdf.txtExtracted Texttext/plain64389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/2/000880216.pdf.txt776ab2d575ebabeea6da7b2d85539218MD52THUMBNAIL000880216.pdf.jpg000880216.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/3/000880216.pdf.jpge3520d98f4bc883c705854313dcf0808MD5310183/718972018-10-17 07:58:38.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
title Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
spellingShingle Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
Michels, Silvana Beatriz Cipriano
Educação de jovens e adultos
Relação professor-aluno
Afetividade
title_short Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
title_full Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
title_fullStr Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
title_full_unstemmed Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
title_sort Relação professor/aluno : a importância da afetividade no ambiente escolar
author Michels, Silvana Beatriz Cipriano
author_facet Michels, Silvana Beatriz Cipriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michels, Silvana Beatriz Cipriano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
contributor_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Relação professor-aluno
Afetividade
topic Educação de jovens e adultos
Relação professor-aluno
Afetividade
description Esse trabalho tem como objetivo principal refletirmos sobre a relação entre professores e alunos na Educação de Jovens e Adultos. Ele foi realizado a partir do estágio curricular ocorrido entre os meses de abril e julho de 2010, em uma turma de Jovens e Adultos, de uma escola municipal de São Leopoldo – RS. Neste trabalho, pretendo mostrar a importância do relacionamento afetivo em sala de aula. Através da parte teórica, especialmente nas teorias de Vygotsky e Wallon, percebemos a importância do meio no desenvolvimento dos sujeitos, como a afetividade está presente nas relações, e tem influência direta na auto-estima e na aprendizagem dos alunos. Com as práticas em sala de aula e pesquisa com os alunos da EJA apresentadas aqui, observamos que um bom relacionamento no ambiente escolar, onde os sentimentos como respeito, carinho, amizade estejam presentes, trará aos sujeitos maiores oportunidades de desenvolvimento, pois nos seres humanos a razão e a emoção caminham lado a lado, e a aprendizagem acontece mais facilmente em um ambiente agradável, onde as relações são harmoniosas e afetivas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71897
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880216
url http://hdl.handle.net/10183/71897
identifier_str_mv 000880216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/1/000880216.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/2/000880216.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71897/3/000880216.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b11719f2a3d5bdb05a8b542c189eba27
776ab2d575ebabeea6da7b2d85539218
e3520d98f4bc883c705854313dcf0808
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107572596736