Números racionais em especial frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31573 |
Resumo: | O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático. |
id |
UFRGS-2_6f530368497d86d0acdf204854148593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31573 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paim, Luciane ConceiçãoNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/31573000783448O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático.The paper presents some activities that explore the concept of Rational Numbers in particular fractions. It was developed in a public school in the city of Novo Hamburgo in a class of fifth grade. Initially, I used a video to educate their friends and explore what they had knowledge about the subject. The content has been formalized by two other proposed activities in which I use as a teaching resource to date - show guide for use with bottle caps to the concept of fractions. Subsequently, we build graphs with the activities of your day - to - day in the last 24 hours. The conclusion of this work was very satisfactory since the reaction of students in relation to the proposed activities, which totally escaped the traditional blackboards and textbooks.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaNumeros racionaisRational numbersFractions in particularVideos with fractionsNúmeros racionais em especial fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783448.pdf000783448.pdfTexto completoapplication/pdf2911370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/1/000783448.pdfcf545fca64dce8102133d38cd6f88fb7MD51TEXT000783448.pdf.txt000783448.pdf.txtExtracted Texttext/plain33021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/2/000783448.pdf.txta0f2b3bdf5ea4243f54c6ab4981c9b89MD52THUMBNAIL000783448.pdf.jpg000783448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/3/000783448.pdf.jpga0eff28b5351fe885cc193e0e3799c0aMD5310183/315732018-10-22 09:14:57.994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Números racionais em especial frações |
title |
Números racionais em especial frações |
spellingShingle |
Números racionais em especial frações Paim, Luciane Conceição Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Numeros racionais Rational numbers Fractions in particular Videos with fractions |
title_short |
Números racionais em especial frações |
title_full |
Números racionais em especial frações |
title_fullStr |
Números racionais em especial frações |
title_full_unstemmed |
Números racionais em especial frações |
title_sort |
Números racionais em especial frações |
author |
Paim, Luciane Conceição |
author_facet |
Paim, Luciane Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Luciane Conceição |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Numeros racionais |
topic |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Numeros racionais Rational numbers Fractions in particular Videos with fractions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rational numbers Fractions in particular Videos with fractions |
description |
O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31573 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783448 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31573 |
identifier_str_mv |
000783448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/1/000783448.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/2/000783448.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/3/000783448.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf545fca64dce8102133d38cd6f88fb7 a0f2b3bdf5ea4243f54c6ab4981c9b89 a0eff28b5351fe885cc193e0e3799c0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447061918646272 |